TÍTULO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE GELATINIZAÇÃO E GELIFICAÇÃO

AUTORES: Silva, M.A. (UFPI) ; Leal, R.C. (UFPI)

RESUMO: O trabalho apresentado tem como objetivo mostrar a importância de se utilizar a atividade experimental no ensino de Química, assim discutindo conceitos trabalhados em sala de aula. Esta atividade foi realizada por meio de um experimento simples e conceitual por intermédio da obtenção de uma gelatina que trata de um gel, um coloide de natureza elástica e gelatinosa, com o intuito de favorecer a compreensão de conceitos de gelatinização e gelificação, dessa forma contribuindo na melhoria da aprendizagem e no entendimento do assunto sugerido de maneira mais atraente.

PALAVRAS CHAVES: gelatinização; gelificação; colóides

INTRODUÇÃO: Várias sugestões são publicadas diariamente de como se trabalhar de forma simples e dinâmica os conteúdos abordados na sala de aula. A experimentação no ensino de Química estabelece um recurso pedagógico essencial que pode auxiliar na contextualização de conceitos, sedimentando assim um aprendizado eficaz sobre o tema em questão. Em 2010, Ferreira e colaboradores, afirma que: “os experimentos devem ser conduzidos visando a diferentes objetivos, tal como demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teórico, coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades de observação e medidas, adquirir familiaridade com aparato entre outros.” A gelatina é bastante utilizada como ingrediente ou sobremesa no dia-a-dia. Porem as informações que caracterizam a sua obtenção aliado com os saberes populares no conhecimento do senso comum é desconhecido no que se encontra em desacordo com o conhecimento cientifico. O ensino com enfoque prático faz com que os alunos associem a compreensão pessoal do mundo cientifico com o mundo construído pelo homem na forma de tecnologia e o seu cotidiano. Gel é um colóide de associação entre líquidos e cadeias de alta massa molecular. Um exemplo de gel bastante conhecido pela sociedade é a gelatina, proteína coloidal que possui água na sua composição e que quando resfriada forma um gel (RANGEL, 2006). Em particular trataremos de géis,como um produto mediador entre tecnologia e sociedade, capaz de ser explorado com a finalidade de esclarecimento de conceitos químicos, que podem ser ensinados em sala de aula.Neste trabalho através do processo de obtenção de uma gelatina cultivamos através da prática, com material de baixo custo, o entendimento de conceitos como gelatinização e gelificação, referente ao estudo de géis no enfoque da Química de Colóides.

MATERIAL E MÉTODOS: A obtenção da gelatina foi alcançada por meio do seguinte procedimento: Despeja-se o conteúdo de um envelope (30g) num recipiente e adiciona-se 1/4 de litro (250 mL) de água fervendo. Mexe-se bem até dissolver por completo. Em seguida adiciona mais 1/4 de litro (250 mL) de água fria ou gelada. Após esta etapa, coloca-se o produto obtido em um recipiente, e em seguida deixar na geladeira até tomar consistência.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O objetivo principal do trabalho é propor um experimento simples, que é a obtenção de uma gelatina, mostrando que as aulas expositivas são fundamentais para a compreensão de conceitos químicos. O procedimento para obter o produto foi que ao adicionar gelatina à água fervendo, a mesma começa a se dissipar por todo o líquido, induzindo um aumento de viscosidade do sistema. Esse processo é chamado de gelatinização. Vale mencionar que para haver dissolução da gelatina é necessário um aquecimento, daí o motivo de utilização de água fervendo. Em seguida, a adição de água fria ou gelada, provoca uma queda de temperatura no sistema, e consequentemente as cadeias poliméricas da gelatina movimentam-se mais lentamente, formando uma espécie de “rede molecular” que capta uma grande quantidade de água. Esse processo que ocorre com o subsequente resfriamento é denominado de gelificação ou formação de gel. Através do processo de obtenção da gelatina pode-se explorar fenômenos conceituais observadas diretamente durante a realização do experimento. A aliança teoria/prática permite abordar de forma efetiva o conteúdo em questão.

CONCLUSÕES: A atividade experimental contribui significativamente na compreensão teórico- conceitual. Através deste experimento utilizando material de baixo custo, pôde se trabalhar de forma simples e didática conceitos que são estudados na química de colóides (gelatinização e gelificação).

AGRADECIMENTOS: Leal, R. C. agradece a CAPES e Silva, M. A. ao PIBIB/UFPI pela bolsa de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H; HARTWIG, D. R; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, São Paulo, vol.32, nº2, mai. 2010. PINHEIRO, N. A. M; SILVEIRA, R. M. C. F; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: A Relevância do Enfoque CTS para o Contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, vol. 13, n.1, p. 71-84, 2007. SHAW, Duncan James. Introdução à Química dos Colóides e de Superfícies. Tradução: Juergen Heinrich Maar. São Paulo, Edgard Blücher, Ed. da Universidade de São Paulo, 1975. JAFELICCI JUNIOR, M; VARANDA, L. C. O Mundo dos Colóides. Química Nova na Escola, São Paulo, nº2, mai. 1999. RANGEL, Renato N. Colóides: Um Estudo Introdutório. São Paulo: LTCE Editora, 2006.