TÍTULO: Química Orgânica, interdisciplinaridade e literatura de divulgação científica: um relato de experiência com alunos do Ensino Médio

AUTORES: Nunes, R.C. (IFF - CABO FRIO)

RESUMO: O tema interdisciplinaridade é destaque na Educação Química, tanto na literatura especializada quanto nos eventos científicos. A literatura de divulgação científica mostra-se como uma possibilidade altamente viável para envolver as diversas áreas do conhecimento. Nesse trabalho, é relatada a experiência de utilização do livro “Os botões de Napoleão – 17 moléculas que mudaram a história” (Penny Le Courteur e Jay Burreson, 2006, Editora Jorge Zahar) como literatura interdisciplinar de divulgação científica em uma turma de 3º ano de ensino médio integrado ao técnico de Petróleo e Gás no campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense (IFF).

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; literatura científica; ensino médio

INTRODUÇÃO: O tema interdisciplinaridade no ensino de química vem sendo amplamente debatido nos eventos científicos e também na literatura da área. Segundo Sá e Silva (2008), o isolamento da química de outros conhecimentos disciplinares pode ser um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem dos conteúdos e, consequente rejeição da química pelos alunos, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, devemos considerar ainda que a escola não é o único local de aprendizagem. Pino (2006) sugere que se faz necessário estimular o aluno ao “consumo” não formal da Ciência como, por exemplo, através da leitura de livros de divulgação científica, promovendo a criação de uma sociedade educativa onde cada indivíduo possa mobilizar, numa dada situação, todo o seu conjunto de qualificações, aptidões e atitudes. Nesse trabalho, é relatada a experiência de utilizar o livro “Os botões de Napoleão – 17 moléculas que mudaram a história” (Penny Le Courteur e Jay Burreson, 2006, Editora Jorge Zahar) como literatura interdisciplinar e divulgação científica em uma turma de 3º ano de ensino médio integrado ao técnico de Petróleo e Gás no campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense (IFF).

MATERIAL E MÉTODOS: A proposta foi apresentada aos alunos como atividade avaliativa no 1º bimestre de 2011. Como a disciplina química no 3º ano do Ensino Médio trata da Química Orgânica, o objetivo era que eles começassem a ter uma visão introdutória de algumas moléculas, fórmula molecular e estrutural e, principalmente, a importância da Química Orgânica em diversas áreas do conhecimento. O livro foi disponibilizado para os alunos para que escolhessem livremente o capítulo que desejariam trabalhar. Cada grupo, de no máximo 5 alunos, escolheu um capítulo que deveria ser apresentado ao restante da turma em data agendada. Os capítulos escolhidos por eles foram: “Pimenta, noz moscada e cravo da índia”, “Ácido ascórbico”, “Isopreno”, “Moléculas de bruxaria”, “Morfina, nicotina e cafeína”, “Compostos clorocarbônicos”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se durante as apresentações um alto envolvimento dos alunos, mesmo daqueles que não possuem muita afinidade com a química, pois puderam também explorar conhecimentos em outras áreas como biologia, história, geografia e medicina. Ainda segundo Pino (2006), o papel da literatura de divulgação científica neste quadro é justamente possibilitar a problematização e a reflexão, contribuindo na compreensão dos conceitos científicos, mais especificamente da Química, através da narrativa e da contextualização e datação das construções científicas. Ao ensinar funções orgânicas e isomeria, buscou-se sempre trazer exemplos dos trabalhos apresentados. O resultado mais relevante dessa experiência foi revelando-se ao longo do semestre, à medida que se avançava com a disciplina por diversas vezes os alunos remetiam-se aos trabalhos apresentados por eles. Conforme observou Simon (2009) ao utilizar o livro para trabalhar as funções inorgânicas, a literatura de divulgação científica pode auxiliar os alunos no entendimento da história da ciência e da natureza do conhecimento científico, além de contribuir para transformar o conhecimento que relaciona a química com o nosso cotidiano.

CONCLUSÕES: Através dessa experiência pode-se perceber que a introdução de materiais sérios de divulgação científica em sala de aula desperta um maior interesse dos alunos. Além disso, contribui-se para o desenvolvimento das habilidades de leitura e síntese. Observou-se ainda que o fato do material ter natureza interdisciplinar possibilitou o envolvimento de alunos que não gostam de química. Várias vezes ao longo do ano a turma lembrava-se ou era lembrada de exemplos do livro.

AGRADECIMENTOS: Instituto Federal Fluminense Aos alunos dessa turma, que sempre abraçam as ideias e fazem todos os projetos valerem a pena.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PINO, J. C., STRACK, R., LOGUERCIO, R. C., A literatura de divulgação científica como recurso didático na compreensão da estrutura da matéria. Disponível em http://www.iq.ufrgs.br/aeq/ producao/delpino/resumos/eneq.pdf. Acesso em 15/04/2012. SÁ, H. C. A., SILVA, R. R., Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/ eneq2008/ resumos/ R0621-1.pdf. Acesso em: 23/04/2012. SIMON, N. M., Literatura de divulgação científica no ensino de química. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/ handle/ 10183/18774/000732662.pdf?sequence=1. Acesso em 10/04/2012.