TÍTULO: A QUÍMICA COMO PRÁTICA SOCIAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DIDÁTICO - PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS

AUTORES: Brito, M.V. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Brito, F.V. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Cunha, F.P. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Lima Filho, F.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Furtado, N.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Sousa, M.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Veras, D.C. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Quadros, M.D.C. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ)

RESUMO: O objetivo deste estudo é investigar a formação inicial dos professores de Química e as implicações sobre sua ação docente. A presente pesquisa é de natureza qua- litativa, realizada com 09 professores que lecionaram na rede estadual de ensino, em 2011, na cidade Parnaíba. O questionário e a entrevista foram os instrumentos utilizados para o registro de da¬dos. Observou-se segundo as falas dos professores que os alunos ao compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade admitem a formulação de um senso crítico capaz de reivindicar seus direitos sociais. Conclui-se que é na formação, que o professor tornar-se um ser reflexivo e pesquisador de sua ação, para que, em sala de aula, possa levar os alunos a uma emancipação do que seria entender a química e os fenômenos ao seu redor.

PALAVRAS CHAVES: formação docente; prática social; objetivos didáticos

INTRODUÇÃO: O professor é peça fundamental na educação, visto que é responsável pelo processo educacional. É quem é capacitado para estar no ambiente escolar, que por ter passado por um curso de licenciatura, deve necessariamente conhecer os processos de gestão de uma escola e ter aptidão para o cargo docente. É na formação que ele conhece e desenvolve habilidades para o referido trabalho. Nessa perspectiva considera-se a formação como sendo um processo contínuo e inacabado, assim como a capacidade do ser humano em adquirir conhecimento. Para Enricone (2009) a formação inicial é o momento em que o docente desenvolve estratégias e habilidades didático-pedagógicas, e começa a produzir os saberes para atuação da profissão e ao sair do ambiente acadêmico para a prática escolar, a perspectiva é que se criem novas estratégias de trabalho com o ensino. No Ensino de Química o professor, além de possuir todas essas habilidades, também deve reconhecer essa Ciência como um conhecimento útil à vida do educando, ou seja, promover a produção do conhecimento científico como prática social (SANTOS E SCHNETZLER,1996). Nessa perspectiva observa-se a ênfase nas pesquisas no ensino desta área. Os objetivos deste estudo são investigar a formação inicial dos professores de Química e as implicações sobre sua ação docente, caracterizar as necessidades formativas que permeiam a prática pedagógica do professor de Química, conhecer as formas de aquisição e mobilização dos saberes docente e refletir sobre as implicações do trabalho docente como prática social.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa é de natureza qua¬litativa, em que participaram como sujeitos 09 professores que lecionam na rede estadual de ensino, em 2011, na cidade Parnaíba, 05 deles do quadro efetivo e 04 do quadro de substituto, por ainda estarem em processo de formação. Para selecionar os professores, entrou-se em contato com a 1º Gerência Regional de Educa¬ção (1º GRE). Foi necessário contactar os referidos professores na instituição em que trabalham. O questionário e a entrevista foram os instrumentos empregados para o registro de da¬dos. Preservou-se o anonimato das respostas dadas, assegurando que o desenvolvimento da pesquisa não produziria nenhum tipo de risco ou desconforto para estes. O questionário consistiu em oito questões semi-estruturadas e na entrevista de algumas temáticas que tratavam da interdisciplinaridade e da Química como uma disciplina sistemática e mecanicista.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que o docente da área de Química tem consciência da importância da mobilização dos saberes conceituais, metodológicos, integradores e pedagógicos como mecanismo de produção e construção de sua identidade docente, porém alguns consideram apenas a experiência profissional como método chave para construir tal identidade. Todos os professores entrevistados apontaram a interdisciplinaridade como fator primordial no ensino de Química, uma vez que, a química está em constante relação com as disciplinas do currículo básico. No entanto, destacam a falta de interesse dos próprios professores em assumir tal responsabilidade, em fazer um trabalho interdisciplinar, reclamam da carga horária da disciplina de química, mas apesar disso sabe-se que a relação disciplinar é um fator relevante, visto que o aluno tem oportunidades de ligar um conhecimento à outro, como exemplo tem-se os conceitos termodinâmicos que são explicados tanto na física como na Química. Com relação aos processos tecnicistas de ensino, os elementos pesquisados afirmaram que o aluno tem que desenvolver estas habilidades técnicas para compreensão da Química, mas que o professor pode trabalhar de forma reflexiva, trazendo os conteúdos para dentro da realidade do aluno, trançando uma relação do conhecimento científico com o cotidiano do aluno. A maioria dos professores afirmou que o conhecimento científico é primordial na construção social do aluno, visto que, ao compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade, admite-se a formulação de um senso crítico capaz de revidar seus direitos sociais perante situações sociais e cientificas.

CONCLUSÕES: No Ensino de Química, as problemáticas são gritantes e as perspectivas de mudanças são pouco questionáveis, visto que, devem partir de vários sistemas como base curricular dos cursos de licenciatura, formação inicial dos discentes e das demais disciplinas inter-relacionadas. Assim a formação do docente de Química precisa de uma reorganização didática e pedagógica, pois é na formação inicial onde o professor pode tornar- se um ser reflexivo e pesquisador de sua ação, para que em sala de aula possa levar os alunos a uma emancipação do que seria entender a Química e os fenômenos ao seu redor.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de Ciências naturais. Campinas, SP. Autores Associados. 2009, 170p. NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa Brasileira. Educação & sociedade. n.74, p.27-42. Abril. 2001. SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Função Social: O que Significa Ensino de Química para a Formar o Cidadão. Química Nova na Escola.Nº 4, P. 28 à 34. Novembro, 1996. ENRICONE, Délcia (org.). Princípios da dimensão pedagógica. In:_________. Professor como aprendiz: Saberes docentes. Porto Alegre: EdiPUCRS: 2009. p. 117-140.