TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÕES DE AULAS DIFERENCIADAS POR MEIO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Lima Filho, F.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Sousa, M.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Araruna, F.B. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Cunha, F.P. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Furtado, N.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Brito, M.V. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ)
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo realizar práticas experimentais nas aulas de
Química na perspectiva de facilitar a compreensão do processo ensino-aprendizagem
dos discentes, bem como garantir a eles oportunidades de aprendizagem que possam
promover continuamente avanços escolares. As aulas experimentais foram realizadas
pelos alunos graduandos em Química com a presença do professor, ministrante da
disciplina. A instrumentação de coleta de dados foi alcançada através de
observações e relatos de alunos. De acordo com essa pesquisa, houve um grande
interesse e participação dos alunos durantes as aulas experimentais. A atividade
foi avaliada positivamente pelos alunos, os quais se mostraram mais motivados em
estudar Química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Experimentação em Química; Aulas diferenciadas
INTRODUÇÃO: A experimentação no Ensino de Química é um método pedagógico importante para
ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos Químicos. O aluno tem que
refletir sobre os conhecimentos que possui e os conhecimentos científicos
adquiridos em sala de aula, levando a evolução de suas concepções,
possibilitando uma melhor compreensão sobre o Ensino de Química (SCHNETZLER,
2004). As aulas práticas são necessárias para aproximar os alunos a fenômenos
ocorridos no dia-a-dia com a teoria ensinada em sala de aula (FERREIRA, HARTWIG
e OLIVEIRA, 2010). Nesse contexto, o conhecimento químico é imprescindível para
o exercício consciente da cidadania, evidenciando a sua relevância nas aulas
diárias dos estudantes (GUIMARÃES, 2009). Acredita-se que a proposta de
atividades experimentais relacionadas aos conteúdos de Química oportuniza uma
aprendizagem significativa e não apenas memorística ou mecanizada (CARDOSO e
COLINVAUX, 2000). Nesse intuito, o presente trabalho tem por objetivo realizar
práticas experimentais nas aulas de Química na perspectiva de facilitar a
compreensão do processo ensino-aprendizagem dos discentes, bem como garantir a
eles oportunidades de aprendizagem que possam promover continuamente avanços
escolares. Com isso, espera-se que esta atividade realizada durante as aulas
propicie um interesse pela Química, como também a interação dos alunos do Ensino
Médio com os estudantes do Ensino Superior (estes são graduandos do Curso de
Licenciatura em Química do IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí, Campus Parnaíba).
MATERIAL E MÉTODOS: O público alvo desta pesquisa foram os discentes do 2º e 3º Anos do Colégio
Estadual Senador Chagas Rodrigues, Parnaíba - Piauí. Foram realizados 02 (dois)
experimentos: a reação química entre o permanganato de potássio e a glicose,
para a turma de 2º Ano que envolve o assunto de energia e calor, e a
carbonização da sacarose pela adição de ácido sulfúrico, para a turma de 3º Ano,
relacionado com o estudo do carbono. A realização das práticas experimentais foi
feita pelos alunos de graduação em Química juntamente com a presença do
professor, ministrante da disciplina. A instrumentação de coleta de dados foi
realizada através de observações e relatos de alunos. O método de ensino-
aprendizagem priorizou uma melhor forma de compreender os conceitos químicos
através de práticas simples com materiais encontrados no laboratório da
Instituição. Nesta prática pedagógica, o professor propõe questionamentos aos
alunos, incentivando-os a pesquisar sobre o assunto abordado, levando estes
jovens a terem uma visão ampla de Química. Este trabalho teve como referencial
teórico a contribuição de artigos científicos sobre Educação e pesquisa no
Ensino de Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com a pesquisa realizada, houve um grande interesse e participação dos
alunos durantes as aulas experimentais. Percebeu-se que as turmas de 2º e 3º
Anos não tiveram aulas práticas de Química em anos escolares anteriores. As
aulas experimentais oportunizam a prática docente um novo olhar a sua prática
pedagógica, além disso, auxilia o processo de ensino-aprendizagem, despertando
no aluno a busca pelo conhecimento e novas informações (SANTOS e SCHNETZLER,
1996). A experimentação permite que o aluno manipule objetos e crie ideias junto
com o professor, em tornar as aulas mais interessantes e agradáveis e que haja a
troca de ideias e conceitos a serem discutidos no decorrer da aula (FERREIRA,
HARTWIG e OLIVEIRA, 2010). Os experimentos instigaram a curiosidade dos
estudantes das duas turmas, bem como a percepção do conteúdo de Química de uma
forma mais prática do que é visto no dia-a-dia através do professor com auxílio
do livro didático. De acordo com relatos dos alunos, a realização destas aulas
práticas pode clarear a teoria passada pelo professor em sala de aula, e que
gostariam que tivessem mais experimentos no decorrer do ano letivo.
CONCLUSÕES: Observou-se que grande parte dos alunos do Colégio Estadual Senador Chagas
Rodrigues considera muito importante a realização de aulas experimentais para um
melhor entendimento dos conceitos em Química. As aulas práticas além de auxiliar
na compreensão dos temas abordados ajudam a entender suas aplicações no cotidiano.
O sucesso das atividades se refletiu no aumento do interesse desses jovens em
estudar Química. Com isso, espera-se que os resultados desse trabalho possam
intervir na reflexão dos docentes para a introdução de aulas diferenciadas
abordando experimentos em sala de aula.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova. v.23, p.401-404, 2000.
FERREIRA,L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v.32, n.2, p.101-106, 2010.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3, p198-202, 2009.
SANTOS, W.L. dos e SCHNETZLER, R.P. Função social: o que significa o ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n.4, p.28-34, 1996.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no Ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, n.20, p.49-54, 2004.