TÍTULO: PERFIL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE PRESENCIAL DIURNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

AUTORES: Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Ataide, M.C.E.S. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Martins, R.R.L. (UFPI) ; Pereira, S.K.S. (UFPI) ; Leal, S.H.B.S. (UFPI)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo formar o perfil dos alunos do curso de Licenciatura em Química na modalidade presencial e diurno da Universidade Federal do Piauí através de questionários aplicados a alunos que se encontram no início, meio e fim do curso (ingressantes, quarto período e formandos), evidenciando seus principais problemas e dificuldades. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que os alunos do curso de Licenciatura em Química possuem uma série de dificuldades relacionadas a aspectos como: econômicos, dificuldades no ensino médio que permanecem na graduação, dificuldades na compreensão das metodologias utilizadas pelos docentes e desconhecem os documentos que mostram suas habilidades e competências.

PALAVRAS CHAVES: Perfil; Licenciatura em Química; Formação Inicial

INTRODUÇÃO: Os primeiros cursos de Licenciatura em Química no Brasil foram criados em 1934 pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL) que posteriormente se transformou na Universidade da São Paulo (USP), com o intuito de promover a criatividade e novos enfoques no ensino superior relacionado à pesquisa. Segundo Mesquita e Soares (2001) os cursos eram constituídos de professores italianos e alguns brasileiros para desenvolver suas atividades acadêmicas e o formato dos cursos seguia o modelo 3 + 1, ou seja, 3 anos os alunos cursariam as disciplinas específicas e 1 ano cursariam as pedagógicas. No Campus Ministro Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Centro de Ciências da Natureza (CCN) foi criado em 28/09/1973 através da resolução nº 30/74, onde o mesmo era constituído por cinco departamentos: Biologia, Física, Química, Matemática, Informática e Estatística. O curso de Licenciatura em Ciências da UFPI teve início em 1971, onde os profissionais sairiam aptos a ministrar aulas de ciências no ensino fundamental e conforme a habilitação escolhida: Matemática, Física, Biologia ou Química no ensino médio (Projeto Político Pedagógico Licenciatura, 2006, pág. 7). A Licenciatura em Ciências com habilitação em Química oferecia a formação em ciências, incluindo Matemática, Física, Biologia e Química. O curso de graduação em química modalidade licenciatura no turno diurno foi criado em 1994 (Projeto Político Pedagógico, 2006, pág. 7). Neste trabalho formaremos o Perfil do aluno de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí, através de questionários aplicados a alunos em diferentes tempos de curso, destacando suas principais dificuldades e relacionando-as com as diretrizes do curso, de modo a propor ações que minimizem tais dificuldades.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foram obtidos alguns dados junto à coordenação do curso de Química da Universidade Federal do Piauí, com a finalidade de coletar informações acerca do número total de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Química na modalidade presencial diurno e informações sobre o curso por intermédio de análise do Projeto Politico Pedagógico e das disciplinas que o público alvo desta pesquisa estão matriculados. Em seguida, foi elaborado e aplicado com os alunos do curso de Licenciatura em Química um questionário com perguntas relativas ao perfil socioeconômico e formação inicial dos estudantes, abordando aspectos qualitativos e quantitativos referentes à situação do aluno, de forma a relacioná-las posteriormente com o seu desempenho durante o curso. A pesquisa foi realizada seguindo alguns critérios em relação à escolha dos sujeitos da pesquisa, como critérios de inclusão foram considerados os alunos do curso de Licenciatura em Química na modalidade presencial e diurno que estejam regularmente matriculados, tendo como critério de exclusão os alunos que estiverem com suas matrículas trancadas. Foram aplicadas questões no formato objetivo a uma amostra total de 45 alunos, sendo que 15 ingressantes chamados de calouros, 15 que cursam o quarto período chamados de veteranos, pois estão com a metade da graduação concluída e 15 que cursam o último período denominados formandos. A partir dos dados coletados foram feitas tabelas comparativas em função das alternativas escolhidas entre os alunos sobre as questões abordadas, de forma a nos auxiliar no estabelecimento do perfil dos estudantes de Licenciatura em Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram aplicados com os alunos de Licenciatura em Química, questionários com abordagens relativas a aspectos sociais, econômicos e acadêmicos, e destes questionários foram consideradas as relevâncias ao perfil dos alunos e a partir dos resultados foram elaboradas tabelas comparativas das respostas dos estudantes por tempo de curso, ajudando a nos revelar o perfil dos mesmos em relação a cada pergunta feita. Os resultados apresentados no quadro 1, evidenciam que o ensino médio tem função crucial na graduação dos estudantes, ou seja, o modo como ele foi cursado, o nível de afinidade e de interesse pela disciplina e o papel do professor nesta etapa são fundamentais para se obter uma boa base em cursos de ensino superior. O resultado do quadro 2 mostra que muitos alunos, ainda que formandos, não conhecem os documentos oficiais que mostram as habilidades e competências do curso de Licenciatura em Química exigidas pelo MEC, nos sugerindo que este documento não é abordado ou mesmo disponibilizado por parte dos professores ou Coordenação do Curso, e até mesmo pode nos indicar a falta de interesse dos alunos em saber quais os seus direitos e deveres durante a sua graduação.

Quadro 1

Motivação a escolha do curso

Quadro 2

Reconhecimento do documento do MEC pelos alunos com as habilidades e competências exigidas do curso.

CONCLUSÕES: Foi observado durante a análise dos resultados obtidos, que o Licenciando em Química da UFPI possui uma série de dificuldades que necessitam de uma abordagem especial como: dificuldades financeiras, não compreendem as metodologias de alguns docentes, não possuem a fundamentação necessária do ensino médio e desconhecem os documentos que mostram suas habilidades e competências. Tais dificuldades podem ser minimizadas através da implantação de um maior número de projetos de incentivo ao trabalho, pesquisa e docência e da reavaliação das estratégias metodológicas utilizadas pelos docentes do curso.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MAZZETO, E. S.; CARNEIRO, C. C. B. E SÁ. Licenciatura em Química da UFC: Perfil socioeconômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, Ceará, vol.25, p. 1204-1210, 2002. MESQUITA, N. A. DA S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de Licenciatura em Química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, Goiânia, vol.34, n. 1, p. 165-174, 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Plano político pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí, Teresina – PI, 2006. Disponível em: <http//www.ufpi.br>. Acesso em 12 de junho de 2011.