TÍTULO: O uso do modelo ATOM LIG 77 no ensino de química orgânica
AUTORES: dos Santos, F.J.B. (IFPI) ; Teixeira, K.S.N. (IFPI/PIBID) ; Reis, F.S. (Liceu Piauiense/PIBID-IFPI)
RESUMO: Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem e o modelo ATOM LIG 77 educação pode ser uma alternativa viável para auxiliar este processo. Neste trabalho observou-se etapas bem distintas: levantamento das principais dificuldades dos alunos do 3º ano, aplicação do modelo e avaliação da aprendizagem durante e após ministrar o conteúdo nomenclatura dos compostos orgânico funções orgânicas e isomeria. A função educativa do recurso foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o desenvolvimento do aluno, aumentando a sua capacidade de raciocínio, uma maior compreensão de conceitos e conteúdos, interagindo mais com os professores, interessando-se pelas aulas e adquirindo confiança para expressar suas opiniões nas discussões.
PALAVRAS CHAVES: Materiais didáticos; Ensino-aprendizagem; Professores
INTRODUÇÃO: De acordo com VIEIRA (2008), os recursos didáticos são as ferramentas utilizadas pelo professor para facilitar o processo ensino-aprendizagem, eles podem ser os mais simples como o pincel, apagador ou os mais sofisticados como o computador, data show, câmera digital. O advento das novas tecnologias e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras tem contribuído para melhorar o processo ensino-aprendizagem de Química (MARTINEZ, 2004).
Um dos maiores desafios dos professores de química orgânica no ensino médio é fazer com que os alunos compreendam as estruturas moleculares tridimensionais, devido conhecerem apenas as estruturas moleculares no plano, além de dificuldades para escrever os nomes dos compostos orgânicos. As causas são diversas: não conhecem os conteúdos geometria molecular, ligações químicas etc.
LIMA FILHO e colaboradores(2011) afirmam que no decorrer da prática docente, observa-se que a maioria dos professores de Química ministra a disciplina sem que haja uma preocupação com uma metodologia adequada, o que pode levar a uma aprendizagem ainda mais significativa dos alunos. Mesmo vivendo em uma sociedade desenvolvida, cheia de recursos tecnológicos, a maioria dos professores continuam na rotina: apenas repassando conteúdos de forma sequencial tal o livro didático. Podendo o professor aplicar nova técnica na escola que não seja totalmente teórica, abstrata e que facilitaria a compreensão dos alunos especialmente no ensino de química orgânica.
Com esse propósito inovador, trabalhou-se com os alunos a parte prática de montagens das estruturas com o kit ATOM LIG 77 e a construção da nomenclatura dos compostos orgânicos, possibilitando inclusive revisão de hibridização e geometria molecular.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do presente estudo, foi realizado inicialmente um questionário diagnóstico visando conhecer os recursos didáticos usados pelos professores, quais assuntos os alunos possuíam dificuldades e se os alunos conheciam o recurso didático ATOM LIG 77. A pesquisa foi realizada dos meses de março a dezembro de 2011, no decorrer do ano letivo; a amostra consistiu de 200 alunos do ensino médio dos turnos manhã e tarde, da Escola Estadual Zacarias de Góis (LICEU PIAUIENSE). Para a realização desta pesquisa realizou-se as atividades em sala de aula usando o modelo ATOM LIG 77 ou não.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos pela análise dos questionários aplicados aos alunos indicam que todos os professores utilizam como principal recurso didático o quadro em acrílico (branco) e o pincel. Os assuntos que os alunos disseram que sentiam maiores dificuldades foram: ligações químicas (hibridação) e geometria molecular. Em relação às atividades vistas até o momento das questões diagnósticas, os alunos estavam iniciando os conceitos de nomenclatura de hidrocarbonetos acíclicos saturados e tiveram uma introdução sobre a nomenclatura de alcanos, através de aula expositiva e exercício de verificação de aprendizagem. Ainda foi diagnosticado que a dificuldade fica mais acentuada quando fala-se dos compostos ramificados, funções orgânicas oxigenadas e isomeria. Os resultados apresentados, após a utilização do Kit molecular ATOM LIG 77, mostram que existe uma grande quantidade de acertos nas turmas que usaram o modelo em relação às turmas que trabalharam montando suas estruturas apenas no caderno. Isso ocorre em função da metodologia utilizada facilitar a construção e visualização da estrutura molecular, aumentando o interesse dos alunos e consequentemente o aprendizado.
CONCLUSÕES: A análise dos dados mostra que a maioria dos professores não fazem uso de novos recursos didáticos devido, em parte, a falta de incentivo institucional, ficando restritos ao uso recursos tradicionais de pouca empolgação e pequena efetividade na aprendizagem dos alunos. O uso de uma nova tecnologia educacional, como o modelo ATOM LIG 77, proporcionou um avanço significativo em termos de construção de aprendizagem, facilitando a compreensão na formação das nomenclaturas e montagem das estruturas orgânicas, comprovando que os recursos didáticos facilitam o ensino de Química.
AGRADECIMENTOS: A CAPES, por nos dar a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA FILHO, F.S.; CUNHA, F.P.; CARVALHO, F.S.; SOARES, M.F.C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopedia Biosfera. v.7, nº 12, p. 166-173, Goiânia: Centro Científico Conhecer, 2011.
MARTINEZ, J.H.G. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias. São Paulo: Cortez, 2004.
VIEIRA, J.A. O computador como instrumento didático-pedagógico. Revista Mundo Jovem. Ed. Março de 2008. p. 15.