TÍTULO: BINGO PERIÓDICO COMO AUXILIO NO ENSINO DE QUÍMICA – UMA ATIVIDADE LUDICA ENVOLVENDO TABELA PERIÓDICA.
AUTORES: Daniela, C. (IF-SERTÃO) ; Renato, J. (IF-SERTÃO) ; Santos, J. (ESCOLA JULIO DE MELO) ; Lúcia, V. (IF-SERTÃO)
RESUMO: Este projeto “Bingo periódico” teve como objetivo a junção do bingo e a tabela
periódica para o desenvolvimento de uma atividade que pudesse ensinar e entender
de maneira lúdica os períodos da tabela periódica para os alunos. Essa metodologia
é um trabalho que busca envolver o raciocino, conhecimento, reflexão de maneira
dinâmica, deixando o tradicionalismo do quadro e giz para o passado e utilizando-
se novas formas pedagógicas para envolver o discente com o conteúdo de química.
PALAVRAS CHAVES: Bingo; Tabela periódica; atividade ludica
INTRODUÇÃO: A criação de atividades lúdicas como método de ensino é uma maneira inovadora
que vem mostrando excelentes resultados educacional para que o aluno possa
ajudar a assimilar o conteúdo em sala de aula. A química que é normalmente pouco
atrativa entre os alunos da 9ª ano (antiga 8ª serie) e do ensino médio.
“A ludicidade pode ser uma ponte facilitadora da aprendizagem se o professor
pudesse pensar e questionar sobre sua forma de ensinar, relacionando a
utilização do lúdico como fator motivaste de qualquer tipo de aula. Neste
contexto o professor que utiliza as práticas lúdicas envolve o aluno em pontos
essenciais e o leva a gostar dos conteúdos ministrados, buscando o conhecimento
sem ser pressionado.” (CAMPOS 1998, p.252 )
O bingo e a química foram adaptados de maneira lúdica para que o aluno pode-se
assimilar alguns símbolos dos elementos e também a sua localização em cada
período da tabela. Dessa forma foram trabalhados com todos os períodos e os
elementos poucos falados em aula como serie dos lantanídeos e actinídeos. Então
é trabalhado de maneira pedagógica o aprendizado e o poder de memorização,
raciocínio e reflexão para promover seu conhecimento de forma madura e
habilidades para o seu entendimento.
“Trata-se, pois, de um processo diferente da curiosidade, a qual implica dirigir
a atenção para um fenômeno novo, incerto, surpreendente ou incongruente seguido
de uma atividade orientada para a exploração dele que facilite seu conhecimento
e compreensão”. (JESÚS ALONSO, p. 40).
Então as forma lúdica e instrumento pedagógico de autovalor para auxiliar o
discente no âmbito educacional e na associação do conteúdo. Respeitando o
trabalho desenvolvido, também o os níveis de aprendizagem, habilidade mental e a
forma que cada um absorve o seu conhecimento.
MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados para esse trabalho podem ser encontrados em qual quer
papelaria.
Materiais para a cartela: Papel cartão, impressora, papel contato para cobrir as
cartelas. Ou cartolina, papel oficio para imprimir as cartelas e fita dupla face
para colar as cartelas na cartolina e papel contato para cobri as cartelas,
impressora e tesoura.
Materiais para as peças: Emborrachado, tesoura, papel cartão ou oficio para
imprimir 79 peças e fita dupla face colar as peças no emborrachado.
Métodos: Para desenvolvimento do bingo e selecionado 79 elementos com o
cabeçalho com nome “QUÍMICA”. Porem selecionar os elementos por períodos EX: na
letra Q você ira selecionar 10 elementos entre primeiro e segundo período, letra
U você ira selecionar 10 elementos entre o terceiro e quarto período, na Í com
acento do quinto período, M do sexto período, I sem acento será 9 elementos do
sétimo período, e letra C será 10 elementos da serie lantanídeos e na A será 10
da serie dos actinídeos. Desenvolvimento da cartela é selecionar dos 10
elementos de cada coluna, selecionar 4 elementos por coluna para colocar na
cartela com mesmo nome química no cabeçalho. Desenvolvimento das peças é corta
emborrachado em formatos redondo ou quadrados imprimir 79 elementos e colar no
emborrachado com fita dupla face.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A apresentação desse trabalho foi durante uma mostra de química de bolsistas do
programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID) do IF SERTÃO -
campus- Floresta-PE em uma escola da rede estadual de Pernambuco. O publico alvo
desse trabalho foram alunos do 9ª ano (8ª série) e abordou até alunos da 3ª
série do ensino médio.
Com relação entre o uso do bingo e os discentes era perceptiva a atenção do
mesmo. De acordo como iria prosseguindo o bingo a atenção era voltada a cada
elemento sorteado, mesmo ao chamar o nome dos elementos muitos já identificavam
qual símbolo que representava e já se via um tom eufórico e uma participação
geral entre eles. Foi de extrema importância à explicação da localização de cada
elemento e de como foi montado à produção do bingo, logo assim os alunos sabiam
que em cada coluna da cartela representava o período ou a serie dos lantanídeos
e actinídeos da tabela periódica não só tendo conhecimento dos símbolos da
tabela como também os períodos e que em cada período representa uma camada da
tabela.
cartelas
aluno já. iniciado o bingo.
CONCLUSÕES: Os alunos se mostraram estimulados pelo bingo periódico, favorecendo o acesso a
conteúdos de forma lúdica. Esse trabalho foi de alto valor contribuindo para uma
interação entre os discentes. Com isso a realização das atividades feitas de forma
descontraída em um ambiente alegre e favorável ajudando a resgatar suas
habilidades mostrando conceitos motivação e estimulando o aluno a pensar na
construção de objetivos. O trabalho com atividade lúdica mostrou-se uma boa
alternativa, tendo a participação ativa no processo ensino-aprendizagem como
condição fundamental para a construção do conhecimento.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente a DEUS ao programa institucional bolsa de iniciação a docência
(PIBID) CAPES, IF – SERTÃO campus Floresta-PE e Proª. Drª FILHA, V.L.S.A.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALONSO, J. T., CATURLA, E. F. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz, 8º edição. São Paulo, Pág. 40, 1999.
CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem, 19ª edição. Petrópolis: Editoras Vozes, Pág. 252. 1986.