TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA DRAMATIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Gomes, D. (UESPI) ; Silva, C.A.A. (UESPI) ; Silva, F.C.M. (UESPI) ; Memória, A.M.B. (UESPI) ; Torres, J.R.O. (UESPI)
RESUMO: O presente trabalho tem como prerrogativa trazer uma nova perspectiva de ensino para os conteúdos históricos na química. Partindo do principio de que ao se trabalhar o aspecto lúdico e motivacional, esses aspectos corroboram para o desenvolvimento crítico do aluno, além de propiciar um ambiente favorável ao aprendizado significativo. A pesquisa teve como base a análise de documentos e literatura a cerca da proposta que mostrou que a técnica teatral associada aos conteúdos de química para o ensino aprendizado permite a compreensão e elaboração de idéias baseadas em senso crítico e autonomia.
PALAVRAS CHAVES: Dramatização; Ensino; Química
INTRODUÇÃO: No atual contexto educacional temos o ensino voltado quase que exclusivamente para o ensino tradicional, ou seja, para a mera reprodução de conteúdos onde a maior parcela dos alunos não apreende, pois desta forma não se contempla a integridade em que a ciência está inserida. No ensino de química essa tendência é ainda mais relevante, por apresentar conteúdos de elevado nível de abstração, e por consequência o aluno não consegue sentir-se motivado, caindo em apatia e desanimo o que reflete diretamente no processo avaliativo e no rendimento escolar. “A motivação pode ser entendida como um processo e, como tal, é aquilo que suscita ou incita uma conduta, que sustenta uma atividade progressiva, que canaliza essa atividade para um dado sentido” (BALANCHO; COELHO, 1996).
O trabalho tem por finalidade demonstrar que através da dramatização, pode se quebrar paradigmas impostos pela difícil relação professor aluno, reforçados pelo grau de complexidade dos conteúdos de química. Para tal, a dramatização de contextos históricos tem o poder de unir à formalidade do conhecimento científico a questão lúdica, caracterizando uma nova abordagem de ensino aprendizagem.
Podemos citar como exemplo para implantação desta ferramenta a evolução dos modelos atômicos, principalmente por se tratar de um conteúdo de cunho histórico, no qual o aluno, através da teatralização torna-se protagonista do próprio conhecimento, e tem através deste a capacidade de formular suas próprias opiniões, anseios, o que de fato contempla sua aprendizagem dentro da química. “A participação do aluno na ação dramática torna-o sujeito do seu conhecimento. Ao utilizar a dramatização como recurso pedagógico, o processo propicia ao aluno a possibilidade de desenvolver-se como ser humano, conjugando razão e emoção” (VUGMAN et al , 2006).
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, na qual teve como base a seleção de literatura específica como artigos científicos, a Lei de diretrizes e bases da educação nacional e por fim o PCN+ do ensino médio. Estes materiais bibliográficos tratam da importância de se trabalhar a dramatização como ferramenta pedagógica no ensino de química. Após levantamento das obras na literatura, realizou-se o procedimento de análise crítica de conteúdo, para reunião das informações mais relevantes para se atingir o objetivo do presente trabalho.
Um tema proposto aqui a ser trabalhado trata-se da evolução dos modelos atômicos, onde através da elaboração de uma peça teatral com roteiro voltado para o histórico e os conceitos a cerca de todos os modelos do tema em questão, os alunos podem incorporar os personagens históricos que contribuíram para a criação de tais modelos e entender como estes idealizavam o átomo e propunham seus modelos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As referências estudadas demonstraram que através da reflexão didática por parte do profissional da educação pode se trabalhar a dramatização como uma ferramenta que viabiliza de forma efetiva o ensino de ciências naturais, matemática e suas tecnologias, em vista do grau de abstração pela qual os conteúdos estão imersos. Cabendo assim ao professor se adequar e inovar no campo do saber.
Com base nesse pensamento deve se ter em mente que a dramatização contribui no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia do aluno, além da construção do próprio saber, sendo este significativo, além do fato de tornar o ambiente de aprendizado mais favorável e estimulante a este fim. Para tal, CABRAL (2004) apresenta como proposta de aprendizagem a utilização da técnica teatral em sala de aula. Refere que a manifestação teatral, desde suas origens rituais, tem se constituído num eficaz meio de comunicação e discussão das questões humanas.
Outro fator relevante é a questão de que ao se trabalhar a dramatização o aluno passa a interagir de forma positiva, ser mais participativo e auxilia no desenvolvimento de um caráter crítico, que se caracteriza pela capacidade de tomada de decisões pensadas, através da reflexão do que lhe é transmitido, ato que deve ser estimulado pelos profissionais da educação. Para tal, os modelos atômicos se caracterizam como um conteúdo de caráter histórico, onde com um planejamento e elaboração de roteiro prévio pode trazer o aluno para o mundo lúdico, e participativo, onde cada aluno tem a oportunidade de avaliar conceitos, trabalhar em grupo, pesquisar e por consequência transformar e recriar o conhecimento. Refletindo diretamente no aspecto motivacional do mesmo, o que contempla o desenvolvimento das competências habilidades as quais são exigidos para a escola do futuro.
CONCLUSÕES: Com isso se faz clara a importância de se pensar em situações de aprendizagem que viabilizem o aprendizado significativo do aluno, tendo em vista que para se chegue a este fim, o professor deve promover a motivação e a participação do mesmo, para que o aprendizado se torne interessante e envolvente, o que se faz presente no processo de encenação, ou seja, na dramatização dos conteúdos de química, aqui citado “A evolução dos modelos atômicos” por ter um caráter histórico e aspecto de raciocínio lógico gradual quanto ao desenrolar do conteúdo, além de poder representar um ótimo meio avaliativo.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BALANCHO, M. J. S.; COELHO, F. M. Motivar os alunos, criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. 2. ed. Porto, Portugal: Texto, 1996.
CABRAL, O. Teatro na sala de aula: uma proposta de aprendizagem. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- SBPC, 2004.
VUGMAN V. N.; RUBINI, C. Dramatização no ensino de física moderna. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, Rio de Janeiro, 2006.