TÍTULO: APLICAÇÃO DA QUÍMICA NAS PROFISSÕES SOBRE A ÓPTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Aguilar, M.S. (UNESA/FAETEC) ; Queiroz, J. (FAETEC/SEEDUC)
RESUMO: A química ensinada no Ensino Médio é enxergada pelo aluno como uma disciplina sem
conexão com a sua realidade. A maioria dos discentes não é capaz de ligar a
teoria dada na sala de aula com o seu cotidiano atual, nem imaginá-la, fazendo
parte de seu futuro profissional. Para minimizar esta desconexão, foi proposto
que os alunos realizassem pesquisas sobre profissões nas quais fosse necessário
um bom conhecimento de química e/ou profissões onde a química fosse utilizada
cotidianamente. Neste trabalho buscou-se o aluno conscientizar da importância de
aprender química e mostrar a sua presença em vários setores da sociedade.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Contextualização; Profissões
INTRODUÇÃO: Uma das maiores dificuldades no ensino da Química é unir os conhecimentos
adquiridos na escolar com mundo cotidiano dos alunos. Na maioria dos casos, a
falta deste vínculo é o principal responsável pela falta de interesse
apresentado pelos alunos e o distanciamento que se forma entre alunos e
professores (VALADARES, 2011). Para mudar este quadro que se apresenta na
atualidade, é necessário que os conteúdos de Química trabalhados na escola não
sejam apresentados como tendo um fim por si, ou apenas tendo como finalidade a
aprovação na escola, no ENEM ou mesmo em concursos. É fundamental que esses
conteúdos passem a ser “ferramentas socialmente relevantes e de situações do
mundo vivido” (MUENCHEN, 2007). Este modelo de ensino não colabora para a
formação de um indivíduo participativo em uma sociedade onde o conhecimento
científico e tecnológico se faz cada dia mais presente. De acordo com Santos
(SANTOS, 1997), “A presença de química no dia-a-dia das pessoas é mais do que
suficiente para justificar a necessidade de o cidadão ser informado sobre
Química”.
O objetivo deste trabalho foi mostrar aos estudantes a relação entre a Química e
o cotidiano através da apresentação da aplicação desta ciência nas mais diversas
profissões.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Superior de Educação (ISERJ), que
pertence a Fundação de Amparo a Escola Técnica (FAETEC), em três turmas da 3ª
série do ensino médio, por professores da equipe de química. Optou-se por
trabalhar com alunos da última série do ensino médio, pois estes estarão, na
maioria dos casos, realizando a escolha da profissão que irão seguir este ano,
ao se inscreverem em vestibulares ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Inicialmente foi explicado a cada turma que a pesquisa a ser feita por eles
deveria enfocar profissões onde a química estaria inserida no cotidiano do
profissional em questão. Em cada turma explicou-se que o objetivo da pesquisa
era demonstrar que, embora muitas vezes de forma subjetiva, a química está
presente em um grande número de profissões. Foi deixado claro que as profissões
óbvias como a Licenciatura e o Bacharelado em Química, a Química Industrial e a
Engenharia Química não poderiam ser utilizadas. Subsequentemente as turmas foram
divididas em grupos de no máximo três alunos, para que eles realizassem e
entregassem a pesquisa manuscrita, no prazo de um mês. Também foi pedido a cada
grupo, com o objetivo de envolver os alunos e tornar o trabalho lúdico, que um
componente do grupo se caracterizasse de acordo com a profissão escolhida como
tema do trabalho e que tirassem fotos deste aluno e que a mesma teria que estar,
obrigatoriamente, no corpo do trabalho a ser entregue.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente os alunos se mostraram confusos, não entendendo bem quais poderiam
ser as profissões utilizadas, o que demandou que novas explicações fossem dadas.
Depois de alguns encontros em sala de aula, onde as discussões foram
incentivadas, os alunos começaram a trazer algumas propostas de profissões, onde
algumas eram pertinentes e outras não. Pôde ser observado que ocorreu um grande
envolvimento por parte das três turmas, pois os alunos não só foram consultar
profissionais das mais diversas áreas, como também se esforçaram muito nas
caracterizações, ficando em alguns casos, depois do horário das aulas de
sábados, para pode realizar as fotos. As profissões citadas nos trabalhos foram:
medicina, perícia criminal, nutrição, engenharia de produção, engenharia civil,
engenharia de materiais, enfermagem, cabeleireiro (três vezes), farmácia (quatro
vezes), agronomia, biologia, oceanografia química, odontologia, esteticista e
bioquímico. Após o recebimento dos trabalhos, foram feitos comentários a cerca
das profissões citadas, e na grande maioria dos casos, a primeira observação
feita por parte dos alunos foi que os mesmos não imaginavam que a química
fizesse parte do cotidiano dessas profissões. Em alguns relatos foi interessante
observar que algumas profissões, como engenharia de materiais e oceanografia
química, também eram desconhecidas dos alunos. Outro lado importante de ser
observado foi que alguns alunos conseguiram estabelecer uma conexão entre alguns
temas abordados na disciplina, como soluções, funções orgânicas e inorgânicas e
também ligações químicas às profissões pesquisadas. A caracterizações feitas
pelos alunos para obter as fotos requeridas nos trabalhos, podem ser vistas nas
figuras a seguir.
Figura 1
Caracterização de perito criminal
Figura 2
Caracterizações de cabeleireiro e biólogo
CONCLUSÕES: Após a realização dos trabalhos, concluímos que o objetivo foi alcançado, pois
ocorreu um grande empenho e entusiasmo por parte dos alunos na execução do
trabalho, demonstrando que quando os mesmos deixam de ser espectadores, a
aprendizagem torna-se muito mais significativa. Com a contextualização do ensino
da química, tornou-se claro para os alunos a presença da química no cotidiano e a
importância do seu estudo.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VALADARES, E. C.: “Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade”, in: Química Nova na Escola, n.º 13, pp. 38-40, 2001.
MUENCHEN, C.; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Santa Catarina, v. 3, n. 7, 2007.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.