TÍTULO: ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS
AUTORES: Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Raimundo de Moura Rosa, C. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Cícero de Sousa, L. (UFPI) ; Ivan da Silva, F. (UFPI)
RESUMO: O conteúdo Propriedades Coligativas tem sido abordado nos livros didáticos (LDs)
de forma bem superficial e resumida. Este trabalho enfatiza a importância da sua
abordagem no livro didático adotado em escolas públicas de Teresina e tem a
finalidade de identificar as falhas cometidas pelos autores dos LDs na abordagem
deste conteúdo.
PALAVRAS CHAVES: propriedades coligativas; ensino médio; livros didáticos
INTRODUÇÃO: Ao aceitar a docência da Química como missão profissional, o químico depara-se
com uma série de desafios. Para conseguir alcançar os objetivos, o professor
precisa encontrar aliados que o auxiliem no dia-a-dia. É neste contexto que
aparece o livro didático: uma tentativa de expor o conteúdo da forma mais
adequada ao público a que se destina. O Ministério da Educação também acredita
no livro didático como benefício para o processo de ensino-aprendizagem, o que
se confirma com a expansão contínua do Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD).
Surge, então, a necessidade de analisar os conteúdos dos livros didáticos, a fim
de escolher o material que constitua verdadeiramente um apoio para o ofício do
professor e que, cujo uso, de fato contribua para a construção do conhecimento
do aluno e do grupo. Visto que, o livro didático é um suporte didático
necessário ao professor e tal como deve ser escolhido de maneira consciente e
criteriosa, o que é reforçado devido à realidade de muitas escolas, nas quais
este é o único recurso disponível ao professor e aos alunos.
A qualidade e a eficiência do livro didático podem está representadas por
diferentes aspectos, e estes devem ser cuidadosamente analisados visto que o
livro é um suporte didático fundamental para professores e alunos. Portanto,
propõe-se analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Coligativas em livros
didáticos de Química do 2º ano do Ensino Médio que fazem parte do Programa
Nacional do Livro Didático.
MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro passo da pesquisa foi à realização de uma visita a Secretaria da
Educação e Cultura – SEDUC - especificamente na Gerência de Ensino Médio, a fim
de obter a relação das escolas públicas de Ensino Médio. Foi disponibilizado um
documento com a relação das escolas e seus respectivos endereços. No documento
as escolas apresentaram-se organizadas por Gerências Regionais de Educação (GRE)
como mostra a Tabela 1 abaixo:
Tabela 1 - Relação das GRE com seus Municípios de atuação e número de unidades
de ensino.
Gerências Regionais de Educação (GRE) Municípios Jurisdicionados Número
de Unidades de Ensino
4ª GRE Escolas das Regiões Centro e Norte de Teresina 53 unidades de Ensino
19ª GRE Escolas da Região Sul de Teresina 55 unidades de Ensino
20ª GRE Escolas da Região Nordeste de Teresina 33 unidades de Ensino
21ª GRE Escolas da Região Sudeste de Teresina 33 unidades de Ensino
4.2 VISITAS AS ESCOLAS
A partir das informações disponibilizadas pela SEDUC foram organizadas visitas
nas escolas de acordo com as Gerências Regionais de Educação.
Foram visitadas 26 escolas: 09 escolas da 4ª GRE, sendo 03 escolas da Região
Norte e 06 escolas da Região Centro, 06 escolas da 19ª GRE, 05 escolas da 20ª
GRE e 06 escolas da 21ª GRE. Tais visitas eram referentes à identificação do
livro didático adotado pelas escolas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Ministério da Educação disponibiliza um catálogo do PNLEM para as instituições
de ensino público de todo país, afim da seleção dos livros para posterior
distribuição gratuita. No catálogo do PNLEM de 2008 há seis livros de Química,
os quais na pesquisa em questão são identificados como livro didático (LD): LD-
A, LD-B, LD-C, LD-D, LD-E, LD–F. As visitas as 26 escolas públicas de Teresina
obtiveram como resultado a identificação de um livro didático: escolas no qual
18 escolas citaram LD-A.
5.1.2 LIVRO DIDÁTICO LD-A
A) Contextualização
No capítulo de propriedades coligativas, a contextualização é apresentada no
decorrer do conteúdo por meio de ilustrações associadas a pequenos comentários
ou por textos apresentados em seções como:
● A umidade do ar
● O caso do café requentado
● Pressão osmótica e os seres vivos
Essa contextualização é fundamental para que o aluno perceba que a Química
aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e
desenvolvimento.
B) Abordagem metodológica do conteúdo.
O capítulo de propriedades coligativas apresenta alguns erros conceituais como,
por exemplo, o conceito de propriedades coligativas e o conceito de ponto de
ebulição. Apresenta também a ausência de definições e/ou aprofundamentos
teóricos essenciais para a compreensão do tema abordado no capítulo. No entanto,
apresenta uma organização metodológica com uma sequência de conteúdos que
permite uma melhor aprendizagem sem forçar tanto a memorização do conteúdo.
Apresenta as informações explorando aspectos qualitativos que permitem ao aluno
reconhecer, no dia-a-dia, conhecimentos importantes.
Inicia o conteúdo com a evaporação dos líquidos puros onde discute a pressão
máxima de vapor de um líquido puro assim como fatores que influencia na mesma.
CONCLUSÕES: A preferência, utilização e avaliação do livro didático envolvem uma complexidade
de agentes e, principalmente, um objetivo de incalculável valor social: a melhoria
da qualidade do ensino. A seleção do livro didático a ser adotado na escola não é
uma tarefa fácil e devido à grande variedade de propostas presentes no mercado,
sua escolha deve ser feita pelo professor de forma criteriosa, considerando
diferentes aspectos relacionados à sua abordagem didática. Um auxiliador para tal
tarefa é a análise de critérios que relaciona os objetivos traçados pelo livro
didático.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Junior, W. E. F. Analogias em livros didáticos de química: um estudo das obras aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio 2007 . Ciências & Cognição 2009; Vol 14 (1): 121-143.2009