TÍTULO: PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES REFERENTES À DEMANDA PELOS DISCENTES DO 3°ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PICOS-PI PARA A GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA
AUTORES: Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Pimentel, I.C. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)
RESUMO: Este trabalho trata de uma pesquisa com abordagem quantitativa, visando
identificar a quantidade demandada pelos discentes do 3°ano do ensino médio das
escolas públicas de Picos-Pi, para o curso de Licenciatura em Química, bem como as
motivações referentes à escolha, ou não escolha pelo determinado curso. Os
resultados apontaram uma pequena quantidade de alunos que almejam seguir no
determinado curso, sendo os principais motivos da escolha, a disponibilidade de
empregos no mercado de trabalho e afinidade com a área da disciplina, e a não
escolha devido principalmente à considerada dificuldade da disciplina.
PALAVRAS CHAVES: motivações; demanda; química
INTRODUÇÃO: Segundo Brasil (2007) o número de jovens interessados em ingressar na carreira
de magistério é cada vez menor, e tem-se um grande déficit docente no Ensino
Médio, particularmente nas disciplinas de Química, Física, Matemática e
Biologia. [...] A situação mais preocupante é na disciplina de Física, em que
apenas um percentual 9% dos docentes em atuação têm licenciatura na disciplina
ministrada. A disciplina de Química não está muito atrás, com 13%.
Algumas das causas do déficit de professores e da falta de interesse dos jovens
em seguir na docência é ainda segundo Brasil (2007), em decorrência dos baixos
salá¬rios, das condições inadequadas de ensino, da violência nas escolas e da
ausência de uma perspectiva motivadora de formação continuada associada a um
plano de carreira atraente.
O ensino de química não se restringe apenas de um ensino transmissivo no quais
professores e alunos irão repetir o uso das estratégias exatamente como
aprenderam, mas que estas estratégias poção proporcionar o despertar do
sentimento científico e investigativo. Segundo Vygotsky, o conhecimento se
forma, então, por uma combinação específica mental, a partir de sínteses, traços
e símbolos. Isso mostra a importância da contextualização e comparação dos
conteúdos.
[...] um conceito se forma não pela interação das associações, mas mediante uma
operação intelectual em que todas as funções mentais elementares participam de
uma combinação específica. Essa operação é dirigida pelo uso das palavras como
meio para centrar ativamente a atenção, abstrair determinados traços, sintetizá-
los e simbolizá-los por meio de um signo. Vygotsky (1987, p. 70)
O ensino de química deve ser conduzido de forma a atrair os alunos para
o mundo das ciências, fazendo os mesmos viajarem por caminhos jamais vistos.
MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário aplicado
a todos os alunos do 3° ano do ensino médio dos turnos matutino e vespertino de 4
escolas públicas de Picos-Pi, sendo ele constituído de 4 questões objetivas e 2
subjetivas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando indagados se pretendiam seguir o curso de licenciatura em de química,
apenas 3% dos discentes entrevistados responderam que pretendiam, assim os
outros 97% responderam que não tinham a mesma pretensão. Os motivos que levaram
a escolha dos que pretendiam, em relação à resposta anterior, foram num total de
50% devido o mercado de trabalho disponibilizar muitas oportunidades de emprego
na área e 50% devido à grande afinidade com a disciplina. Já com relação às
respostas dos que não tinham aquela pretensão, os motivos foram respectivamente:
52,7% devido à dificuldade da disciplina, 29,3% referente à falta de afinidade
com a disciplina, 15% por outros motivos e 3% devido a pouca valorização da
profissão de professor. Com relação aos outros motivos que representam o total
de 15%, eles estão exclusivamente na forma de atuação do professor da
disciplina, onde o mesmo não repassa o conteúdo de forma sucinta e objetiva,
dificultando assim o entendimento da disciplina o que ocasionou, por exemplo,
nos resultados os dados obtidos quando lhes foi perguntado sem grande relevância
para essa pesquisa, sobre o que achavam da disciplina de química. Os resultados
obtidos foram que 50,14% assinalaram que a disciplina é difícil, enquanto 33,6%
consideram a disciplina com dificuldade mediana, 13% acham a disciplina
essencial e apenas 3% a consideram fácil.
CONCLUSÕES: Em suma, a partir dos dados obtidos percebe-se que apenas uma pequena quantidade
dos discentes entrevistados pretende seguir o curso de licenciatura em química. Os
principais motivos da escolha pelo determinado curso é a considerável
disponibilidade de empregos no mercado de trabalho, juntamente com a afinidade com
a disciplina, enquanto a não escolha do curso é devida principalmente ao
considerado grau de dificuldade da disciplina e da afinidade com a mesma, bem como
outros motivos exclusivamente relacionados a forma de atuação docente do professor
da disciplina.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a DEUS e a todos os colabores necessários à realização deste trabalho,
principalmente a Prof. Iracema Pimentel e ao prof. Marcos Henrique.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Relatório produzido pela Comissão Especial instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio (CNE/CEB), maio 2007.
Vygotsky (1987, p. 70) apud FERREIRA, Maria Salonilde.