TÍTULO: PROJETO DE PESQUISA:LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO
AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Macêdo, S.D. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)
RESUMO: O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, que pretende discutir os conceitos
de Equilíbrio Químico no Ensino Médio. Propõe investigar através de um
questionário de sondagem as concepções dos alunos sobre o tema e suas principais
dificuldades, com o objetivo principal de perceber como os estudantes compreendem
o assunto citado e quais as metodologias adotadas pelos docentes para ministrar
suas aulas. Esta pesquisa será desenvolvida em 2 (duas) etapas, que está em
andamento, sendo que primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e em
seguida acontecerá outra etapa, com a seguinte atividade: Um questionário nas
turmas de 2º ano do Ensino Médio na Rede Estadual, na cidade de Picos-PI. O
conteúdo abordado é relevante, pois está presente no nosso cotidiano.
PALAVRAS CHAVES: aprendizagem; alunos; equilíbrio químico
INTRODUÇÃO: Os conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico têm sido apontados por muitos
autores e professores como um dos mais problemáticos para o ensino e a
aprendizagem (MACHADO; ARAGÃO, 1996). É de grande importância e utilidades para
o ensino, pois está relacionado a muitos outros temas como reação química,
reversibilidade, cinética e termodinâmica.
A definição de equilíbrio químico encontrado nos livros didáticos utilizados em
salas de aula do ensino médio enfatiza aspectos matemáticos das reações do que a
compreensão como elas estão ocorrendo, baseando em nosso cotidiano.
Segundo Ausubel (1983) a apreensão de um conceito traduz-se em forma de
objetos, eventos, situações ou propriedades que possuem atributos criteriais e
que são representados mediante algum símbolo ou signo, podendo também ser
entendidos como uma regularidade nos acontecimentos ou dos objetos representados
mediante termo.
Conforme aponta Novak (1998, p. 2 ):
Os conceitos são da perspectiva do indivíduo, as imagens mentais que nos remetem
às palavras ou signos com os quais expressamos regularidades Essas imagens
mentais possuem elementos comuns em todos os indivíduos e nuances pessoais, isto
é, os conceitos não são exatamente iguais, mesmo que usemos as mesmas palavras,
pois são idiossincráticos por natureza.
Na escola, o ensino dos conceitos de equilíbrio químico está limitado
apenas à disciplina de química. Autores citam em suas pesquisas como Machado e
Aragão (1996)que as concepções da maioria dos alunos sobre equilíbrio veem de
situações do cotidiano, como: Andar de bicicleta, observar uma balança e entre
outros exemplos.
MATERIAL E MÉTODOS: Os procedimentos metodológicos necessários à realização da pesquisa proposta
partem da abordagem qualitativa, permitindo conhecer o conceito de Equilíbrio
Químico, que é o objeto de estudo. Através de auxílio de fontes bibliográficas
que tratam do tema, na construção de conhecimentos para a investigação. Aponta
Gonsalves (2003 p.34-35):
Caracteriza-se a pesquisa bibliográfica pela identificação e análise dos dados
escritos em livros, artigos, revistas, dentre outros. Sua finalidade é colocar o
investigador em contato com o que já se produziu a respeito do seu tema de
pesquisa. Na pesquisa bibliográfica o pesquisador vai se deparar com dois tipos
de dados: aqueles que são encontrados em fontes de referência (dados
populacionais, econômicos, históricos etc.) e aqueles dados especializados em
cada área do saber, indispensáveis para o desenvolvimento da sua pesquisa.
A pesquisa bibliográfica foi à modalidade indicada para ser realizada, em razão
da necessidade de fontes. No primeiro momento realizamos este tipo de pesquisa,
e posteriormente será feito uma pesquisa empírica, através de uma coleta de
dados sobre o Conceito de Equilíbrio Químico no ensino médio e as suas
dificuldades de aprendizagem.
