TÍTULO: ANÁLISE DO ATENDIMENTO PRESTADO AO ALUNO E O ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SOBRAL-CE.
AUTORES: Rocha, M. (UVA( UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU)) ; Sales, D. (UVA( UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU))
RESUMO: Ao ser estudado o espaço físico de uma escola, pode ser observada a importância
para o aluno que passa parte de suas vidas nesses espaços construídos para o
crescimento de seus conhecimentos. Alunos bolsistas passaram uma passaram por uma
uma pequena avaliação na qual abordava o espaço físico que a escola oferece.
Identificou que o espaço físico que a grande maioria respondeu que a escola lhes
proporciona um espaço adequado para a aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: Educação ; Espaço físico; Recepção aos alunos
INTRODUÇÃO: O ser humano possui a necessidade de um espaço físico adequado para melhor
comodidade. O ambiente escolar é um espaço público no qual grande parte de nossas
crianças e jovens passam seu tempo, sendo um dos lugares que permite a criação de
conhecimento para a vida e convívio com a sociedade. A estrutura física da escola,
assim como sua organização, manutenção e segurança revelam muito sobre a vida que
ali se desenvolve. (AQUINO, 2009).
Esse trabalho objetiva-se identificar o espaço e a satisfação do aluno no ambiente
em que estuda.
MATERIAL E MÉTODOS: Os bolsistas da CAPES, no projeto PIBID de química realizaram uma pesquisa na
escola Carmosina Ferreira Gomes na cidade de Sobral no Ceará com 90 alunos
participantes do projeto de química das séries de 1º e 2º ano, que estiveram
presentes durante os seis primeiros meses do projeto na escola no período de Julho
a Dezembro do ano de 2011.
Esse questionário tem método qualitativo, de acordo com (MOREIRA, 2002, p. 43),
abordando a qualidade do espaço fornecido pela escola e quantitativo,
identificando a quantidade de alunos satisfeitos com os serviços escolares. Sendo
como fonte de resultados um questionário com questões fechadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A escola cresce de acordo com seus componentes, aluno, professor e coordenação,
a interação desses elementos é de suma importância, pois o professor mesmo com
suas dificuldades, hoje possui um papel de educador e familiar, sendo a
aprendizagem melhorada quando a interação, convívio desses. O aluno se sente no
direito de atender ao seu mestre melhorando a qualidade de ensino e
aprendizagem.
A escola em questão disponibiliza ao aluno em seu espaço, quadra de esportes,
laboratório de química, física e biologia, uma pequena biblioteca, sala de
línguas, salas de aulas, laboratório de informática, banheiros, cantina, quadra
de esportes um pátio e uma pequena Horta.
Segundo (AZEVEDO, 2002), a escola é o espaço físico inserido no conhecimento de
ambiente após a vivência familiar, tornando importante o desenvolvimento da
criança na sociedade a partir da interação espaço-usuário, construindo assim seu
próprio conhecimento.
O professor ao relacionar o espaço físico com a aprendizagem ele não apenas vai
mostrar a teoria da disciplina na prática, mas também será socializado com as
pessoas ao seu redor. (AQUINO, 2009) diz que “O espaço físico escolar é muito
importante para os alunos visto que eles passam parte de sua vida presente neste
ambiente e não apenas para serem educados, mas também para aprenderem a se
socializar com as demais pessoas ao seu redor.”
Levando em consideração os espaços oferecidos pela escola estudada o projeto
PIBID no seu subprojeto de química trabalha hoje em cima da realidade dos
alunos, levando aulas diversificadas, sempre utilizando de matérias acessíveis
aos alunos e conhecidos no cotidiano, como aborda os PCNs de Química.
A qualidade do atendimento aos alunos prestado pela escola.
Pode ser identificado a satisfação do aluno no que
diz respeito a qualidade de atendimento, a forma que
esse é tratado durante sua estadia na escola.
Como o aluno avalia o espaço físico da escola.
A figura mostra como o aluno ver o espaço físico de
sua escola. Pode ser visto que a maioria está
satisfeito com o espaço disponibilizado por ela.
CONCLUSÕES: Ao ser aplicado esse questionário pode ser concluído que o espaço oferecido por
essa escola segundo a maioria dos alunos entrevistados é de boa qualidade e que
seus responsáveis utilizam como podem para melhor atender a massa de alunos que
estão nessa escola e que apesar das dificuldades se preocupam com o aluno.
Com esse estudo os bolsistas do projeto PIBID, do subprojeto de química, poderão
ter como base, para que possa ser implantado as novas técnicas, e com isso
melhorar a aprendizagem do aluno.
AGRADECIMENTOS: A CAPES e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AQUINO, Eliane Cristina Gallo, Artigo: Percepção do ambiente escola: O uso do docente nos espaços educativos, 2009.
AZEVEDO, Giselle A. N; BASTOS, Leopoldo, Eurico. Qualidade de vidas nas escolas: produção de uma arquitetura fundamentada na interação usuário-ambiente. In: DEL RIO, Vicente, et al. (Org.). Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, governo federal, orientações curriculares para o ensino médio, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, 2008.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.