TÍTULO: Aula experimental na Universidade: uma ação estratégica do clube da química (CluQui) para despertar o interesse de alunos do ensino médio pela Química
AUTORES: Batista, P.H.J. (UFC) ; Queiroz, B.V. (UFC) ; Souza, J.M. (UFC) ; Morais, R. (UFC) ; Ferreira, K. (UFC) ; Souza, S.R. (UFC) ; Barbosa, G. (UFC) ; Mafezoli, J. (UFC)
RESUMO: Este trabalho apresenta uma experiência de ensino experimental vivenciada por
estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves (Fortaleza-Ce) em
um laboratório de Química da Universidade Federal do Ceará-UFC. A aula
experimental de preparação de sabão foi realizada por 40 discentes. Apresentou-se
para os estudantes uma aula teórica sobre a reação de saponificação, que consiste
na preparação do sabão. Após a divisão de grupos, os estudantes realizaram a aula
experimental com a orientação de monitores (alunos de Química membros do Clube da
Química da UFC-CluQui) e com a supervisão dos professores coordenadores do CluQui.
Após o experimento aplicou-se um questionário, cujos resultados mostraram que os
alunos estavam motivados e interessados pela aula experimental.
PALAVRAS CHAVES: Aula experimental; reação de saponificação; laboratório de química
INTRODUÇÃO: De maneira geral, os projetos das universidades e das escolas básicas brasileira
trilharam rumos distintos, embora, o foco principal de ambas às instituições
seja o mesmo, ou seja, a educação como elemento de construção intelectual do
cidadão. É bem verdade que algumas ações estão sendo desenvolvidas na tentativa
de aproximar mais a universidade da escola. Entre estas ações destaca-se o PIBID
(Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do MEC) em que alunos
de graduação e professores das universidades realizam pesquisas dentro de
escolas públicas. Esta interação entre universidade e escola contribui
principalmente para a formação de licenciados que serão futuros professores.
Segundo Menezes (2001), “a maioria dos alunos que frequentavam a escola pública
de ensino médio regular, geralmente davam continuidade aos seus estudos no
ensino superior, fato esse que não pode ser verificado no atual contexto do
ensino público no Brasil”. Dentro desse contexto, o Clube da Química-CluQui
surgiu como um projeto dos cursos de Química da UFC no Ano Internacional da
Química-2011 para popularizar a química entre os jovens, principalmente, entre
estudantes da rede pública. Desta forma, este trabalho apresenta uma das ações
realizadas pelo CluQui com estudantes do ensino médio da escola Joaquim Alves,
que consistiu na realização de uma aula experimental de preparação de sabão nas
dependências dos laboratórios de química da universidade.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização da aula experimental, os estudantes de graduação membros do
CluQui organizaram os materiais didáticos, reagentes e vidrarias de laboratório
para realização do experimento, enquanto que, os professores coordenadores do
projeto, providenciaram à confecção de jalecos, compra de óculos de segurança e
deslocamento dos estudantes da escola para universidade. Inicialmente preparou-
se um roteiro de aula prática de preparação do sabão e testou-se o experimento.
Antes da realização da aula experimental foi apresentada uma aula teórica
bastante dinâmica, utilizando inclusive, recursos de multimídia, sobre os
procedimentos laboratoriais que seriam realizados, assim como, toda teoria
relacionada com a reação de saponificação envolvida na preparação do sabão. Após
a divisão de grupos, os estudantes realizaram a aula experimental com a
orientação de 7 monitores (estudantes de Química membros do CluQui) e com a
supervisão dos professores coordenadores do CluQui. Para avaliar o impacto da
atividade no despertar do interesse dos estudantes pela Química aplicou-se um
questionário avaliativo, cujos, dados foram analisados e discutidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a análise dos dados contidos no questionário, observou-se que os estudantes
não tinham, até então, realizado o experimento abordado e notou-se que a maioria
dos alunos gostou da aula experimental, isto pode ser justificada pelo
depoimento: “Eu achei legal, foi uma experiência muito prazerosa”.
No questionário verificou-se que 87% responderam “sim” a pergunta: você
entendeu o objetivo do experimento? Um deles comentou: “Atividade muito
interessante, que serve para ser usado no nosso dia a dia”. Este último
comentário torna evidente que o aluno compreendeu que o intuito da prática foi
fazer com que ele entenda como ocorre o procedimento científico do preparo de um
produto que faz parte do seu cotidiano, no caso, o sabão.
Através dos dados, pôde-se concluir que mais de 90% dos alunos participantes
da atividade disseram que seriam capazes de reproduzir a mesma prática na sua
escola com orientação do professor. Buscou-se avaliar também o quanto de
conhecimento químico os discentes vieram a assimilar, 78% dos estudantes
souberam após a prática reconhecer qual tinha sido a base utilizada no
experimento e eles acertaram ao responder o questionário o nome de alguma
vidraria que foi usada no laboratório.
Por fim, solicitou-se aos alunos que dessem uma nota entre zero a dez para os
estudantes de Química membros do CluQui pela organização do experimento. O
resultado foi uma nota média de 9,5, portanto, uma boa avaliação, que torna
evidente no depoimento: “Eu achei ótimo o experimento por que foi bem
organizado”, Isto era esperado por todos que fazem parte do projeto, uma vez que
houve planejamento antecipado de toda parte metodológica.
CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, podemos concluir que o experimento de
saponificação pôde ser facilmente realizado pelos alunos da escola, onde os mesmos
relataram através de depoimentos que além de terem aprendido mais sobre conceitos
de Química, reconheceram que esta faz parte do seu cotidiano. Os alunos vieram a
reconhecer e elogiaram a organização por parte do projeto CluQui, que resultou no
êxito do experimento. Por tudo isso, esta pesquisa contribuiu para tornar a
Química mais interessante para os olhos dos estudantes de ensino médio.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ, pelo apoio financeiro, ao professor de Química da SEDUC-CE, Cleuton, e a
Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Menezes, Luis Carlos. O novo público e a nova natureza do ensino médio. São Paulo, 2001. Disponível em http:://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-0142001000200008. Acesso em 15 de maio de 2012.