TÍTULO: O telejornal como ferramenta de associação da química com a sociedade e o exercício da cidadania
AUTORES: Barbosa, D. (IF) ; Silva, H. (IF) ; Melo, A. (IF) ; Teixeira, D. (IF)
RESUMO: Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento do projeto Vivenciando Química,
realizado com os alunos do 1º ano do ensino médio, no município de Floresta-PE, o
qual pretende mostrar uma ampla visão da química, através da percepção da ligação
dos conteúdos químicos com a sociedade e o exercício da cidadania. Para isso o
projeto propõe aos alunos a elaboração de um jornal televisual, relacionando a
química com acontecimentos do dia a dia. Através deste pode-se observar o avanço
significativo dos alunos nas aulas de química.
PALAVRAS CHAVES: Telejornal; Sociedade; Cidadania
INTRODUÇÃO: Há muitas razões que explicam o porquê do estudo da química. Do ponto de vista
prático, a química ajuda a adquirir um útil discernimento dos problemas da
sociedade, com aspectos científicos e técnicos. Por exemplo, o que pode ser
feito
com relação às influências da chuva ácida no meio ambiente; e a destruição da
camada de ozônio na parte superior da atmosfera;
A estrutura do currículo de Química no ensino médio costuma favorecer abordagem
fragmentada e descontextualizada, desvinculada da realidade, não permitindo que
os alunos tenham uma visão da química como a ciência que faz parte do seu
cotidiano.
Outro problema comum, indicado por estudantes, professores e pesquisadores, é
a ênfase excessiva em fórmulas e equações, que beneficia a identificação dos
estudos de química com uma prática predominantemente memorística, relacionada
a símbolos e palavras pobres de significação. (LEAL, 2009).
Assim sendo, a maior dificuldade dos alunos do Ensino Médio é conseguir associar
os conteúdos vistos em sala de aula com a realidade, uma vez que o processo de
ensino aprendizagem de química, muitas vezes, não permite uma aprendizagem
significativa.
O projeto Vivenciando Química foi desenvolvido pelos alunos do sexto período de
Licenciatura em Química do IF Sertão campus Floresta em busca de proporcionar
aos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Júlio de Melo no
município de Floresta – PE uma ampla visão da química, através da sua relação
com os acontecimentos sociais e o exercício da cidadania, pois “a Química
participa
do desenvolvimento científico-tecnológico com importantes contribuições
específicas, cujas decorrências têm alcance econômico, social e político”.
(BRASIL,1999 )
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto Vivenciando Química, caracterizado como Pesquisa-ação, foi
desenvolvido em uma turma de 1º ano do Ensino Médio.
De acordo com SEVERINO (2007), a pesquisa – ação é aquela que, além de
compreender, visa intervir na situação, com vistas a modificá-la. O conhecimento
visado articula-se a uma finalidade intencional de alteração da situação
pesquisada. Assim, ao mesmo tempo que realiza o diagnóstico e a análise de uma
determinada situação, a pesquisa-ação propõe ao conjunto de sujeitos envolvidos
mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas.
Nesse sentido o projeto foi realizado nas seguintes etapas: Inicialmente
aconteceram as aulas teóricas sobre os conteúdos químicos e a explicação do
projeto a ser desenvolvido. Em seguida, foram realizadas pesquisas no
laboratório de informática, juntamente com os alunos, em busca de notícias
atuais ou antigas de cunho social, ambiental ou político que apresentassem
ligações com os temas propostos: Química e sociedade & Química e cidadania.
Após seleção das notícias e acontecimentos pelos alunos, foi trabalhada a
relação destas com os conteúdos já estudados em sala de aula, confirmando a
presença da química em nosso dia a dia.
Ao final, os alunos se dividiram em oito grupos, construíram um roteiro e
simularam um jornal Televisual para apresentar as notícias e acontecimentos com
um olhar químico, embasados em pesquisas e nos estudos realizados em sala de
aula e durante o projeto.
Durante as apresentações dos temas pelos grupos, surgiram muitos debates entre
plateia e apresentadores, que enriqueceram ainda mais as aulas e complementaram
as informações transmitidas a cerca do conhecimento químico.
As matérias do jornal televisual foram transformadas em jornal impresso e
fixadas nos murais da escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer das atividades observou-se o domínio dos alunos com relação a cada
tema proposto e a satisfação apresentada por estarem percebendo que podiam
aprender química de uma forma diferente.
O interesse e participação dos alunos nas aulas de química melhoraram
significativamente, comprovando que abordar a química relacionando-a com os
acontecimentos cotidianos, que fazem parte da vida favorece para a construção do
conhecimento e a aprendizagem significativa, pois, segundo (BRASIL,1999) o
aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles
compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma
abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações
advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões
autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos.
Jornal da química
Momento de entrevistas
Jornal da Química
Gravação do Jornal
CONCLUSÕES: A realização do projeto nos fez perceber que é essencial trabalhar a disciplina
Química de forma dinâmica, motivadora e prazerosa, tanto para os professores
quanto para os alunos. Segundo Fernandes (2007), a experiência didática do
professor e sua criatividade podem tornar o ensino de Química agradável e com bons
resultados no aprendizado dos alunos. As dificuldades dos estudantes em formar
modelos mentais para entender um fenômeno químico podem ser superadas através de
metodologias de ensino diferenciadas, tais como jogos, ilustrações, dramatizações,
entre outros.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília, 1999.
LEAL, Murilo Cruz. Didática da Química. 1. ed. Belo Horizonte – MG: Dimensão, 2010.
FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de Química e o Cotidiano. Curitiba: IBPEX, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
RUSSEL, John B. Química Geral. 2. ed. vol.1. São Paulo - SP: Pearson Makron Books, 2008.