TÍTULO: PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES REFERENTES À DEMANDA PELOS DISCENTES DO 3°ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PICOS-PI PARA A GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA

AUTORES: Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Pimentel, I.C. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)

RESUMO: Este trabalho trata de uma pesquisa com abordagem quantitativa, visando identificar a quantidade demandada pelos discentes do 3°ano do ensino médio das escolas públicas de Picos-Pi, para o curso de Licenciatura em Química, bem como as motivações referentes à escolha, ou não escolha pelo determinado curso. Os resultados apontaram uma pequena quantidade de alunos que almejam seguir no determinado curso, sendo os principais motivos da escolha, a disponibilidade de empregos no mercado de trabalho e afinidade com a área da disciplina, e a não escolha devido principalmente à considerada dificuldade da disciplina.

PALAVRAS CHAVES: motivações; demanda; química

INTRODUÇÃO: Segundo Brasil (2007) o número de jovens interessados em ingressar na carreira de magistério é cada vez menor, e tem-se um grande déficit docente no Ensino Médio, particularmente nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia. [...] A situação mais preocupante é na disciplina de Física, em que apenas um percentual 9% dos docentes em atuação têm licenciatura na disciplina ministrada. A disciplina de Química não está muito atrás, com 13%. Algumas das causas do déficit de professores e da falta de interesse dos jovens em seguir na docência é ainda segundo Brasil (2007), em decorrência dos baixos salá¬rios, das condições inadequadas de ensino, da violência nas escolas e da ausência de uma perspectiva motivadora de formação continuada associada a um plano de carreira atraente. O ensino de química não se restringe apenas de um ensino transmissivo no quais professores e alunos irão repetir o uso das estratégias exatamente como aprenderam, mas que estas estratégias poção proporcionar o despertar do sentimento científico e investigativo. Segundo Vygotsky, o conhecimento se forma, então, por uma combinação específica mental, a partir de sínteses, traços e símbolos. Isso mostra a importância da contextualização e comparação dos conteúdos. [...] um conceito se forma não pela interação das associações, mas mediante uma operação intelectual em que todas as funções mentais elementares participam de uma combinação específica. Essa operação é dirigida pelo uso das palavras como meio para centrar ativamente a atenção, abstrair determinados traços, sintetizá- los e simbolizá-los por meio de um signo. Vygotsky (1987, p. 70) O ensino de química deve ser conduzido de forma a atrair os alunos para o mundo das ciências, fazendo os mesmos viajarem por caminhos jamais vistos.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa teve como base para desenvolvimento, um questionário aplicado a todos os alunos do 3° ano do ensino médio dos turnos matutino e vespertino de 4 escolas públicas de Picos-Pi, sendo ele constituído de 4 questões objetivas e 2 subjetivas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando indagados se pretendiam seguir o curso de licenciatura em de química, apenas 3% dos discentes entrevistados responderam que pretendiam, assim os outros 97% responderam que não tinham a mesma pretensão. Os motivos que levaram a escolha dos que pretendiam, em relação à resposta anterior, foram num total de 50% devido o mercado de trabalho disponibilizar muitas oportunidades de emprego na área e 50% devido à grande afinidade com a disciplina. Já com relação às respostas dos que não tinham aquela pretensão, os motivos foram respectivamente: 52,7% devido à dificuldade da disciplina, 29,3% referente à falta de afinidade com a disciplina, 15% por outros motivos e 3% devido a pouca valorização da profissão de professor. Com relação aos outros motivos que representam o total de 15%, eles estão exclusivamente na forma de atuação do professor da disciplina, onde o mesmo não repassa o conteúdo de forma sucinta e objetiva, dificultando assim o entendimento da disciplina o que ocasionou, por exemplo, nos resultados os dados obtidos quando lhes foi perguntado sem grande relevância para essa pesquisa, sobre o que achavam da disciplina de química. Os resultados obtidos foram que 50,14% assinalaram que a disciplina é difícil, enquanto 33,6% consideram a disciplina com dificuldade mediana, 13% acham a disciplina essencial e apenas 3% a consideram fácil.

CONCLUSÕES: Em suma, a partir dos dados obtidos percebe-se que apenas uma pequena quantidade dos discentes entrevistados pretende seguir o curso de licenciatura em química. Os principais motivos da escolha pelo determinado curso é a considerável disponibilidade de empregos no mercado de trabalho, juntamente com a afinidade com a disciplina, enquanto a não escolha do curso é devida principalmente ao considerado grau de dificuldade da disciplina e da afinidade com a mesma, bem como outros motivos exclusivamente relacionados a forma de atuação docente do professor da disciplina.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a DEUS e a todos os colabores necessários à realização deste trabalho, principalmente a Prof. Iracema Pimentel e ao prof. Marcos Henrique.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Relatório produzido pela Comissão Especial instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio (CNE/CEB), maio 2007. Vygotsky (1987, p. 70) apud FERREIRA, Maria Salonilde.