TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA MELHORIA DAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENDAL
AUTORES: Lima Filho, F.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Carvalho, F.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Cunha, F.P. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Brito, M.V. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Sousa, M.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Furtado, N.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Freitas, A.A. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é despertar o interesse dos alunos do Ensino
Fundamental para o estudo da Química, tornando-o mais prazeroso e interessante,
através de técnicas inovadoras de ensino-aprendizagem, e analisar o interesse e
o desempenho nas atividades e avaliações. Para isso, foram realizados ciclos de
palestras, experimentos e confecções de materiais didáticos de baixo custo.
Analisou-se o envolvimento dos educandos com as atividades propostas, sendo que
a aprendizagem foi verificada observando-se a capacidade deles de resolverem
problemas e suas inferências e questionamentos sobre os temas proferidos pelos
palestrantes. As atividades e aulas diferenciadas os levaram a uma nova
concepção da disciplina, amenizando a visão equivocada de que estudar Química é
muito difícil e abstrato.
PALAVRAS CHAVES: DIFICULDADES EM QUÍMICA; TÉCNICAS INOVADORAS ; ENSINO-APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO: Professores de Química, em geral, sentem dificuldades de ministrar aulas nas
séries do Ensino Fundamental, pois os alunos apresentam aversão ao ensino dessa
disciplina por não conhecerem a sua importância, o seu objeto de estudo e sua
linguagem própria. Dessa forma, a disciplina de Química é vista como enfadonha e
sem sentido, tornando-se hermeticamente fechada para boa parte dos estudantes
dessa faixa etária, prolongando-se essas dificuldades no ensino médio (CARDOSO e
COLINVAUX, 2000). O aluno que está entrando em contato com o ensino da Química,
precisa estar bem orientado em sua aprendizagem. Pois ele tem que refletir sobre
os conhecimentos que possui e os conhecimentos científicos adquiridos em sala de
aula, levando à evolução de suas concepções, possibilitando uma melhor
compreensão sobre o Ensino de Química (SCHNETZLER, 2004). O professor precisa
ministrar suas aulas de uma maneira lúdica e prática para que esse aluno não
venha criar bloqueios que prejudiquem o seu desenvolvimento cognitivo (LIMA
FILHO et al., 2011). Para tanto, é necessário que o professor esteja preparado
para desenvolver aulas diferenciadas que ajudem o aluno a compreender os
fenômenos químicos que ocorrem com a matéria, colocando situações cotidianas
vividas por eles, explicando passo a passo o ocorrido (SANTOS e SCHNETZLER,
1996). Dessa forma, esse trabalho objetiva despertar o interesse dos alunos do
Ensino Fundamental para o estudo da Química, tornando-o mais prazeroso e mais
interessante através de técnicas inovadoras de ensino-aprendizagem, e analisar o
interesse e o desempenho nas atividades e avaliações.
MATERIAL E MÉTODOS: Essa pesquisa foi empírica de caráter experimental realizada através de uma
abordagem qualitativa e teve como fundamentação teórica artigos científicos
sobre o uso de novos métodos no Ensino de Química. As atividades foram
realizadas no período de março a maio de 2012 na escola particular Arco-Íris, em
Parnaíba-PI, nas turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, no turno da
manhã, durante as aulas de Química, com professor e alunos. Foram realizados
ciclos de palestras abordando os temas: a Química dos alimentos, a Química dos
produtos de limpeza e a Química dos agrotóxicos. No laboratório da escola, foram
realizados alguns experimentos simples com produtos utilizados no cotidiano,
além disso, os alunos participaram de oficinas de confecção de materiais
didáticos como: modelos atômicos, moléculas e tabela periódica. Os materiais
utilizados foram: isopor, bolinhas de isopor, varetas, cartolina, caixas de
fósforo, pincéis, tintas guache, sendo estes considerados de baixo custo. Os
reagentes utilizados foram: água, álcool, bicarbonato de sódio, mel, óleo
vegetal e vinagre. Analisou-se a interação dos educandos com o educador e o
envolvimento deles com as atividades propostas, sendo que a aprendizagem foi
verificada observando-se a participação nas discussões e a capacidade de
resolver problemas e suas inferências e questionamentos sobre os temas
proferidos pelos palestrantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as palestras, observou-se que os alunos foram capazes de questionar
acerca dos temas abordados e expor curiosidades referentes ao seu cotidiano. As
atividades experimentais e a confecção de materiais didáticos proporcionaram aos
estudantes uma melhor compreensão dos conteúdos explicados em sala de aula, e
manifestou neles mais interesse e curiosidade pela disciplina de Química,
tornando-os mais participativos nas aulas. Isso refletiu a facilidade na
resolução de problemas e no ótimo desempenho nas avaliações. A análise das
discussões feitas após as atividades mostrou que os alunos mudaram suas
concepções com relação a disciplina de Química, pois perceberam a importância
dessa ciência em suas vidas. Portanto, verificou-se o quanto foi relevante o uso
desses novos métodos de ensino-aprendizagem em Química, visto que os alunos
aprenderam de forma mais dinâmica os conhecimentos dessa disciplina.
CONCLUSÕES: Considera-se que o objetivo desse trabalho foi alcançado com sucesso, já que por
meio dessas atividades os alunos do 8º e 9º anos da escola Arco-Íris tiveram um
maior interesse pela disciplina de Química, os quais de acordo com os resultados
obtidos ficaram evidentes da importância de uma interação entre teoria e prática
como forma de leva-los à descoberta da real significação da disciplina e sua
aplicação no cotidiano. A realização desse trabalho possibilitou aos estudantes a
compreensão da dimensão dessa ciência, atenuando a visão equivocada de que estudar
Química é muito difícil e abstrato
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA FILHO, F.S., et al. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no Ensino de Química: uma abordagem sobre novas metodologias. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, vol.7, n.12, 2011.
CARDOSO, S.P. e COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova. v.23, p.401-404, 2000.
SANTOS, W.L. dos e SCHNETZLER, R.P. Função social: o que significa o ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n.4, p.28-34, 1996.
SCHNETZLER, R.P. A pesquisa no Ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, n.20, p.49-54, 2004.