TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA MELHORIA DO
ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PATOS-PB
AUTORES: Gomes, C.B. (UEPB) ; Trajano, L.L. (UEPB) ; Lima, W.I.M. (UEPB) ; Almeida, R.V. (UEPB) ; Souza, S.C. (UEPB) ; Lima, I.S. (UEPB) ; Filho, F.F.D. (UFCG) ; Silva, M.F. (UEPB)
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas no ensino de Química em duas escolas públicas de ensino médio, E.E.E.F. M. Monsenhor Manuel Vieira e E.E.E.F.M. Dr. Dionísio da Costa na cidade de Patos-PB. Para realização deste estudo, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi um questionário aplicado a professores e alunos dessas escolas. Com os resultados da pesquisa foi possível perceber que os alunos se interessam pelas atividades práticas, e os professores acreditam que as mesmas contribui para a aprendizagem dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; aulas experimentais; aprendizagem
INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como finalidade mostrar a importancia de atividades experimentais e investigar como se dá a prática de professores de Química nas escolas públicas da cidade de Patos-PB.
O grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Os profissionais de ensino, por sua vez, afirmam que este problema é devido à falta de laboratório ou de equipamentos que permitam a realização de aulas práticas (QUEIROZ, 2004).
O uso de um laboratório bem equipado, com todos os reagentes necessários disponíveis, é sem dúvida um recurso bastante propício ao desenvolvimento do ensino experimental em ambiente escolar. O laboratório didático de Química deverá servir como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo Professor para melhor aprendizagem do Aluno, podendo ajudar no entendimento de conceitos mais abstratos, como no caso da Química.
A Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações químicas por
ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Os
experimentos fornecem ao educando uma concepção mais científica das alterações
que nela ocorrem. Saber punhados de fórmulas, memorizar as reações e
propriedades, sem conseguir relacioná-los cientificamente com a natureza, não é
entender a Química.
A experimentação admite que os Alunos manuseiem objetos e opiniões e
gerenciem conceitos entre si e com o educador durante a aula. É importante que as aulas experimentais sejam transportadas de forma agradável para que não se torne uma concorrência entre os Alunos e, sim, uma permuta de idéias e conceitos ao serem debatidos com os resultados(BELTRAN, 1991).
MATERIAL E MÉTODOS: Para a obtenção dos dados foi utilizado dois questionários, um para os alunos e o outro para os professores. O questionário aplicado ao professor é composto de questões relacionada a prática do mesmo no laboratório de Química e a importância das aulas experimentais no ensino-aprendizagem. Já o questionário aplicado ao aluno estava voltado para saber o interesse dos mesmos em participar das aulas de laboratório a frequência das visitas destes nesse ambiente. Ambos os questionários eram compostos de oito questões de múltiplas escolhas, antes da aplicação do mesmo, foi explicada a importância deste estudo, e a necessidade de respondê-lo com sinceridade, já que o estudo a cerca destes dados, servirá de amostragem da atual situação do ensino de Química no ensino médio na cidade de Patos/PB.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A seguir é feita a analise de algumas perguntas dos questionários que foram aplicados a professores e alunos da E.E.E.F. M. Monsenhor Manuel Vieira e E.E.E.F.M. Dr. Dionísio da Costa na cidade de Patos-PB. Foi perguntado aos alunos sobre a visita deles no laboratório de química como mostra o gráfico 1.
De acordo com os dados do gráfico 1, percebe-se que 60% dos alunos frequentam o laboratório de Química e 40% dos alunos não frequentam o laboratório. Na mesma pergunta foi solicitado que eles justificassem suas respostas. A maioria dos alunos que frequentam o laboratório comentaram que a experimentação permitem que eles manipulem objetos e visualize conhecimentos através de materiais e reagente nunca visto em aulas teóricas.
Foi perguntado aos professores sobre a Confiabilidade das atividades de possibilitar no entendimento dos conteúdos de química como mostra o gráfico 2,
todos os professores confirmaram que é possível relacionar os conteúdos das atividades com o dia-dia dos alunos. Foi solicitado que os mesmos justificassem suas respostas, muitas deles disseram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo de química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática, isso é devido a falta de laboratório ou equipamentos que permitem a realização das aulas práticas.
Gráfico 1
Visita dos alunos ao laboratório de Química
Gráfico 2
Credibilidade que as aulas práticas de Química possam auxiliar os alunos no
vestibular.
CONCLUSÕES: Ao longo deste trabalho, argumentos teóricos e evidências advindas de
pesquisas e análises reforçam a concepção de que o ensino experimental é uma boa premissa para um bom aprendizado em ciências, especialmente em se tratando de Química, visto que, através da motivação que se presta uma atividade prática, o aluno perante as observações de fenômenos, deve ser instigado para alcançar um maior potencial cognitivo, sabendo não somente elaborar modelos, registrar dados ou verificar resultados, mas também saber interpretar os fatos construindo e reconstruindo ideias e sabendo adequá-las a Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BELTRAN, Nelson Orlando. Química. 2. ed. São Paulo: Cortez
QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.