TÍTULO: APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALAGOAS
AUTORES: Menezes, M.L.O. (IFAL) ; Olegário, J.M.A. (IFAL) ; Vasconcelos, P.F.B. (IFAL) ; Andrade, T.M. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL)
RESUMO: O presente trabalho discute sobre a prática do professor de química na rede pública estadual de ensino do Estado de Alagoas vivenciada pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, destacando suas principais dificuldades, possíveis causas e sugestões para melhoria do rendimento escolar dos estudantes do ensino médio. O trabalho contribuiu com a abrangência de fatos atuais em salas de aula, que ajudam a compreender e refletir sobre a prática do professor de química. Os dados obtidos em visita à escola, e os resultados da aplicação de um roteiro de entrevista destinado a professores, alunos do ensino médio e corpo docente /administrativo foram considerados satisfatórios para que pudéssemos propor aulas experimentais de Química da escola.
PALAVRAS CHAVES: professor; Pibid; escola pública
INTRODUÇÃO: O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência têm como objetivo aliar o ensino de química à prática laboratorial dentro do ensino médio na rede estadual de ensino, e dessa forma, estimular os alunos e professores da rede pública à continua busca por resultados significativos com a elaboração e execução de novas metodologias auxiliadas pelos bolsistas que participam da realidade escolar, criando um elo entre Escola e Instituto.
De acordo com ANDRADE (2010), a importância da química no cotidiano dos alunos é fazer perceber que da hora que ele acorda até a hora que vai dormir, ele está trabalhando diariamente com reações químicas em seu organismo e no meio em que vive. Por isso o ensino da Química deve possibilitar aos alunos uma melhor compreensão das transformações químicas que ocorrem ao nosso redor de forma abrangente e integrada, para que possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas no seu dia a dia (WILMO, 2008).
MATERIAL E MÉTODOS: Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola Dom Otávio da rede pública estadual localizada na cidade de Maceió/AL, onde foi feito um levantamento da estrutura física e funcional com a utilização de um questionário previamente elaborado pela supervisão do projeto, dando maior ênfase ao laboratório existente na mesma.
Após análise dos dados coletados a respeito de todo o material e equipamentos presentes no laboratório, a equipe iniciou a elaboração dos planejamentos de aulas práticas voltadas às turmas do ensino médio, sempre buscando aliar às aplicações das aulas práticas às suas correspondentes teorias, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos.
As aulas foram ministradas pela equipe de licenciandos sob a orientação do supervisor do PIBID na escola, antes de cada aula experimental foi feita uma explanação teórica sobre o conteúdo para relembrar conceitos fundamentais, a aula foi finalizada com debates sobre o tema e a aplicação de exercícios de fixação para verificar o grau do aprendizado no momento das atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante da realidade vista na escola, os experimentos foram aplicados com a utilização dos materiais que pudessem ter uso no cotidiano dos alunos, que estavam presentes no laboratório da escola
As práticas selecionadas abordaram os conteúdos densidade, separação de misturas, reações de oxirredução, equilíbrio químico, cinética química e saponificação, todos de fundamental importância no estudo da química.
Durante a realização das aulas experimentais foi verificado o interesse dos alunos do ensino médio, visto a grande participação dos mesmos nas discussões sobre cada tema trabalho. Salienta-se assim, a importância de associar aulas teóricas e práticas para estimular a criatividade e percepção dos alunos.
CONCLUSÕES: É preciso que se deixe de lado a visão de que a química é baseada apenas em teoria e cálculos, e se leve em conta também a necessidade da prática atrelada às aulas, para que haja um maior interesse por parte dos alunos, melhorando assim desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, obtendo assim, melhores resultados.
Contudo, percebe-se a importância desse projeto, pois leva à reflexão a respeito da maneira como se deve atuar profissionalmente, buscando sempre métodos que estimulem o interesse do aluno pela química, sem a preocupação exclusiva em como modificar os alunos e suas realidades, mas também procurando estar sempre se modificando e atualizando.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE C. A. C. Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química. Rev. Bras. de Ens. de Ciênc. e Tecnologia., vol. 3, n. 3, set./dez. 2010;
WILMO, E. F Jr., FERREIRA, L. H. F. e HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. In: Química Nova Escola. N° 30, Novembro de 2008.