TÍTULO: Química em quadrinhos: Inovações no ensino
AUTORES: Carvalhêdo, R.B. (UFPI) ; Sousa, P.A.A. (UFPI) ; Silva, C.F. (UFPI) ; Matos, J.M.E. (UFPI)
RESUMO: A inovação no ensino de química representa novo marco na reconstrução das
metodologias, revelando novas propostas para relação ensino-aprendizagem. Neste
contexto, o presente trabalho objetiva a compreensão dos assuntos ministrados no
1º ano do ensino médio através das ilustrações, demonstrando a capacidade de
interpretar e assimilar o conteúdo por meio dos quadrinhos. A avaliação realizou-
se através de interpretação dos alunos sobre os quadrinhos e avaliada por questões
de múltipla escolha. Os resultados obtidos demonstram perceptível interesse dos
alunos por novas ações metodológicas, a relação ensino-aprendizagem avaliada pelas
questões revelaram que é possível e interessante a inclusão de quadrinhos e
charges.
PALAVRAS CHAVES: Recontrução; Metologia; Ilustração
INTRODUÇÃO: A contextualização no ensino de química tem sido um desafio constante num modelo
de ensino-aprendizagem voltado para a formação do aluno. A utilização de novas
técnicas e metodologias, visando aproximar a química ao estudante, tem semeado
uma série de propostas didáticas, nas quais, vem sendo utilizadas com a intenção
de atrair a atenção dos alunos ao conteúdo ministrado nas salas de aulas
(Ferreira, et al., 2011). A idéia do ensino despertado pelo interesse do
estudante passou a ser um desafio à competência do docente. O interesse daquele
que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o
professor, o gerador de situações estimuladoras para a mesma. É nesse contexto
que o uso das charges ganha espaço como instrumento motivador para a
aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao
interesse do estudante aliando o conteúdo o humor à química (Cunha, 2012)(Scafi,
2010. Os objetivos é a avaliação da proposta de interação da química com os
quadrinhos, a possibilidade de implementar as aulas de química, fornecer aos
alunos conteúdo diferenciado como nova atividade metodológica.
MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados para a interpretação dos alunos foram quadrinhos e
charges retiradas da internet, no qual, destacam conteúdos do ensino médio (1º
ano) e, estes foram aplicados em escola particular de Teresina.
Após definição das ilustrações foi realizado um estudo sobre o conteúdo da mesma
a fim de determinar o grau de discussão e envolvimento para então desenvolver as
questões de múltipla escolha. As ilustrações escolhidas foram:
a) Reações Químicas
b) Eletronegatividade e eletroafinidade
c) Número de Avogadro
d) Os metais
e)Fenômenos Químicos
f)Ligações Químicas
g) Tabela periódica
h) Ligação Covalente
i) Interpretando o termo: Química
j) Resíduos: Química e Meio Ambiente
Foi realizado questionário para avaliar a capacidade de interpretação e
assimilação do conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada a pesquisa com os alunos, no qual, de principio revelaram
entusiasmo ao conhecer a maneira que seriam avaliados. Isso demonstra que os
alunos (estudantes) necessitam de novas metodologias para serem motivados,
revelarem interesse pela disciplina química.
A oportunidade de conciliar conteúdos de sala de aula com ilustrações (charges,
quadrinhos) é substancial, Feldman-Bianco e Leite (1998) discutem que a imagem,
seja ela eternizada em pintura, desenho ou fotografia, resultado da observação
do real ou do imaginário, visualizada manual ou eletronicamente, imóvel ou
vibrante, é indispensável em qualquer processo de ensino-aprendizagem (Ferreira,
et al., 2011)
Dessa forma, é importante oferecer aos estudantes novas metodologias, maneiras
de avaliar informam aos professores da possibilidade de reconstruir as ações
metodológicas e didáticas de ensino na relação ensino-aprendizagem.
Neste sentido, foram realizadas indagações a respeito de cada ilustração e
realizada uma media dos alunos que atenderam aos requisitos básicos do
questionário, bem como, e interpretação das respostas.
Compreendeu-se que a utilização das ilustrações como estratégia didática e
metodológica, mostrou-se bastante útil para favorecer o envolvimento dos alunos
ao longo do processo, gerando assim mais oportunidades de aprendizagem. Entende-
se que o seu caráter lúdico e interdisciplinar, associado ao fato de
proporcionar aos alunos um maior nível de autonomia que aquele verificado nas
aulas tradicionais de química, além de envolver a abordagem de questões ligadas
aos conceitos químicos, foi aspecto que contribuiu significativamente em sua
aceitação pelos alunos, com consequentes benefícios para a sua aprendizagem.
Ilustrações I - Reações, Eletroafinidade, Ligações, Numero de Avogadro
Ilustrações (charges, quadrinhos) utilizadas para
desenvolver o questionário
Ilustração II - Ligações, Meio Ambiente, Química, Combustão, Tabela Pe
Ilustrações (charges e quadrinhos)utilizados para
desenvolver o questionário
CONCLUSÕES: É importante fornecer subsídios para a melhor formação dos estudantes do ensino
médio, inovar é reconstruir, reescrever, possibilitar novas metodologias e
didáticas que favoreçam a relação ensino-aprendizagem. O uso das ilustrações
demonstrou ser ponto de discussão para valorizar a ciência química, a maioria dos
alunos avaliados (75%) responderam com acertos de 6 à 10 itens, demonstram que
medidas inovadoras despertam interesse dos estudantes, dessa maneira, a
aprendizagem tornasse algo mais interdisciplinar, incentivo a análise de situações
e a releitura das mesmas.
AGRADECIMENTOS: A Universidade Federal do Piauí
Ao Laboratório Interdisciplinar de Materiais Avançados
Ao Departamento de Química
Ao Colégio Teresina
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Cunha. M. B.; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola, vol. 34, n° 2, p. 92-98, 2012.
Ferreira. W. M.; Silva. A. C. T.; As fotonovelas no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, vol. 33, n° 1, 2011.
Scafi. S. H. F.; Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Revista Quimica Nova na Escola, vol. 32, n° 3, 2010.