TÍTULO: O USO DA POESIA COMO RECURSO DIDÁTICO EM QUÍMICA
AUTORES: Miranda, F.A.A. (UEMA) ; Silveira, M.C. (UEMA)
RESUMO: Este trabalho visa contextualizar a poesia nas aulas de química, como forma de motivar os alunos pelo interesse na disciplina. Neste enfoque, procurou-se usar a poesia com recurso didático no ensino de química. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas do município de Caxias/MA. Foi aplicado um questionário a respeito da poesia, que visava analisar a importância da mesma em relação ao ensino de química. Mediante a análise dos questionários, 98,6% alunos afirmaram que a poesia facilitou à aquisição do conhecimento químico. A participação dos alunos foi bastante efetiva. Apesar da novidade, os alunos permaneceram sempre motivados e participativos. As poesias contribuíram significativamente com o aprendizado dos conteúdos de química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; recurso didático; poesia
INTRODUÇÃO: A inovação de práticas pedagógicas tem contribuído para melhorar o processo ensino-apredizagem de química. Essa ação de novas poesias aplicadas a conteúdos relacionados ao ensino de química vem despertando o aluno no ensino médio de escolas públicas de Caxias-MA, promovendo a motivação e o interesse pelo aprendizado da disciplina de química geral, físico-química e química orgânica. Portanto o uso de certos recursos pode vir a trazer o aluno a uma nova realidade já mais vista. Segundo SANTANA (2007) essas atividades “oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo”. Os professores encontram-se atrelados a uma metodologia tradicional e os alunos costumam ter aversão aos conteúdos desta disciplina, por considerá-los de difícil compreensão. Isso nos leva a uma busca incessante por alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade, para tanto, muitos estudos têm sido realizados, com o objetivo de encontrar essas alternativas que possam melhorar o ensino de Química (WANDERLEY et. al., 2005). O aprendizado nas disciplinas de química depende muito do professor, aluno, recursos didáticos e outros. Como forma de melhorar a assimilação e consequentemente a aprendizagem, propõe-se a aplicação da poesia como alternativa para o ensino de química que possam inserir o professor e alunos na discussão do conteúdo proposto. Assim a poesia representa um mecanismo inovador e facilitador alternativo para estreitar a relação entre conhecimento químico e a vida cotidiana do aluno. Este trabalho teve como objetivo aplicar a poesia como recurso didático relacionado com os conteúdos a serem ministrados nas aulas de química em escolas públicas de ensino médio de Caxias-MA.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do presente estudo, foi realizada uma pesquisa a fim de diagnosticar a aplicação da poesia como recurso didático na rede pública de ensino médio em quatros turmas de duas escolas públicas do ensino médio de Caxias em duas turmas de primeiro ano turno vespertino do Centro de Ensino Médio “Santos Dumont” e em duas turmas de terceiro ano turno vespertino do Centro de Ensino Médio “Inácio Passarinho”. A pesquisa foi realizada no primeiro e segundo semestres do ano de 2011, o universo foi constituído de 72 alunos, sendo 31 alunos de primeiro ano e 41 alunos de terceiro ano. Para a realização da pesquisa utilizamos questionários, no qual alunos responderam sobre o uso da poesia como recurso didático nas aulas de química. As poesias foram aplicadas de acordo com os conteúdos a serem ministrados. No final da aula foram aplicados os questionários do tipo: Questão 1: Você acha as aulas de química chatas? Questão 2: O uso de recursos didáticos facilitaria sua aprendizagem? Questão 3: A poesia facilitou sua aprendizagem com relação ao conteúdo ministrado (metais no 1ºAno e Nomenclatura Orgânica para 3º Ano? Questão 4: Você acha que fixou melhor o conteúdo da disciplina Química? Questão 5: Você gostaria que seus professores usassem recursos didáticos como a poesia durante a aula para facilitar o ensino de química? Foram aplicadas nas turmas de primeiro e terceiro ano. Na avaliação proveniente da coleta de dados, utilizamos o método de pesquisa quantitativo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos pela análise dos questionários aplicados aos alunos do primeiro ano do ensino médio indicam na figura 1. Que somente 3.23% acham as aulas de química chatas e que 96,77% afirmaram que não, isso mostra que é de grande importância a aplicação da poesia como recurso didático. Todos os alunos aprovaram o uso do recurso didático como forma facilitadora da aprendizagem. 90,3% disseram que a poesia facilitou sua aprendizagem com relação a conteúdo metais no 1º Ano e 9,7% acha que não. Quando perguntado sobre a fixação do assunto sobre os metais 80,6% disseram que sim enquanto que 19,4% acharam que não. Você gostaria que seus professores usassem recursos didáticos como a poesia durante a aula para facilitar o ensino de química, 93,5% afirmaram que a poesia facilita mais o aprendizado e somente 6,5% disseram que não.
Figura 1. Respostas dos alunos do primeiro ano do colégio “Santos Dumont”.
Observam a figura 2. Foram perguntados, você gosta de química 75.6% disseram sim e 24,4% que não. Com 97,6% aprovaram o uso do recurso didático facilitam sua aprendizagem e que 2,4% responderam não. 65,8% afirmaram que a poesia facilitou sua aprendizagem com relação nomenclatura e 34,2%,7% acha que não. Quando perguntado sobre a fixação do conteúdo 75,6% disseram que sim enquanto que 24,4% acharam que não. Você gostaria que seus professores usassem recursos didáticos como a poesia durante a aula para facilitar o ensino de química, 87,8% afirmaram que a poesia facilita mais o aprendizado e que 12,2% disseram que não.
Figura 2. Questionários aplicados nos terceiro ano do colégio “Inácio Passarinho”
CONCLUSÕES: A análise dos dados mostra que maioria dos alunos aprova uso dos recursos didáticos como a poesia em sala de aula e que facilita o ensino-aprendizagem dos conteúdos de química.
Dessa forma, fica evidente a necessária renovação no Ensino de Química, pois os professores de Química continuam aplicando o método tradicional de transmitirem os conteúdos de química como algo já pronto para que os alunos aceitem como verdade absoluta, não haverá uma produção do saber e uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.
AGRADECIMENTOS: À Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Maranhão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA, Eliana Moraes. Bingo Químico: Uma Atividade Lúdica Envolvendo Símbolos e Nomes dos Elementos. São Paulo: 2007.
WANDERLEY, Kaline Amaral; SOUZA, Dayvison José P. de; BARROS, Luciana A. O.; SANTOS, Alberto; SILVA, Petronildo B.; SOUZA, Ana M. Alves de. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre química. Resultados preliminares. Resumo do I CNNQ: 2005.