TÍTULO: ABORDAGEM DO CONCEITO DE GÁS E VAPOR NOS LIVROS DE ENSINO MÉDIO

AUTORES: Moura, M.N.T.S.M. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Doroteu de Macêdo, S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Henrique da Silva Passos, M. (IFPI CAMPUS PICOS)

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo de distinguir os conceitos de gás e vapor; consequentemente as mudanças de estado físico da água, já que ambos fazem parte do nosso cotidiano. A elaboração do texto deve-se a deficiência apresentadas por alguns livros de ensino médio que não abordam tais conceitos, fato este identificado na análise das atividades propostas pelo coordenador da área de Química do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) cujo objetivo era de ler o conteúdo sobre “Estado Gasoso” em três livros de química destinados ao ensino médio, comparando-os e anotando os pontos em que os mesmos deixam a desejar. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica, tendo como suporte teórico os autores Feltre (2004), Castro, Orlandi e Schiel (2009), Peruzzo e Canto.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; gás; vapor

INTRODUÇÃO: Alguns livros de Química do Ensino Médio não conceituam e muito menos diferenciam os termos gás e vapor, diante desse problema o presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância de se conhecer e entender os conceitos de gás e vapor e as mudanças de estado físico, já que ambos fazem parte do nosso cotidiano. Os gases estão presentes no nosso dia-a-dia de várias maneiras que nem percebemos. O ar que respiramos é uma mistura homogênea de gases no qual essa é composta pelo oxigênio (O2), nitrogênio (N2), gases nobres e gás carbônico (CO2). Um exemplo simples do cotidiano é a mistura de gás propano (C3H8) com gás butano (C4H10) nomes dado pelo IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), é utilizada no uso doméstico, a conhecemos pelo seu nome usual “gás de cozinha”, temos também os gases que são utilizados em meios de transporte, e também os gases que, devido à queima de combustíveis fósseis, poluem nosso ambiente. Segundo Usberco (2009, p. 438), “a maioria dos gases são compostos moleculares, com exceção dos gases nobres, que são formados por átomos isolados”. Os gases nobres são exceção porque os compostos moleculares apresentam exclusivamente ligações covalentes onde essas ligações só ocorrem quando os átomos se unem por compartilhamento de elétrons, por isso os gases nobres não se incluem nessa teoria porque já possuem o octeto completo. Para Castro, Orlandi e Schiel (2009 p.55) “O estado físico em que uma determinada substância se apresenta depende principalmente da temperatura e da pressão. Variando-se a temperatura e a pressão, podemos fazer com que a substância passe de um estado para outro” Visto isso, é necessário que saibamos diferenciar vapor de gás, já que quando comparados um com o outro se tornam confusos.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica, isto é, foi feito um levantamento das informações relacionadas ao estudo dos gases, no qual apresenta natureza qualitativa e é caracterizada como descritiva, já que descreve a diferença e os conceitos de gás e vapor. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados e análise foram os três livros do ensino médio: Química Geral, vol. 1 (2004) de Ricardo Feltre; Química na abordagem do cotidiano, v. 1 (2006) de Peruzzo e Canto, e Química Geral, vol. 1 (2009) de Usberco e Salvador. Usamos as categorias gases e vapor para apreciação da abordagem didática atribuída aos temas. Após a identificação das deficiências apresentadas realizou-se uma busca em sites sobre a temática e utilizamos dois artigos: Livro didático de química: uma análise da prática de contextualização e seu uso nas escolas públicas estaduais de Arapiraca, de Nascimento, Macedo, e Oliveira; e Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases dos autores Sá e Silva como suporte para elaboração de um artigo sobre o estudo proposto com o objetivo de suprir a lacuna apresentada pelos livros examinados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise feita, podemos concluir dos três livros de química do ensino médio que foram observados, apenas faz alusão acerca dos termos gás e vapor. No entanto, apesar de apenas um livro, Usberco e Salvador (2009), mencionar os conceitos de gás e vapor, ainda é de maneira superficial, ou seja, os diferenciam apenas quimicamente e não explica em que estado físico cada um se encontra, e não os relaciona com o cotidiano. A importância de estudarmos o conteúdo de Gases é para que possamos associá-lo a situações que ocorrem no dia-a-dia, como por exemplo, a respiração, como uma panela de pressão funciona, o que ocorre dentro de um pneu de automóvel, dentro dos balões dos balões, etc. É preciso que o professor contextualize o conteúdo, pois dessa forma fica mais fácil para o aluno aprender o conteúdo específico de química, e esse aprendizado é aprimorado quando o professor relaciona-o com o dia-a-dia do discente, com isso o aluno saberá diferenciá-los no cotidiano, ou seja, quando ver uma “fumacinha” saindo da panela de água fervendo saberá que é vapor, mas precisamente ebulição.

CONCLUSÕES: Os gases são importantes também na indústria e no transporte. Além do estado físico gasoso temos o vapor então é importante conhecer os conceitos de gás e vapor para que saibamos diferenciá-los, pois esses termos são um pouco confusos quando comparados um com o outro, mas é necessário ter conhecimentos a respeito dos gases, pois são fundamentais para a vida, tanto humana como vegetal.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTRO, A. C; ORLANDI, A. S; SCHIEL(org). Estados físicos da água. Ensino de ciências por investigação. DCC- USP. 2009. FELTRE, R. Química Geral, vol. 1 – 6 ed. – São Paulo: Moderna, 2004 Mudanças de Fase. Disponível em http://www.soq.com.br/conteudos/ef/agua/p1.php. Acessado dia 01 de maio de 2012. NASCIMENTO, A. M; MACEDO, N. F. M; OLIVEIRA, M. J. H. A. Livro didático de química: uma análise da prática de contextualização e seu uso nas escolas públicas estaduais de arapiraca. São Cristovão, 2011. PERUZZO, F. M. CANTO, E. L. – Química na abordagem do cotidiano, vol. 1. – 4 ed. – São Paulo: Moderna, 2006. SÁ, H. C. A; SILVA, R. R. Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. USBERCO, J; SALVADOR, E. - Química Geral, vol. 1 - 14 ed. – São Paulo: Saraiva, 2009.