TÍTULO: Tabela Periódica móvel: da construção à interação com suas propriedades periódicas.

AUTORES: Osajima, J. (UFPI) ; França, L. (UFPI) ; Saraiva, G. (UFPI) ; Lima, T. (UFPI)

RESUMO: As reflexões sobre as metodologias de ensino em aulas de Química para o ensino médio têm sido motivadas pela constante preocupação com o processo de aprendizagem do aluno, já que existe uma grande deficiência e complexa dificuldade em tornar as aulas mais atraentes para os mesmos. O principal objetivo deste trabalho é destacar a construção de uma tabela periódica ampliada, interativa e móvel como proposta para o ensino da química. Entende-se que a produção de material didático diferente tem grande potencial para estimular e despertar a atenção dos alunos nas aulas de Química. O principal benefício da tabela é ser dinâmica, ter os elementos com capacidade de girar e desagrupar, além de instrumento que facilita a compreensão das propriedades periódicas por meio da interatividade.

PALAVRAS CHAVES: Tabela Periódica ampliada; material didático; química

INTRODUÇÃO: O estudo da tabela periódica é de fundamental importância nas aulas de química, só que, existem poucos instrumentos didáticos que abordem essa temática. Muitos alunos fazem desse conteúdo um desafio ao aprendizado. Percebe-se que muitos têm dificuldades em entender como os elementos foram dispostos na Tabela, suas propriedades periódicas e aperiódicas e, principalmente, como essas propriedades se relacionam para a formação das substâncias. Como não sabem usar essas informações, muitos estudantes acabam acreditando que o melhor caminho é decorá-las (GODOI et al., 2010). Este trabalho apresenta a montagem de uma tabela periódica grande e interativa com proposta de uso em sala de aula de ensino médio, tabela na qual os alunos poderão interagir, girar e conhecer as propriedades de cada elemento: Eletronegatividade, raio atômico, afinidade eletrônica e energia de ionização, além de curiosidades e utilização de cada um dos elementos. Segundo NETO (1992), se o ensino for lúdico e desafiador, a aprendizagem prolonga-se fora da sala de aula, fora da escola, pelo cotidiano, até as férias, num crescimento muito mais rico do que algumas informações que o aluno decora porque vão cair na prova.

MATERIAL E MÉTODOS: A tabela periódica interativa foi elaborada por alunos do 3º período de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paiuí do Campus Profa. Cinobelina Elvas, com auxílio da professora de química. A tabela construída possui as medidas de 0,40 m de altura e 1,20 m de largura, na qual foi utilizado estrutura de madeira da espécie Cedrela sp, conhecido popularmente como ‘cedro’. Raios de bicicleta foram usados para sustentar as famílias periódicas, painéis de isopor foram cortados em forma de cubo com medidas de 4,0x4,0cm, além de papel e cola. Propõe-se o uso desta tabela em turmas de ensino médio da cidade de Bom Jesus, Piauí. A tabela periódica exerce como instrumento pedagógico a interatividade, o que poderá proporcionar aos alunos a possibilidade de aliar a teoria com a prática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela Periódica móvel e expandida é um instrumento pedagógico viável, pois além de ser móvel, ampliada e interativa, ainda pode ser desagrupada, os elementos podem ser tirados e colocados na estrutura. Todos os elementos periódicos possuem informações quanto suas propriedades nas quatro dimensões do cubo feito com isopor como apresenta a Figura 1. Os elementos representados contém em suas extensões as seguintes informações: símbolo do elemento, número atômico, nome do elemento e massa atômica. Nas outras dimensões estão contidos as utilizações dos elementos, além das principais propriedades de cada um como: ‘raio atômico’, que segundo MAIA (2007) é definido como a metade da distância entre dois átomos iguais em uma molécula, ‘eletronegatividade de Linnus Pauling’, que é capacidade que um átomo tem de atrair elétrons de outro átomo quando os dois formam uma ligação química, ‘afinidade eletrônica’, que é a variação de energia que ocorre quando um elétron é adicionado a um átomo isolado gasoso, formando um íon negativo, além destas propriedades, destacamos ainda ‘energia de ionização’, que é conceituada como a quantidade de energia necessária para remover o elétron de maior energia de um átomo ou íon, no estado gasoso e em seu estado eletrônico fundamental. Com estas informações contidas na tabela móvel, ao ser utilizado em sala de aula, proporcionará aos alunos um maior entendimento sobre propriedades e formação da tabela periódica convencional. Esta tabela periódica foi construída em dois semestres de 2011. O principal benefício da tabela é ser dinâmica, ter elementos com capacidade de girar e desagrupar, além de de instrumento que facilita a compreensão das propriedades periódicas por meio da interativide.

Figura 1. Modelo da estrutura dos elementos da tabela periódica móvel

A figura representa um cubo de um elemento da Tabela Periódica construída. O cubo possui informações da descrição do elemento assim como curiosidades.

CONCLUSÕES: Sendo a química uma matéria que muitos alunos têm dificuldade no aprendizado, principalmente em se tratando de tabela periódica, propõe-se a inserção de instrumentos pedagógicos diferenciados e dinâmicos para aulas de química. Assim, a tabela periódica ampliada e móvel, apresentada neste trabalho, é uma tentativa de sanar as dificuldades enfrentadas por alunos de ensino médio, aliando teoria à prática.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GODOI, Thiago A. Faria, OLIVEIRA, Hueder P. Moisés, CODOGNOTO, Lúcia. Tabela Periódica - um super trunfo para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, 32 (1), 2010, p. 22-25. MAIA, Daltamir Justino. Química Geral: fundamentos. Daltamir Justino Maia, J.C de A. Bianchi – São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007. NETO, E. R. Laboratório de matemática. In: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1992.