TÍTULO: Abordagem sobre equilíbrio químico apresentada em livros didáticos facilitando a compreensão de alunos do Ensino Médio.

AUTORES: Oliveira Miranda, M. (UFPI) ; Siqueira Neto, E. (UFPI)

RESUMO: Uma das dificuldades dos alunos do ensino médio sobre o assunto de solução tampão, não é resumidamente em termos matemáticos, e sim em termos químicos, pois os mesmos não correlacionam os princípios elementares de Química como, por exemplo, reações químicas, deslocamento de equilíbrio, principio básico matemático. Assim, dificultando essa associação de conceitos de equilíbrio e o do principio de Le Chatelier.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio; solução tampão; equilíbrio químico

INTRODUÇÃO: Atualmente, os livros didáticos de química do ensino médio têm apresentado o conceito de solução tampão inserido no contexto do equilíbrio químico. No entanto, um entendimento conceitual da capacidade tamponante não é alcançado plenamente, devido à ausência de uma associação com os conceitos de equilíbrio e do princípio de Le Chatelier. (Fiouricc, 2001). O conceito original de ação tamponante surgiu de estudos bioquímicos e da necessidade do controle do pH em diversos aspectos da pesquisa biológica, como por exemplo em estudos com enzimas que têm sua atividade catalítica muito sensível a variações de pH. Neste contexto os estudos com a enzima amilase, descobriram que uma solução de ácido fosfórico parcialmente neutralizado agia como uma “proteção contra mudanças abruptas na acidez e alcalinidade”(Fiouricc, 2001). Atualmente, o conceito de tampão é aplicado nas diversas áreas do conhecimento. Bioquímicos utilizam tampões devido às propriedades de qualquer sistema biológico ser dependente do pH; além disso, em química analítica e industrial, o controle adequado do pH pode ser essencial na determinação das extensões de reações de precipitação e de eletrodeposição de metais(Fiouricc, 2001). Segundo Teixeira (2006), as dificuldades dos alunos: alguns alunos (60%) afirmam que os assuntos “hidrólise de sais” e “solução tampão” foram os mais difíceis; outros (40%) apontaram “grau de ionização de ácidos e bases fracas”; seguido de “deslocamento de equilíbrio”, “equilíbrio iônico em solução aquosa”, “equilíbrio heterogêneo” e “produto de solubilidade”. Dos assuntos não estudados pelos alunos no Ensino Médio, os mais citados (44%) foram “hidrólise de sais” e “solução tampão”, seguidos de “equilíbrio heterogêneo” (33%).

MATERIAL E MÉTODOS: Para o procedimento deste trabalho foram analisados os principais livros didáticos de Química no ensino básico. Vários destes livros são apresentados em pesquisas na área de ensino de Química, sendo utilizados no Brasil. Os critérios utilizados foram: a) Contextualização e envolvimento; b) Conceito sobre solução tampão; c) Equações químicas para facilitar esta compreensão; d) Exercícios de fixação;

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira analise do livro A, observou-se primeiramente uma idéia de conceito sobre ácido fraco e base fraca, posteriormente representações de equações de forma bem vagas, e exercícios bem complexos, obedecendo aos critérios a, b, c e d. No livro B, o conteúdo é apresentado de uma forma bem resumida, relacionando conceitos anteriores como pH entre outros, e, no final da apresentação dicas de formas bem esquemáticas, porém não aborda o mecanismo de entendimento de solução tampão desobedecendo assim os critérios c e d. No livro C, existe uma apresentação com figuras, com todo o conteúdo que será apresentado e palavras chaves com uma contextualização, seguida posteriormente de equações e exercícios elementares e de fixação. Porém, o assunto relacionado a solução tampão não é apresentado.

Tabela 1: Principais livros utilizados no ensino médio.



CONCLUSÕES: Portanto as maiores barreiras encontradas nos livros de ensino médio sobre solução tampão têm que ser enfrentadas pelos professores dos períodos iniciais, sendo que uma das preocupações devem ser o favorecendo situações de ensino e aprendizagem em que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos, sua capacidade de raciocínio, e consolidar os conceitos elementares bem como a complexidade matemática que envolve desde as equações químicas até os princípios reacionais. Além disso, uma das formas de minimizar as dificuldades conceituais e maximizar as aprendizagens se constitui em dar oportunidades aos alunos de manifestarem os conhecimentos que trazem de suas vivências anteriores no intuito de planejar novas estratégias didáticas.

AGRADECIMENTOS: UFPI e CAPES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIOURICC, Antonio Rogério; GOMES, Márlon Hebert Flora Soares; BARBOSA, Éder Tadeu Cavalheiro. Conceito de solução tampão. 2001. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a04.pdf> Acesso em: Jun de 2012. TEIXEIRA, José Gonçalves Júnior; GHILSOLFI, Rejane Maria da Silva. Quais dificuldades os alunos dizem ter no tópico Equilíbrio Químico? 2006. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cd29ra/resumos/T1204-1.pdf> Acesso em: Jun de 2012.