TÍTULO: A importância de mapear da Área de uma escola estadual de Sobral-CE, mostrando a Química no Cotidiano dos Alunos.
AUTORES: Lins Andre, A.S. (UEVA-CE) ; Moreira Carneiro, L. (UEVA-CE) ; Sales da Silva, D.(. (UEVA-CE)
RESUMO: O presente trabalho descreve o mapeamento da área do Colégio Carmosina com intuito
de contribuir para uma aprendizagem significativa da disciplina de Química, pois
para elaborar novos projetos de ensino devemos conhecer a comunidade para
realizarmos aulas que envolva o cotidiano e a realidade dos alunos. Buscou-se
neste trabalho pesquisar e conhecer os pontos estratégicos para uma aula de campo
a fim de desmistificar a Química como sendo uma disciplina difícil ou de “outro
mundo” e mostrar que esta está presente em todos os momentos da vida dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Mapeamento; PIBID; Química
INTRODUÇÃO: Desde a antiguidade pode-se notar o desenrolar da Química na sociedade, é por
meio desta que traço como objetivo mostrar que a Química faz parte do nosso
cotidiano e não somente como uma disciplina curricular. O mapeamento (mapeamento
SM (mapear+mento) ato ou efeito de mapear. Em sentido geral, quer dizer
detalhamento), objeto de estudo foi realizado em torno da Escola de Ensino
Fundamental e Médio Professora Carmosina Ferreira Gomes, contemplada pelo
Subprojeto de Química amparado pelo o programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID UVA 2011, onde este se localiza no bairro Alto do
Sumaré, Sobral – CE. Pode-se perceber nos bares, lanchonetes, padarias a
utilização de substâncias químicas que compõem os alimentos produzidos nestes.
Portanto, busca-se nesse artigo, mostrar pontos estratégicos onde a Química está
envolvida no dia-a-dia dos alunos, com isso podemos desenvolver vários projetos
para futuras aulas. CHASSOT diz; “... porque não ensinar Química partindo da
realidade dos alunos, escolhendo (ou deixando os alunos escolherem) temas que
são de seu interesse... pág. 42.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia aplicada deu-se através da observação, pois se percebe que é
necessário conhecer a comunidade para elaborar projetos de ensino que envolva o
cotidiano e a realidade dos alunos e da escola trabalhada. Observa-se que ao
redor do Colégio possuem mercearias, bares, lanchonete e também uma padaria e
muitas construções com isso podem mostrar e usar como exemplos para os alunos os
materiais que são usados nestes respectivos locais com intuito de melhorar a
compreensão e aprendizado dos alunos, pois perceberá a química no seu dia-a-dia
se tornando dinâmicas as aulas e também com maior participação deste, porque os
exemplos usados serão de seu conhecimento e uso.
Junto á escola o professor deve cumprir com o seu papel de participar da
elaboração da proposta pedagógica da sua escola, zelar pela aprendizagem dos
alunos e ajudar a escola com atividades que procurem estabelecer vínculos com as
famílias e a comunidade e a escola como um todo, deve se preocupar em formar
cidadãos para enfrentar problemas cotidianos, e tentar usar alguma relação com
outras disciplinas, ou seja, a interdisciplinaridade, pois todas as disciplinas
(Ciências da Natureza) são de extrema importância como prevê o Projeto de
Iniciação à Docência – PCNs; “... Assim como a especificidade de cada uma das
disciplinas da área deve ser preservada, também o diálogo interdisciplinar,
transdisciplinar e intercomplementar deve ser assegurado...”. pág. 102.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma das propostas do Subprojeto de Química PIBID 2011 é mostrar os alunos que a
disciplina de Química não serve apenas para passar no vestibular, ou serem
apenas fórmulas e reações, e sim que esta está presente em todos os ambientes
que podemos pensar e observar, então a grande importância desse mapeamento para
nós pibidianos do Subprojeto de Química PIBID 2011 da UEVA-CE, foi mostrar aos
alunos que ao seu redor, em sua vizinhança, em sua cultura a Química como um
todo este presente, com isso tentar descobrir o que esses alunos sabem e pensam
sobre a disciplina de Química para que possa acontecer um diálogo com estes,
visto ser eles (alunos) um sujeito social e histórico, onde o professor e tem
que dialogar um com outro de forma que os dois transmitam conhecimento um para o
outro. Freire (1996 pág. 25) compreende que; “... Não há docência sem discência,
as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam não
se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende a ensinar,
quem aprende ensina ao aprender...”.
Ao aplicar o projeto (mapeamento) obtivemos como resultado deste uma relação
entre os pontos estratégicos próximos a escola, Química como disciplina e o
cotidiano como mercearias/ mercadinhos, lanchonetes, padarias entre outras; que
podem ser visto pelos alunos com isso podemos usar estes pontos estratégicos
como aulas de reforço (campo) com os alunos da escola já citada fim de uma
melhor compreensão da matéria e tentar relacionar a aula em sala, com a aula de
campo, pois os alunos fixam melhor o assunto com aulas voltadas para o dia-a-dia
destes Assim tentaremos desmistificar a Química como sendo uma disciplina,
considerada por muitos alunos, difícil ou de “outro mundo” e tornaremos uma aula
para melhorar a compreensão dos alunos, preparando-os para o vestibular mais
também para o mundo.
CONCLUSÕES: Através deste trabalho aplicado percebe-se que relacionar o dia-a-dia dos alunos
com o aprendizado em sala é de grande importância e que para a formação dos
pibidianos de Química serviu para desenvolver trabalhos que englobe outras
disciplinas para a nossa formação acadêmica, assim favorecendo um conhecimento
para os participantes do projeto.
Pode-se concluir que repassar aos alunos uma nova imagem da química quanta
disciplina partindo da realidade dos mesmos. Intercalando assuntos em sala de aula
à aula de campo é de extrema importância ara que aconteça um amplo compreendimento
e aplicação. Iniciando pelas práticas do dia-a-dia e buscando uma melhor
compreensão deste conjunto (Química disciplina e química da vida).
AGRADECIMENTOS: A CAPES e Universidade Estadual Vale do Acarauú-UEVA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretária de Educação Média e Tecnologia (Semetec). PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares Nacionais-Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CHASSOT, A. Inácio, Catalisando transformações na Educação. Ed. UNIJUÍ, 3° Edição 1995, Rio Grande do Sul.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Ed. Paz e Terra. Coleção Saberes. 36ª Edição, 1996.