TÍTULO: Feira de Ciências e o Ensino da Química
AUTORES: Assis Jr., P.C. (UNINORTE/CEL/SEDUC-AM) ; Silva, A.C.A.D. (CRQXIVREGIÃO-UNINORTE) ; Cuvello, A.P. (CRQXIVREGIÃO) ; Souza, A.F. (CRQXIVREGIÃO-UNINORTE)
RESUMO: O trabalho tem como finalidade despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pela Química. E uma das ferramentas utilizadas é exposição de Feira de Ciências, levando os alunos a interagirem com o professor e a comunidade. Uma das instituições visitadas da rede pública de Manaus foi a Escola Raimunda Holanda. Nosso objetivo é apresentar a química para alunos do ensino médio através da realização de feiras cientificas, e experimentos contando um pouco sobre a história e o avanço desta ciência. Proporcionando o desenvolvimento e competências com os temas e conteúdos do ensino na área da química, influenciando diretamente o aluno.
PALAVRAS CHAVES: Química; Feira de Ciência; Ensino
INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório, é a ciência da vida, pois através dela podemos explicar vários fenômenos da natureza e do nosso corpo. A química contribuiu para grande parte dos avanços tecnológicos, beneficiando nossa qualidade de vida. Por muito tempo foi vista de maneira equivocada. Para mudarmos este cenário precisamos divulgar esta ciência. O CRQ XIV Região através dos projetos desenvolvidos pelo “ Conselho vai Escola” vai selecionar algumas instituições para produzirem Feiras de Ciências com temas relacionados a Química. Levando a comunidade para a escola e incentivando aos alunos para o ensino da Química. “Sabemos que a Química nos cerca por dentro e por fora. Às vezes não entendemos bem como se dá isso, tantos nomes e fórmulas de difícil alcance... .Ah, deixa para lá! Mas deixar para lá e não apreciá-la? Quem sabe possamos fazê-lo numa outra linguagem, com menos formalismo científico. Ou, talvez, observando melhoras coisas ao nosso redor, aguçando a curiosidade e parando alguns minutinhos para ver melhor... Olhe só, tudo tão belo! Partículas se movimentando alucinadamente, moléculas interagindo umas com as outras, tudo isso para oferecer o espetáculo que observamos a cada segundo. Um desses exemplos é a própria natureza. Vejamos a comunicação entre os insetos. Formigas que vão umas atrás das outras, param, “se olham de frente”, parecem conversar e continuam seu caminho. Papo de formiga? Claro que não, são as substâncias químicas atuando nessa conversa, os chamados “feromônios”! E,por dentro deles, os elementos químicos, os átomos, os elétrons...” (A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio,2010).
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho é desenvolvido nas escolas em parceria com os professores e gestores das instituições convidadas. Onde o Conselho Regional de Química XIV Região leva a proposta do projeto, dando suporte para as pesquisas de Conteúdo, sugerindo alguns temas para serem abordados, trabalhando com o professor de Química, visitando a escola participante no dia da feira, para apreciação do trabalho.
Foram divididos grupos de alunos para fazer a exposição da feira de ciências através de cartazes sobre histórias descritas no trabalho e realizações de experimentos, onde os alunos apresentaram o que aprenderam em sala de aula com o professor.
Temas trabalhos pela Escola:
• Química do Amor
• Pilhas e Baterias
• Alquimia
• A química da Visão
• A Química dos Alimentos
• A Química dos Corantes
• A Química das Lagrimas
• Energia Nuclear
• Lixo
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho foi proposto para divulgar a química, e despertar o interesse dos alunos. Podemos observar que na hora que são convidados a participarem do projeto os alunos ficam entusiasmados e começam a investigar através dos temas apresentado as curiosidades. O projeto oportuniza ao jovem a despertar o interesse pela química, trazendo curiosidades, informações. Podemos observar o comprometimento dos alunos com a exposição. Fazendo com que os participantes que são do Ensino Médio, busquem a conhecer sobre a química, visualizando também seu futuro profissional.
Figura 1
Escola Raimunda Holanda - Manaus/AM
Figura 2
Exposição dos trabalhos da Feira de Ciências.
CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir a importância de divulgar a química de forma que alcance a comunidade. Trabalho como estes estimulam os nossos jovens a pesquisa, saindo do ambiente tradicional de ensino. E essa é uma das propostas do projeto “Conselho Vai a Escola”, desmistificar para o aluno a química.
AGRADECIMENTOS: CRQ-14 Região pelo apoio e realização deste projeto e às professora Risalia Cavalcante e Rosicléia pelo incentivo e dedicação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, v. 3. Brasília, 1999.
Tratado Elementar de Química. Antoine-Laurent Lavoisier. Madras
Os Botões de Napoleão. Penny Le Couteur e Jay Burreson. As 17 Moléculas que Mudaram a História. Geografica Editora, 2011.
VYGOTSKY, Leontiev, Luria. - Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.
Disponível em ;http://proavirtualg42.pbworks.com/w/page/18673064/Vygotsky-e-a-Educa%C3%A7%C3%A3oDisponivel em 25 de fevereiro de 2011.
Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf acessado em 26 de março de 2011.
Disponível em http://quimica2011.org.br/arquivos/amarelinha.pdf acessado em 30 de março de 2011.