TÍTULO: Uso de artigo científico e atividade audiovisual para explorar conceitos de química
AUTORES: Terra, J. (UNICAMP) ; Bueno, M.I.M.S. (UNICAMP)
RESUMO: Neste trabalho descrevemos uma proposta para o ensino superior de cursos que possuem disciplinas de Química pautada na utilização de artigos científicos. A proposta exigiu a leitura de artigos científicos, a elaboração de uma síntese e a criação de uma atividade audiovisual em grupo; objetivando motivar o alunado a ler e entender artigos científicos, sendo capaz de abstrair informações importantes para elaborar uma síntese. A proposta também visou estimular a criatividade dos estudantes ao elaborar a apresentação audiovisual, favorecendo a aprendizagem dos temas propostos. 94% dos estudantes aprovaram a proposta tal como ela foi realizada, afirmando que a atividade lúdica favoreceu o entendimento dos conteúdos abordados não só no artigo trabalhado pelo grupo como pelos demais colegas.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; artigos científicos; atividade audiovisual
INTRODUÇÃO: Profissionais da educação se queixam com frequência da dificuldade que os estudantes possuem em interpretar textos ou ainda se expressar de forma oral e ou escrita (QUEIROZ, 2001). Tais dificuldades são sentidas no processo de ensino e aprendizagem de todas as disciplinas, o que desmotiva os alunos a realizarem atividades que envolvam leitura e produção de textos (NORRIS, 2003; WANDERSEE, 1988).
As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química (ZUCCO et al., 1999) ressaltam diversas habilidades e competências que estão diretamente associadas à escrita e à leitura. Por exemplo, o estudante deverá ser capaz de ler, compreender e interpretar artigos científicos. Simultaneamente, ele deverá ser capaz de transcrever a linguagem científica oral e escrita.
Neste contexto, propostas envolvendo o uso de leitura de artigos científicos no ensino superior devem ser motivadoras e acessíveis a todos os estudantes. Estratégias de leitura devem propiciar um contato mais pessoal com os textos, ao mesmo tempo, para resultados mais satisfatórios, a cobrança e as situações de leitura devem ser diferentes das usualmente empregadas (ALMEIDA E RICON, 1993).
O audiovisual é uma produção cultural, no sentido em que é uma codificação da realidade, na qual são utilizados símbolos da cultura. (ROSA, 2000).
Em geral, as pessoas foram acostumadas a pensar e agir baseando-se no raciocínio lógico, linear e sequencial, deixando de lado emoções, intuição, criatividade e capacidade de ousar soluções diferentes. No entanto, a realização de uma atividade audiovisual, tende a quebrar este paradigma, proporcionando um aprendizado mais significativo (ARROIO et al., 2006).
MATERIAL E MÉTODOS: A proposta foi apresentada pela professora da turma (uma das autoras deste trabalho) aos alunos matriculados na disciplina Bioquímica Geral (2° semestre) do curso de nutrição de uma faculdade particular da região de Campinas. Foi desenvolvida no meio do semestre e correspondia a uma das atividades de avaliação da qual todos os alunos deveriam participar. Nos primeiros meses do semestre foram trabalhados os conteúdos necessários para o entendimento e execução da proposta, obedecendo à ementa da disciplina.
Os 36 alunos matriculados foram divididos em 6 grupos de 6 alunos conforme afinidade e preferência. Cada grupo recebeu um artigo selecionado pela professora da turma, sobre algum tópico relevante envolvendo bioquímica e nutrição.
O critério para seleção dos artigos obedeceu a pesquisas anteriores realizadas por Santos e colaboradores (2006): artigos redigidos em língua portuguesa, com número médio de 5 páginas e com conteúdos fundamentais previamente adquiridos pelos alunos. Os grupos receberam os artigos após sorteio dos mesmos.
A proposta foi dividida em 4 etapas
1)Elaboração de uma síntese dos aspectos bioquímicos envolvidos com o tema do artigo (individual);
2)Apresentação criativa dos aspectos abordados no artigo no que confere as questões gerais da temática abordada e, em especial, à bioquímica: em grupo e em 15 minutos;
3)Discussão (roda de debate) sobre os aspectos positivos e negativos da atividade;
4)Avaliação escrita e individual para verificar o aproveitamento dos alunos quanto aos 6 temas abordados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao realizarem as sínteses dos artigos propostos, verificou-se a importância dada a propostas pelos alunos, que não se detiveram ao artigo em especial, buscando informações em outras fontes. Com relação à segunda etapa, cada grupo desenvolveu uma proposta diferente, com amplo envolvimento de todos os integrantes. A preocupação com o figurino, cenário e interação com os “colegas espectadores” reforçou o compromisso para com a atividade. Nesta etapa da proposta, os alunos puderam desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e de atuar como agente na construção de seu conhecimento. O assunto trabalhado por cada grupo bem como a atividade apresentada está exposto na Tabela 1. Durante a discussão em grupo para avaliar a proposta, 94% dos estudantes aprovaram a proposta tal como ela foi realizada, afirmando que a atividade lúdica favoreceu o entendimento dos conteúdos abordados não só no artigo trabalhado pelo grupo como pelos demais colegas; além de ter permitido maior aproximação entre os estudantes. Apenas 2 alunos (6%) alegaram que o tempo destinado para o preparo da apresentação foi pouco, considerando este o único aspecto negativo da proposta. A proposta também foi avaliada através de uma prova individual com questões sobre os seis temas abordados. As respostas coerentes e bem elaboradas permitiram verificar a aprendizagem efetiva gerada pela proposta, tendo a turma obtido média igual a 8,4 (em 10,0).
Tabela 1
Assuntos tratados nos artigos selecionados para a execução da proposta e atividade audiovisual apresentada pelos grupos
CONCLUSÕES: A proposta foi realizada em aulas de bioquímica geral para o curso de nutrição, mas, no entanto, pode ser adaptada para outras disciplinas e outros cursos desde que haja artigos científicos dos temas que se pretende explorar.
Para a execução da atividade, várias competências e habilidades foram desenvolvidas pelos educandos como o trabalho em equipes, leitura de artigo científico, capacidade de comunicação e articulação de conhecimentos e racionalização de opiniões.
A utilização da atividade audiovisual mostrou ser uma ferramenta alternativa para se propiciar a aprendizagem efetiva de temas relacionados à química, estimulando os estudantes a desenvolverem o senso crítico e a criatividade.
AGRADECIMENTOS: À Capes e aos estudantes que participaram da proposta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, M. J. P. M.; RICON, A. E.; Cad. Catarin. Ensino de Fís. 1993, 10, 7.
ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; DA SILVA, A. B. F.; Quim. Nova 2006, 29 (1), 173
DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P.; Ciências & Cognição 2010, 15, 272.
DOS SANTOS, G. R.; SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L.; Quim. Nova 2006, 29 (6) 1121.
NORRIS, S.; PHILLIPS, L.; Sci. Educ. 2003, 87, 224.
QUEIROZ, S. L. ; Quim. Nova 2001, 24 (1), 143.
ROSA, P. R. S.; Cad. Catarin. Ensino de Fís. 2000, 17 (1), 33.
WANDERSEE, J. H.; JRST J. Res. Sci. Teach. 1988, 25, 69.
ZUCCO, C.; PESSINE, F. B.; ANDRADE, J. B.; Quim. Nova 1999, 22 (3), 454.