TÍTULO: Análise de Condensador Caseiro em Sala de Aula
AUTORES: Paiva, G.M.S. (UFPI) ; da Silva, F.I. (UFPI) ; Silva, M.C. (UFPI)
RESUMO: Mediante as várias dificuldades na aprendizagem química, o desenvolvimento de
novos métodos de experimentos tradicionais pode auxiliar na aprendizagem de
escolas públicas ou privadas. Principalmente se estas novas metodologias forem de
matérias de fácil alcance para todos, neste contexto, o objetivo da presente
pesquisa foi à criação de novas matérias de análises química, aparte da reciclagem
de materiais domésticos. Estimulado assim, a criatividade para a criação de novos
instrumentos, além de desperta uma consciência ambiental entre professores e
alunos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; materiais; reciclagem
INTRODUÇÃO: Mediante a dificuldade no ensino de química sempre foram muitas as procuras por
métodos e técnicas para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. Durante o
ensino médio essa dificuldade é maior mediante a falta de explicações práticas.
O alto preço de materiais de laboratório assim como a dificuldade para obtê-los
é uma das principais causas dessas dificuldades (CARDOSO, COLINVAUX 2000). O
objetivo desse trabalho é levar para as escolas públicas e privadas,
alternativas de aplicações experimentais com materiais alternativos que se pode
utilizar em sala de aula, com a intenção de facilitar o aprendizado e criar uma
ideia de conscientização da reciclagem. Tanto para aumentar o conhecimento sobre
equipamentos laboratorial, como para prática e para as questões da segurança
laboratorial e ambiental. Ressaltando que apesar desses materiais não serem
profissionais eles devem ser manuseados com cuidado para evitar acidentes. É um
cuidado que deve ser tomado tanto com o material como os reagentes, além de
desenvolver anos alunos a capacidade de construção e análise do condensador
(MACHADO, MÓL 2008).
MATERIAL E MÉTODOS: • 3 garrafas pet de 2,0 litros,
• Pistola de cola quente;
• Torneira para filtro doméstico;
• Três pedações de canos de aproximadamente 40 cm;
• Funil de plástico.
O condensador ficará dividido em duas partes: Uma por onde passa o vapor que se
tem interesse em condensar e outra onde passa um líquido (normalmente água)
resfriado para diminuir a temperatura interna do condensador
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A destilação é um processo de separação baseado apenas na volatilidade, que é a
capacidade da substância de passar do estado líquido ao estado de vapor ou
gasoso. Quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura do tipo
líquido-líquido ou liquido-sólido, a destilação pode ser um método para separá-
las, para isso o destilador é uma das melhores ferramentas.
O condensador é utilizado para condensação de vapores em destilações. Ele é foi
feito com garrafas pet de refrigerante pet de 2 litros. Para a fabricação do
destilador foram utilizadas 3 garrafas. A primeira garrafa foi deformada através
de aquecimento utilizando como fonte de calor um fogão doméstico. Essa mesma
garrafa deformada teve sua extremidade inferior furada também através do
aquecimento. Fez-se um buraco com tamanho semelhante ao da mangueira que será
anexada na mesma, um pedaço de mangueira de 44 cm, que foi vedado com cola
quente, e na outra extremidade foi anexado um funil doméstico. Em seguida duas
garrafas pet tiveram suas partes superiores cortadas aproximadamente 14 cm a
partir do fundo da garrafa. Em cada uma delas foi feito um orifício
aproximadamente cinco centímetros do fundo da garrafa que será por onde ocorrerá
a entrada e a saída de água que também devem ter um tamanho semelhante ao da
mangueira que será anexada nela. A garrafa deformada foi coberta pelas garrafas
cortadas. Elas foram unidas e vedadas com a pistola de cola quente. Tendo
cuidado para que durante sua montagem, os orifícios das garrafas que foram
feitos para a entrada e saída de água fiquem em posições iguais.
O vapor aquecido entra no condensador e encontra uma superfície com uma
temperatura inferior ao seu ponto de ebulição, e então, condensa-se, mostrando
assim a eficácia do experimento.
CONCLUSÕES: Além de trabalhar o lado ecológico, que se refere à reciclagem e a procura de
materiais alternativos, também estimula a criatividade para novas técnicas que
pode estimular mais o raciocino e senso critico. Através deste experimento simples
pode-se dar uma explicação muito ampla de vários contextos químicos como:
polaridade, densidade, miscibilidade, processo de separação de substância, tipos
de mistura, fases de um sistema, volatilidade e estados da matéria entre outros.
Através desses experimentos pode-se ajudar a fixação desses conceitos e estimular
o trabalho do professor junto ao aluno tornando o ensino tanto mais qualitativo
quando quantitativo.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO S.P.; DOMINIQUE C. D. ; Explorando a Motivação Para Estudar Química; Química Nova, n° 23. 2000.
MACHADO P. F. L.; MÓL G. S; Experimentando química com segurança; Química Nova na Escola; N° 27, 2008.