TÍTULO: A Química está em tudo!

AUTORES: Leal, R.C. (UFPI) ; Moita Neto, J.M. (UFPI)

RESUMO: O objetivo da ciência química, com a contribuição dos profissionais de outras áreas específicas, é sempre proporcionar conforto e bem-estar para a sociedade. Para os cidadãos, apenas usuários dos mais variados tipos de tecnologias e materiais lançados diariamente no mercado, é difícil realizar a interconexão de saberes. A ideia central deste trabalho é explorar como a Química de Colóides e Superfície está inserida diretamente no cotidiano através da leitura de crônicas acadêmicas(TDCs) previamente selecionadas, pelos alunos participantes da pesquisa.

PALAVRAS CHAVES: Química de Colóides; Interdisciplinaridade; Química de Interfaces

INTRODUÇÃO: Em 2011, foi celebrado o Ano Internacional da Química (AIQ-2011) em comemoração ao centenário do prêmio Nobel da Marie Sklodowska Curie. Houve uma mobilização em todo o país no intuito de tentar aproximar a ciência da sociedade, demostrando a importância da Química para o bem-estar de toda a humanidade. Vários artigos, conferências, palestras, vídeos foram elaborados neste sentido, dentre eles vale mencionar o trabalho do pesquisador brasileiro CÉSAR ZUCCO (2011), que publicou no editorial da revista Química Nova um texto mostrando as diversas facetas da Química. O desafio é imenso e em algumas disciplinas os exemplos de aplicações químicas só podem ser pontuais. A química é a ciência da transformação da matéria. Quem transforma a matéria tem que saber como ela se constitui, como as propriedades da matéria podem ser aplicadas em dispositivos tecnológicos e nos demais produtos úteis a sociedade. De fato, a Química está em tudo, mas devemos fazer esta constante redescoberta, principalmente junto com nossos alunos. A principal dificuldade está em nossa especialização disciplinar, dominamos a química e pouco entendemos de outras áreas do conhecimento, deste modo fica difícil explicar com clareza o impacto da química e demais ciências sobre o cotidiano das pessoas. Há uma disciplina do currículo de Química da UFPI onde este trabalho é bastante facilitado, pois temos possibilidades de enfoque de diversas interfaces da química com o mundo. É a Química de Colóides e Superfícies. JAFELICCI JUNIOR e VARANDA (1999), exemplificam bem a vastidão de sistemas coloidais presentes no nosso dia a dia (sabonete, xampu, pasta de dente, espuma de barbear, manteiga, cremes, geleias, temperos, maionese, cerveja e sorvete), além da importância dos mesmos para a nossa sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: O livro, Crônicas Acadêmicas (ISBN 978-85-907005-1-7), foi avaliado como material de divulgação científica, pelos 22 alunos regularmente matriculados, na disciplina de Química de Colóides e Superfície implantada na grade curricular dos cursos (Licenciatura e Bacharelado) de Química da Universidade Federal do Piauí. Inicialmente foi feito uma seleção das crônicas que abordam temas tratados dentro da disciplina. Após a seleção das crônicas os alunos realizaram a leitura e uma posterior descrição dos conteúdos abordados em cada crônica selecionada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No livro Crônicas Acadêmicas, do autor piauiense Moita Neto (2009), os alunos envolvidos na pesquisa citaram várias passagens de onde os fenômenos da Química de Colóides e Química de Superfícies estão inseridos (Tabela 1), demonstrando a versatilidade e aplicabilidade de cada sistema de uma maneira clara, concisa e didática. Há uma semelhança do livro citado com um grande potencial de divulgação científica no estilo jornalístico para assuntos da Química e o cotidiano. Após ler as diversas crônicas os alunos podem ser incentivados a fazer a sua produção visando à integração dos conhecimentos teóricos com o ambiente em que estão inseridos. Neste mesmo livro (Moita Neto, 2009), dentro de um tema da disciplina (Química de Colóides e Superfície), há uma boa exemplificação da interdisciplinaridade ao assunto “tintas” abordado na crônica aula do futuro. Nela o autor envolve vários aspectos (multidisciplinaridade) e um olhar contextualizado da temática tintas sobre o ponto de vista de profissionais de diferentes áreas do saber (Português, História, Biologia, Gestão Ambiental, Química, Farmácia, Matemática, Informática, Economia, Sociologia, Marketing, Administração e Jornalismo).

Tabela 1. Conteúdos abordados de acordo com as respectivas crônicas



CONCLUSÕES: A contextualização e a interdisciplinaridade na abordagem de qualquer conteúdo de química coloca o docente diante de um grande desafio, pois não basta conhecer as tendências educacionais, os conteúdos da disciplina e está imerso numa mesma realidade dos alunos. É preciso realizar a conexão entre estes elementos. Iniciativas existem e precisam ser divulgadas, como forma de conhecimento e incentivo para a produção de novos materiais didáticos do mesmo estilo. É sabido que a Química está em tudo, mas é necessário que o docente mostre isto em cada passo para transmitir o saber com sabor.

AGRADECIMENTOS: Leal, R. C. agradece a CAPES pela bolsa de pesquisa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Jafelicci Junior, M.; Varanda, L. C. O Mundo dos Colóides. Quím. Nova na Escola. n. 9, p. 9-13, 1999. Moita Neto, J. M. Crônicas Acadêmicas. Halley S.A. Gráfica e Editora: Teresina-PI, 2009. Zucco. C. Química para um Mundo Melhor. Quím. Nova. Vol. 34, n. 5, p. 733, 2011.