TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICIPIO DE CAXIAS – MA.
AUTORES: Santos, R.T.F. (IFMA/UAB/DEAD – CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO/PO) ; Santos, M.O. (IFMA/UAB/DEAD – CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO/PO) ; Oliveira, M.M. (IFMA/UAB/DAQ – CAMPUS MONTE CASTELO)
RESUMO: A presente pesquisa objetiva observar os recursos didáticos utilizados na
disciplina de Química, bem como identificar os mais utilizados pelos professores
da área. A forma como os conteúdos de Química são repassados aos alunos acaba
fazendo com que os mesmos passem a visualizar os conteúdos da disciplina com
muitas dificuldades. O processo de coleta de dados se deu por aplicação de
questionários, acerca do uso de recursos didáticos, a professores da área.
Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo. A pesquisa foi realizada em 10
escolas públicas estaduais do município de Caxias, Maranhão. O mesmo nos
permitiu a investigação dos principais recursos didáticos utilizados nas aulas
de Químicas.
PALAVRAS CHAVES: Recursos didáticos; Química; Ensino
INTRODUÇÃO: Os recursos didáticos são considerados mediadores tanto no trabalho dos
educadores nos momentos em que expõem os conteúdos escolares, como nos trabalhos
de grupos dos alunos, momento em que realizam reflexões sobre o conteúdo escolar
abordado na aula. No ensino são necessárias aplicações de metodologias, e a
utilização de recursos audiovisuais é uma delas, se não houver recursos
didáticos, as aulas tornam-se rotineiras, acabando com os interesses dos alunos.
Um dos problemas dessa nova era digital dentro das escolas é a falta de
interesse dos próprios professores em relação aos novos recursos didáticos
(LIMA, 2010). Defendemos que esses tais desafios são agravados por deficiências
ocasionadas pela falta de recursos nas escolas e quando os possui se lida com a
falta de aplicabilidade pelo professor na sala de aula. O advento das novas
tecnologias e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras tem contribuído para
melhorar o processo ensino-aprendizagem de Química (MARTINEZ, 2004), uma vez que
a utilização de recursos didáticos é considerada veículo de estímulo ao
aprendizado do aluno em sala de aula. Com isso surge uma preocupação: Quais os
recursos metodológicos utilizados nas aulas de Química, nas escolas da rede
publica estadual do município de Caxias – MA. Onde esses recursos são mediadores
no trabalho dos educadores nos momentos em que expõem os conteúdos escolares. O
presente trabalho teve por objetivos observar os recursos didáticos utilizados
na disciplina de Química, bem como identificar os mais utilizados pelos
professores.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como público alvo professores de Química do ensino médio das
escolas públicas estaduais do município de Caxias-MA, com a concordância da
Unidade Regional de Educação de Caxias. Para a realização da pesquisa utilizamos
questionários, os professores responderam sobre o uso de recursos didáticos nas
aulas de química. As perguntas eram de caráter objetivo, sendo que os
professores, em algumas questões, poderiam marcar mais de uma opção. Na análise
dos resultados provenientes da coleta de dados, utilizamos o método de pesquisa
quantitativo. Todo o procedimento foi realizado com a autorização dos diretores
das escolas, e mantiveram se o anonimato dos entrevistados. A pesquisa foi
realizada nos meses de março e abril de 2012, o universo consistiu 10
professores de Química de dez escolas públicas mantidas pelo Governo Estadual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando indagados sobre o material de apoio didático usado em sala de aula
observou-se que livros (90%) e data show (60%) são os recursos mais utilizados.
Curiosamente, o uso do computador já parece estar assumindo um papel relevante
nas escolas públicas uma vez que 60% dos professores afirmaram utilizá-lo
durante as aulas, outro dado curioso é o fato de que o uso das transparências
perdeu sua relevância como recurso metodológico nas aulas de Química, onde
nenhum dos professores pesquisados afirmou utilizar o recurso, 40% disseram
utilizar vídeos na sala de aula. Apesar dos avanços tecnológicos e da enorme
variedade de materiais curriculares atualmente disponíveis no mercado, o livro
didático continua sendo o recurso mais utilizado dentro da sala de aula. Quando
questionados sobre a questão do livro didático adotado pela escola, cerca de 90%
dizem está satisfeito com o material. É através dele que o professor organiza,
desenvolve e avalia seu trabalho pedagógico de sala de aula. Ele somente não é
mais popular que o giz e o quadro-negro, o lápis e o caderno (FRACALANZA, 1986).
Quando questionados sobre incluir práticas em sala de aula, 80% dos professores
afirmaram que incluem experimentos em sala de aula, mas com a falta de
laboratório de Química/Ciências na escola dificulta ainda mais as práticas. O
desenvolvimento dessas atividades tem grande importância na aprendizagem do
aluno, uma vez que o mesmo estará interagindo diretamente com o professor, e
dependendo da situação, na condição onde vive. Sendo assim, o aluno sentirá uma
maior facilidade em entender o conteúdo proposto.
CONCLUSÕES: O estudo desenvolvido permitiu a investigação dos principais recursos didáticos
utilizados nas aulas de Químicas das escolas públicas estaduais do município de
Caxias-MA. Pôde-se perceber que a maioria dos docentes utiliza como principal
recurso, o livro didático. Percebeu-se que a maioria dos professores afirma
utilizar computadores e data show, sendo que estes surgiram em substituição ao uso
de transparências. Percebeu-se também que mesmo na ausência de laboratório de
Química, alguns professores realizam experimentos nas suas aulas práticas de
Química.
AGRADECIMENTOS: A Unidade Regional de Educação de Caxias ao professor Marcelo Oliveira pela
orientação e ao IFMA pelo apoio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRACALANZA, H. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986.
LIMA, Juliana Santos, et al. Utilização de recursos didáticos no ensino de biologia na escola estadual Dantas Barreto. X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX - UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro de 2010.
MARTINEZ, Jorge H. Gutiérrez. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias. São Paulo: Cortez, 2004.