TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO ‘OS BOTÕES DE NAPOLEÃO’ EM UMA AULA SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

AUTORES: Simões, A.M.R. (UFPI) ; Ferreira, L.N.A. (UFPI)

RESUMO: Pesquisas em ensino de ciências revelam as potencialidades de textos literários no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Nesse sentido, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de um capítulo do livro Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história, Le Couteur e Burreson (2006), com o objetivo de investigar seu funcionamento na promoção de interações em sala de aula. A proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. Os dados obtidos foram analisados segundo ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002) para analisar as interações entre professores e alunos. A análise dos resultados nos permitiu observar a predominância de um discurso interativo em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: textos literários; ensino de química; interações discursivas

INTRODUÇÃO: Os alunos do ensino fundamental estão cada vez mais desestimulados a aprender algo novo, a aprendizagem não é mais considerada por eles como algo interessante e estimulante. São vários os motivos que levam alunos do ensino fundamental a se desinteressar pela aprendizagem. Entre esses motivos podemos destacar a falta de criatividade e interesse de alguns professores que muitas vezes durante as suas aulas priorizam somente o produto final, não envolvendo o aluno nas suas aulas através de perguntas e discussões relacionadas a temas abordados (SILVA et al., 2009). Levando-se em conta, assim como Mortimer e Scott (2002), que o processo de aprendizagem não é mera substituição de conhecimentos anteriormente adquiridos por novas ideias e concepções, mas um processo no qual ocorre a negociação de novos significados, devemos considerar as interações discursivas como importantes constituintes desse processo. Dessa forma, os conhecimentos formais trabalhados em sala de aula podem interagir com as informações contidas nos textos, servindo como elemento desencadeador da aprendizagem e trazendo benefícios para os alunos (SILVA; KAWAMURA, 2001). Diante do exposto, neste trabalho nos propomos a investigar uma proposta de ensino pautada no uso de um texto de divulgação científica, em uma abordagem de ensino envolvendo a leitura de um capítulo do livro Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história (LE COUTEUR; BURRESON, 2006), sobre o tema “Sal” com estudantes do ensino fundamental, partindo do pressuposto que atividades dessa natureza possam favorecer a ocorrência de interações discursivas em sala de aula. O referido livro trata das relações entre estruturas químicas e episódios históricos, e de como o desenvolvimento da sociedade também dependeu da química.

MATERIAL E MÉTODOS: A proposta de ensino foi aplicada em uma turma do 9° (nono) ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular situada no município de Teresina-PI. A turma contava com 28 alunos matriculados. A partir do capítulo escolhido – Sal – o assunto Ligações Químicas foi trabalhado. A proposta de ensino foi aplicada em seis etapas de 50 minutos, cada.Vale salientar que foi necessário fazer adaptações no texto com o intuito de reduzir sua extensão e também reduzir o tempo dispensado para sua leitura. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário de conhecimentos prévios com questões concernentes ao tema em pauta. Posteriormente, foram distribuídas cópias do texto selecionado. Nesse momento os alunos foram instruídos a fazer uma leitura silenciosa do texto e a registrar, na forma escrita, eventuais dúvidas. Após isso, foi iniciada uma aula expositiva dialogada sobre o assunto com o auxílio do texto. Este procedimento foi adotado para a segunda e terceira etapas do processo, de maneira a concluir a sequência didática planejada. Na quarta etapa foi distribuído um questionário, o qual apresentava questões descritivas referentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Também lhes foi solicitado, nas duas últimas etapas, que respondessem a dois questionários (sendo um com questões objetivas e outro com questões subjetivas) com diversos aspectos pertinentes à proposta aplicada, de modo que suas impressões pudessem ser analisadas, visando a melhoria da proposta de ensino. A coleta dos dados foi realizada por meio do acompanhamento das atividades realizadas com o texto em pauta e de registros em áudio e vídeo. Neste trabalho são apresentadas discussões a respeito dos diálogos estabelecidos em uma das sequências de ensino ocorridas durante as atividades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a discussão dos resultados apresentamos a análise de uma das sequências didáticas, pertencentes às aulas ministradas aliadas à leitura do texto sobre o tema Sal. A partir da leitura do texto vários assuntos ligados ao estudo das Ligações Químicas foram suscitados, permitindo ao professor aplicar a atividade dentro do estudo desse tema. A sequência didática selecionada foi assim intitulada: A água conduz eletricidade? Durante a aula o professor fazia ou pedia para os alunos fazerem a leitura de parte do TDC. As sequências de explicações ocorriam, portanto, em cada pausa da leitura feita pelo professor. Após a leitura desse trecho do TDC, foi iniciada a discussão sobre o tema supracitado. Na sequência didática, o professor abriu espaço para os estudantes colocarem suas ideias a respeito do conceito de condutividade elétrica. Ao longo de todo o episódio o professor fez uso das ideias dos alunos para estimulá-los a pensar e a colocar suas opiniões. A maioria das interações fazem parte de cadeias com a seguinte sequência: iniciação do professor-resposta do aluno- exploração das ideias dos alunos-resposta do aluno-avaliação do professor e iniciação do professor-resposta do aluno-feedback-resposta do aluno-exploração das ideias dos alunos. Dessa forma, percebe-se um discurso essencialmente interativo, o qual, por apresentar padrões de interação com a presença de exploração de ideias e fornecimento de feedback pelo professor, apresenta características de um discurso dialógico. Entretanto, é importante ressaltar que a abordagem interativa-dialógica apresentada pelo professor não é exclusiva nessa sequência de ensino, uma vez que o professor, em alguns momentos, fez uso de autoridade para delimitar os assuntos tratados pelos estudantes.

CONCLUSÕES: Nas sequências didáticas analisadas, verificou-se que o professor abriu espaço para os estudantes pensarem e colocarem suas opiniões. Embora a predominância tenha sido de um discurso interativo, houve alternância com discursos de autoridade ao longo das sequências didáticas. Acreditamos que este fato seja devido à necessidade de o professor conduzir a aula para o caminho desejado. Os resultados indicam a viabilidade da proposta, pois sinaliza o texto literário como mediador para a ocorrência de interações em sala de aula entre professor e alunos, tornando relevante a voz dos estudantes.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LE COUTER, P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2006. 343 p. MORTIMER, F. E.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n.3, p. 238-306, 2002. SILVA, D. A.; CARVALHO, L. M. O.; NAGASHIMA, H. N.; REBEQUE, P. V. S.; SUTIL, N. Interações discursivas em um curso de eletromagnetismo problematizado a partir de uma usina hidrelétrica e do trabalho de Michael Faraday. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0848-1.pdf. Acesso em 23 nov. 2011. SILVA, J. A.; KAWAMURA, M. R. D. A Natureza da Luz: Uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, São Paulo, v. 18, n.3, p. 316-339, ago. 2001.