TÍTULO: O USO DO LABORÁTORIO DE QUÍMICA PELOS DOCENTES COMO FORMA DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS
AUTORES: Santos, F.J.B. (IFPI) ; Teixeira, K.S.N. (IFPI/PIBID) ; Reis, F.S. (Liceu Piauiense/PIBID-IFPI)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso do laboratório de química e com que frequência os professores do Colégio Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) utilizam este espaço para ajudar no aprendizado dos alunos. A metodologia utilizada foi a observação e acompanhamento durante todo o ano de 2011e análise comparativa com os anos anteriores. Foi possível constatar que as aulas no laboratório de química são de extrema importância para o desenvolvimento do aprendizado de cada aluno, aumentando o rendimento acadêmico dos alunos e o percentual de aprovação para 40%, enquanto os alunos que não tiveram aulas experimentais chegaram a uma porcentagem de 26,66%.Ressalta-se ainda a pequena frequência do uso do laboratório pelos professores devido sua formação e pouca motivação.
PALAVRAS CHAVES: Laboratório de química; Aprendizagem; Professores
INTRODUÇÃO: Os alunos do ensino médio costumam dizer que a química é uma das matérias mais difíceis, isso levando em conta ser uma matéria teórica. Mas, a química é uma disciplina experimental, sendo, portanto, de extrema importância o uso de laboratórios de química para a constituição dessa fase de aprendizagem dos alunos. Com o uso de laboratórios os alunos conseguem associar a teoria com a prática de forma mais dinâmica e consequentemente conseguem vivenciar esse aprendizado no cotidiano.
A química é uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas. As aulas no laboratório proporcionam uma maior aproximação dos alunos com a disciplina. É de conhecimento dos professores de ciências o fato de a experimentação despertar um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização (GIORDAN, 1999).
No ensino de ciências, a experi¬mentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualiza¬ção e o estímulo de questionamentos de investigação (GUIMARÃES, 2009). As competências e habilidades da matriz de referencia do ENEM visam este propósito, fazer do aluno do ensino médio um auto- crítico, auto- pesquisador dos problemas encontrados.
A escola na qual se observou e acompanhou o uso do laboratório pelos professores foi o Colégio Estadual Zacarias de Góis, conhecida como Liceu Piauiense. O Liceu Piauiense é uma escola voltada para o ensino médio, oferecendo atualmente duas modalidades curriculares. Uma com jornada de apenas um torno e a outra com jornada ampliada e denominada tempo integral.
O foco principal deste trabalho é explanar sobre a importância do uso de laboratório para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e a frequência com que o utilizaram no ano de 2011.
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento de coleta de dados, o método utilizado foi à observação freqüente do uso do laboratório pelos professores da escola Liceu Piauiense durante todo o ano de 2011, bem como o acompanhamento das práticas realizadas no laboratório. Essas ações foram realizadas pela bolsista Katharinne Sabrina Nascimento Teixeira, do Programa Institucional de Bolsistas para a Iniciação a Docência (PIBID), aluna de graduação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que muitos alunos do 2º e 3º ano estavam tendo o primeiro contato com as vidrarias do laboratório, o que normalmente ocorre no 1º ano, ou mesmo no final do ensino fundamental.
O uso de laboratório entrou no planejamento de vários professores no ano de 2011, no qual a efetivação das práticas levou os alunos a uma maior aprendizagem e aumentou o entusiasmo dos mesmos com aulas práticas muito legais e divertidas, associando a prática com o que tinham visto previamente na teoria.
Constatou-se que as turmas de 2º ano obteve um maior numero de práticas realizadas (23) durante todo o ano de 2011 e o 3º ano foi a série com menos práticas, apenas 10. O rendimento só não foi mais alto por conta do alto índice de faltas dos alunos no laboratório de química.
As aulas de laboratório podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado (PIAGET, 1998).
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), é muito importante que as atividades não se limitem a nomeações e manipulações de vidrarias, é fundamental que as atividades práticas tenham garantido o espaço de reflexão, desenvolvimento e construção de idéias, ao lado de conhecimentos de procedimentos e atitudes. Hoje em dia o professor pode usar sua criatividade para utilizar vários recursos de aprendizagem. Laboratórios caseiros são boas saídas para ensinar os alunos e os vários experimentos de baixo custo que surgem fazem tanto o aluno aprender os conteúdos de química como proporcionam ao mesmo realizar práticas simples até mesmo sozinho de diversos conteúdos do ensino básico.
CONCLUSÕES: Os resultados obtidos pelos alunos com a realização de aulas práticas no laboratório comprovam que esta metodologia de ensino favorece ao processo de aprendizagem, unindo muitas vezes a teoria com a experimentação, o que pode servir de estímulo tanto para os alunos quanto para os professores.
AGRADECIMENTOS: À CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao IFPI pela formação do Licenciado com ampla vivência na Escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Química Nova Escola, n° 10, 1999.
GUIMARÃES, C.C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, nº 3, 2009.
PIAGET, J. Para onde vai a educação?. 14. ed. Rio de Janeiro, 1998.