TÍTULO: A contribuição do PIBID na formação de docentes em Química: a experiência do IF Sertão PE, Campus Ouricuri.
AUTORES: Carvalho Medeiros, M. (IF SERTÃO PE) ; Alencar Viana, E. (IF SERTÃO PE) ; de Castro Souza, E. (IF SERTÃO PE) ; Lucindo de Oliveira, J.C. (IF SERTÃO PE) ; Alves de Oliveira, G. (IF SERTÃO PE) ; Portela Vasconcelos, A.K. (IF SERTÃO PE)
RESUMO: O trabalho em questão relata a experiência adquirida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Química, do IF do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, no período de agosto de 2011 a abril de 2012. O programa tem entre seus objetivos, o de apresentar aos bolsistas a realidade existente no campo escolar, desta forma, os “pibidianos” participam de todas as atividades realizadas nas escolas atendidas, além de contribuírem no processo de ensino – aprendizagem através de práticas de ensino e monitoria. Como resultado constatou-se que o PIBID é de fundamental importância na formação dos acadêmicos de licenciatura, pois a prática docente é imprescindível na qualificação profissional do futuro docente.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; Química; Formação de Docentes
INTRODUÇÃO: Segundo dados do Censo Escolar (INEP, 2009) revelaram que mais da metade (53,3%) dos professores que atuam no ensino médio na rede pública têm formação compatível com a disciplina que lecionam. Nas séries finais do ensino fundamental, etapa na qual as componentes curriculares começam a ser ministrada por docentes de áreas específicas, a proporção é ainda menor: 46,7% de 617.571 docentes. Considerando também a quantidade de profissionais que atuam nas escolas brasileiras, sem ter frequentado uma universidade, o número é expressivo são 152 mil. O censo verifica ainda que, nas séries finais do ensino fundamental, apenas 10,4% dos docentes de química têm licenciatura na área. No ensino médio, as estatísticas da inadequação entre diploma universitário e componente curricular ministrada em sala de aula são diferentes do fundamental. Em química, 28% dos profissionais dão aulas sem qualificação adequada. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem de forma geral, a finalidade de investir na qualificação profissional dos bolsistas e no aprimoramento do ensino de Química nas escolas atendidas, contextualizando conteúdos que se relacionam desde a mídia ao cotidiano, refletindo no avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas participantes do programa em duas escolas públicas: Dom Idílio José Soares e São Sebastião, localizadas em Ouricuri – Pernambuco.
MATERIAL E MÉTODOS: O PIBID IF Sertão, em nosso Campus, teve início no segundo semestre de 2011, com a seleção de 10 (dez) bolsistas, licenciandos em Química, e 2 (dois) supervisores para atuação nas Escolas Estaduais São Sebastião e Dom Idílio José Soares, localizadas no município de Ouricuri, Pernambuco. Os instrumentos utilizados para descrever a pesquisa foram: pesquisa bibliográfica, observação e realização de atividades complementares. As atividades, propriamente dita, nas escolas iniciaram-se em agosto de 2011, onde os bolsistas desenvolveram atividades de pesquisas, como por exemplo: diagnóstico nas escolas no viés pedagógico, administrativo, socioeconômico, cultural e político. Os “pibidianos” se apresentam como estagiários de práticas de ensino; de atividades lúdicas e monitoramento, relacionando conteúdos de Química ao cotidiano dos alunos de Ensino Médio. Nas atividades experimentais são utilizados materiais de fácil acesso como: vinagre, sal de cozinha, água e garrafas PET. Além disso, os “pibidianos” desenvolvem materiais didáticos como, por exemplo: jogos educativos, relacionado ao cotidiano dos alunos e da disciplina, a fim de promover a compreensão e manter os alunos informados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste trabalho temos os principais resultados: a participação dos bolsistas “pibidianos” na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, bem como a escolha de materiais didáticos a serem utilizados durante o ano letivo. Outro ponto é a contribuição dos bolsistas “pibidianos” junto aos alunos do ensino médio no processo de ensino-aprendizagem, com aulas de reforço relacionado aos conteúdos da área de Química abordados nas escolas participantes do PIBID IF Sertão. É importante citar o apoio com relação aos aspectos práticos, que partem de resoluções de exercícios até apresentação de experimentos lúdicos, experimentos esses que são desenvolvidos com a utilização de materiais e conteúdos que fazem parte do cotidiano dos alunos das respectivas escolas. Com relação às atividades práticas adotou-se uma das ideias defendidas por Freire (1996), no qual o educador deve saber que “ensinar não é transferir conhecimentos, mais criar a possibilidade para sua própria construção”. As atividades experimentais e lúdicas prendem a atenção dos alunos, é perceptível que os métodos utilizados estão possibilitando aos estudantes a construção de suas próprias opiniões em relação aos conteúdos trabalhados, podendo então a partir das atividades desenvolvidas, relacionarem o conteúdo ao seu cotidiano. A figura a seguir exemplifica a participação dos alunos atendidos pelo PIBID, junto aos bolsistas, com experimentos relacionados à vida cotidiana dos discentes.
Figura
Atividades práticas na Escola Estadual Dom Idílio, Ouricuri, Pernambuco. Fonte: Autor, 2012.
CONCLUSÕES: Assim, conclui-se que o PIBID contribui consideravelmente com a formação e aperfeiçoamento contínuo dos graduandos em Licenciatura em Química do IF Sertão, Campus Ouricuri, além de desenvolver junto às escolas atendidas um melhoramento no processo ensino aprendizagem para o ensino da Química, seja pelo maior interesse na disciplina, seja por melhores desempenhos dos alunos nas notas no IDEB.
AGRADECIMENTOS: Ao IF SERTÃO PE e a CAPES pela concessão das bolsas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: INEP, 2009. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40/3/EdSoc_Estudo_professor.pdf Acesso: 25/05/2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. - São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 09/02/2012.