Depois coletaremos dados nas turmas de 2º do Ensino Médio da Rede Estadual. Que
serão coletados na forma de questionários de sondagem ( Questões abertas e
fechadas) e observações de aulas, verificando as metodologias adotados pelos os
professores. E em seguida, uma análise de alguns livros Didáticos de Ensino
médio para ter uma ideia como o conteúdo de Equilíbrio é abordado em cada livro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As dificuldades dos alunos na compreensão da química vêm sendo um dos assuntos
mais estudados, na tentativa de identificar os principais fatores, compreender
os problemas e a partir daí apresentar possíveis soluções para melhorar o
processo de aprendizagem, devido à insatisfação dos professores e
principalmente por parte dos alunos. No caso da Química, que se trata de
questões abstratas, torna-a uma disciplina de difícil ensino e aprendizagem
(Souza e Cardoso, 2008 ).
Há muitos textos e artigos publicados que discutem a dificuldade dos
professores em ensinar Equilíbrio Químico. Conforme Maia et al (2004, p.45)
Os estudantes lidam satisfatoriamente bem com problemas quantitativos de
equilíbrio, mas demonstram grandes dificuldades em analisar qualitativamente um
equilíbrio. Isto demonstra claramente que os estudantes acabam sendo “treinados”
a resolver problemas, mas não a entender o que está acontecendo.
Percebe-se que dependendo das metodologias de ensino utilizadas poderá
dificultar o processo de aprendizagem dos alunos, pois os conceitos e definições
são apenas citados sem indagações e questionamentos, não há contextualização,
tornando – se somente “ decoreba”. Para Mortimer, (2000,P. 59). “Aos alunos fica
a impressão de se tratar de uma ciência totalmente desvinculada da realidade,
que requer mais memória do que o estabelecimento de relações”. Quando os
conteúdos estão sendo transmitidos em sala de aula, somente de maneira isolada,
perde o seu verdadeiro sentido, que é a aprendizagem.
O maior desafio do professor no século atual é motivar seu aluno para a
aprendizagem, despertar o prazer e satisfação em estudar Química. Mostrar a
relevância e o potencial para sua vida na sociedade, em todos os aspectos:
pessoal, profissional e muitos outros.
CONCLUSÕES: As informações adquiridas nesse trabalho começaram de uma pesquisa bibliográfica,
que nos estudos futuros, continuaremos com a aplicação na prática do Questionário
e analisaremos os resultados desse objeto de estudo.
O papel do professor é essencial para uma boa aprendizagem e desperta interesse
nos alunos, contudo, o planejamento deve ser uma ferramenta útil a ser usado no
seu cotidiano.
E cada professor compreender que o planejamento é somente um passo de uma
caminhada longa. Como afirma Libâneo (1994, p.225): “O planejamento não assegura,
por si só, o andamento do processo de ensino”.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AUSUBEL, David P. Psicologia Educativa, um punto de vista cognoscitivo. México: Trillas. 1978.
COSTA, Gerusa e SOUZA Renata. Conceitos dos estudantes do ensino médio sobre equilíbrio químico: problemas e limitações.
Disponível em: www.edeq.furg.br/envios/25_07_2011_14_35_28.doc
Acesso em : 02/05/2012
GONSALVES, E.P. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 3.ed. Campinas: Alinea,2003.
JESUS, Tânia e ET AL. Introdução ao estudo de equilíbrios químicos por meio da execução de uma atividade experimental baseada na teoria eletrolítica de Arrhenius. Disponível em : http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%206/PDF/Microsoft%20Word%20-%20INTRODUcaO%20AO%20ESTUDO%20DE%20EQUILi%CDBRIOS%20QUiMICOS.pdf
Acesso em: 23/05/2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: Teoria e prática. 4. ed.Goiânia:Alternativa,2001.
MACHADO, Andréa e ARAGÃO Rosália. Como os estudantes concebem o estado de Equilíbrio Químico.
Disponível em : http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/aluno.pdf
Acesso em: 17/04/2012.
MATOS, Maurício dos Santos et al.Modelização do Conceito de Equilíbrio Químico a apartir da História da Ciência.
Disponível em:http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0873-1.pdf
Acesso em : 10/05/2012
OLIVEIRA, Ricardo L. e NETZ Paulo A.O uso de analogias no ensino do equilíbrio químico.
Disponível em : http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/32569_4168.PDF
Acesso em : 20/05/2012.
UEHARA, Fábia. Refletindo dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino médio no estudo do equilíbrio químico.Disponível em : ftp://200.17.143.31/pub/biblioteca/ext/bdtd/FabiaMGU.pdf