TÍTULO: INTERDISCIPLINARIDADE E PESQUISA NA DISCIPLINA DE QUIMICA COMO PRINCIPIO PEDAGOGICO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE CURSOS TECNICOS DO IFPI : VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

AUTORES: Andrade Pinheiro, E.E. (IFPI) ; Lima Cavalcante da Silva, D.M. (IFPI) ; Evangelista Macedo, G.M. (IFPI) ; Carvalho Alves da Silva, R. (IFPI) ; Oliveira de Sousa, T. (IFPE-SERTÃO)

RESUMO: A interdisciplinaridade e a pesquisa são princípios importantes no processo educativo e formativo de alunos e professores. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a interdisciplinaridade e a pesquisa na pratica pedagógica dos professores de Química e identificar os elementos da metodologia utilizada por esses em suas aulas que facilitem aprendizagem dos alunos através destas, no Curso Técnico Subsequente de Análises Clínicas do Instituto Federal do Piauí- IFPI, Campus Teresina Central.

PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; Pesquisa; Química

INTRODUÇÃO: A necessidade da interdisciplinaridade na produção e socialização do conhecimento no campo educativo vem sendo discutida há vários anos, principalmente por aqueles que pesquisam as teorias curriculares e as epistemologias pedagógicas (DEMO, 2002). De modo geral, a literatura sobre este tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e a finalidade da interdisciplinaridade, ela busca responder a necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento, recuperando o caráter de unidade, de síntese, de totalidade e de integração dos saberes (GADOTTI & BARCELOS, 1993). A pesquisa deve fazer parte das aulas dos professores que atuam em todos os tipos de disciplinas e níveis de ensino, desde que promovam habilidades, saberes e atitudes que ofereçam base para esta ação teórico-metodológico ( FAZENDA, 1979). Este trabalho foi realizado com o intuito de caracterizar a interdisciplinaridade e a pesquisa na pratica pedagógica dos professores de química, bem como identificar os elementos da metodologia utilizada pelos professores.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina-Central, com professores e alunos do Curso Técnico Subsequente de Analises Clinicas. A abordagem metodológica utilizada nesse projeto assumiu características qualitativas quando busca investir em um trabalho de campo na instituição tomando como ponto de partida as concepções teóricas desenvolvidas na disciplina, bem como o conjunto de procedimentos teórico-metodológicos que possibilitaram o conhecimento, a interação e o entendimento destas realidades. Para isto, optou-se pelo emprego de dois instrumentos metodológicos específicos: análise dos documentos oficiais do curso e da instituição, caracterizados pelo Regimento Escolar (RE) e o Projeto Político Pedagógico (PPP), e entrevista estruturada com os diferentes professores que atuam no curso e seus alunos. Foram entrevistados um grupo focal contendo apenas dois professores de química e outro grupo focal contendo dez alunos, do curso de Analises Clinicas. É através da interdisciplinaridade e da pesquisa que o professor terá uma ação pedagógica diferenciada, utilizando o princípio educativo da ação-reflexão-ação, relacionando a teoria e a prática se conscientizando da realidade em que está inserido. O trabalho foi realizado nos meses de março a maio de 2012.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos resultados obtidos, foi-se observado que os alunos do curso de Análises Clínicas entendem que a interdisciplinaridade e a pesquisa estejam associadas com as disciplinas de Ciências (Química, Biologia e Física), mas não estão presentes nas outras disciplinas vistas no curso. Para esse alunado a pratica e a pesquisa são insuficientes, pois para eles ambas deveriam esta mais presentes, visto que quanto mais eles praticam mais o conteúdo passado será fixado. Apenas alguns alunos souberam associar a Química com o trabalho desenvolvido, o que é preocupante. Apesar dos alunos serem o foco da pesquisa os professores de química desta turma também foram procurados e estes associaram e exemplificaram a presença da Química no Curso, o que mostra que ele possuem capacitação para realizar a interdisciplinaridade entre as disciplinas vistas pelos alunos e a realidade que estes irão encontrar após o termino de mais esta etapa em suas vidas. No entanto, ao perguntar sobre a pesquisa, como ela é realizada entre os alunos os professores alegaram que a carga horária não é suficiente para que tudo seja realizado e neste caso esta parte, tão importante, fica sacrificada. Contudo, são os alunos que possuem, ainda, uma deficiência em visualizar esta interdisciplinaridade e um dos motivos para isto acontecer pode esta associado à má construção de algumas competências e habilidades. Segundo os professores entrevistados por parte dos alunos ainda é muito vago o conceito concreto de interdisciplinaridade e pesquisa, onde por muitas vezes o professor de uma determinada disciplina que relaciona a disciplina ministrada por ele com outra ministrada por outro professor é tido como um invasor do espaço do outro.

CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos com este trabalho, pode-se observar a importância, para os futuros profissionais de educação, em conhecer a realidade e as expectativas do alunado do curso técnico, perceber como são vista por eles a interdisciplinaridade e a pesquisa. A pesquisa, parte tão importante do processo de formação desses alunos, não é priorizada e isso só vai mudar quando os professores perceberem que estes necessitam serem mais reflexivos. Os alunos devem participar ativamente do seu processo de formação, devem procurar conhecer e transformar as dificuldades que se apresentarem.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal do Piauí- IFPI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa.5ª ed., Campinas, SP: Autores Associados, 2002 (Coleção Educação Contemporânea). FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo, Loyola, 1979. GADOTTI, Moacir e BARCELOS, Eronita Silva. Construindo a escola cidadã no Paraná. Brasília: MEC (Cadernos Educação Básica), 1993.