TÍTULO: UMA ANÁLISE DAS HQS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS NOS LIVROS DE QUÍMICA RECOMENDADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO.

AUTORES: Almeida, F.S. (UFPI) ; Ataide, M.C.E.S. (UFPI)

RESUMO: Diversas são as estratégias utilizadas para ensinar conceitos considerados de difícil compreensão abordados em Química. Fórmulas químicas, modelos didáticos, experimentações e simbologias fazem parte dos conhecimentos exigidos na aprendizagem desta disciplina, ocasionando muitas vezes dificuldades para professores e alunos. Para esta pesquisa foi realizada a análise das Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramentas de ensino em alguns livros didáticos de Química recomendados pelo MEC e escolhidos nos anos de 2011 e 2012 para a rede pública de ensino dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Quimica; livros didáticos; HQS

INTRODUÇÃO: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), descreve que a garantia de igualdade na acessibilidade relacionadas à sua presença na escola são deveres do ensino. A dificuldade para manter esta lei presente no cotidiano escolar são muitas, entre elas podemos citar a falta de recursos no qual possam garantir aos professores uma didática eficiente para as disciplinas da área de exatas. Geralmente os resultados relacionados a estas disciplinas de maneira geral e específica a de Química não são positivos para os alunos da 1ª série do ensino médio, devido ao primeiro contato com conceitos que exigem complexidade de compreensão e abstração. Na intenção de tornar o ensino de conceitos químicos mais acessíveis aos alunos, o professor poderá utilizar várias estratégias para auxiliá-los nesta perspectiva, por exemplo: atividades experimentais, o uso da história da Química, os projetos de ensino, mapas conceituais, as histórias em quadrinhos (HQs), entre outros. As HQs podem ser utilizadas como um interessante recurso didático por apresentar várias qualidades, entre elas o uso de ilustrações de conceitos químicos envolvendo o lúdico e desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesta pesquisa optou-se em analisar dois livros didáticos da 1ª série do ensino médio recomendados pelo MEC e adotados pelas escolas públicas de ensino. Os livros analisados foram submetidos à avaliação em dois períodos distintos: do PNLEM/2008 e PNLD/2012. Echeverria, Mello e Gauche (2008), descrevem que o Programa Nacional do Livro Didático foi financiado com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF – este recebe, dentre outros, recursos do Banco Mundial. O PNLEM impõe ainda, segundo estes autores, “um padrão mínimo de qualidade aos livros didáticos oferecidos no mercado editorial brasileiro” (ECHEVERRIA; MELLO; GAUCHE, 2008, p. 81). Para a análise dos livros didáticos utilizamos um questionário com cinco perguntas abertas: a) O livro contém capítulos que utilizam HQs como ferramentas didáticas? E em quais os conteúdos elas aparecem? b) As HQs seguem algum tipo de ralação com Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)? c) A temática utilizada nas cenas das HQs corresponde ao assunto abordado? d) O livro didático contém outras estratégias didáticas que auxiliem o aluno e o professor?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Questão A: As respostas para o livro do PNLEM/2008 estão exibidas no quadro 1: O livro do PNLD/2012 não utiliza nenhuma HQ como ferramentas didáticas em nenhum dos capítulos propostos. Questão B: Observamos no livro do PNLEM/2008 que a obra traz pouca abordagem sobre estes temas, no qual são poucos explorados obtendo-se os seguintes resultados: No capítulo Primeira visão da química (aborda a tecnologia); nos capítulos Conhecendo a matéria e suas transformações e Explicando a matéria e suas transformações (abordam a sociedade). O livro do PNLD/2012 não utiliza nenhuma HQs que possam ser classificadas neste item analisado. Questão C: Observamos que nos capítulos do livro PNLEM/2008:1-Primeira visão da química; 3-Explicando a matéria e suas transformações;5-Classificação da tabela periódica;6-Ligação química;8-Ácidos bases e sais;9-Óxidos inorgânicos; 10- Reações químicas e 14-Cálculos estequiométricos, apresentam bons padrões de temática que se encaixam de acordo com o texto, e seguem uma ordem cronológica bem sucedida entre os personagens e a textualização do capítulo ajudando o leitor a ter uma melhor compreensão do conteúdo estudado. Veja o exemplo da figura 1 para ligações iônicas. QUESTÃO D: Observamos, através da análise que o livro do PNLEM/2008 apresenta as HQs como ferramentas de ensino e algumas sugestões de atividades experimentais. Enquanto que o livro submetido ao PNLD/2012 não utiliza HQs em sua composição, mas apresenta mapas conceituais como ferramenta didática em todos os capítulos sugeridos. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam a deficiência do uso de HQs como ferramenta didática de ensino no livro escolhido pelo PNLD/2012, já que no livros do PNLEM/2008 utilizam as HQs como estratégias de ensino em quase todos os capítulos.

Quadro 1

Quantidade de tirinhas encontrados nos capítulos do livro didático analisado.

FIGURA 1:

HQ apresentada no capítulo de Ligações Químicas Fonte: FELTRE (2004)

CONCLUSÕES: A utilização de HQs nos livros de Química pode ser considerada uma proposta que auxilia professores e alunos dentro de sala de aula possibilitando a construção de conhecimentos, significando muito mais que um simples aprendizado no qual leva ao aluno a chance de poder aproximar-se dos conteúdos e conceitos abordados na disciplina, muitas vezes considerados de difícil compreensão e que requer a abstração. O professor pode sugerir que os alunos construam suas histórias em quadrinhos sobre conceitos químicos levando estes a um caminho de comunicações entre o sujeito, a sala de aula e a sociedade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATAIDE, M. C. E. S. Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica. Dissertação de Mestrado. 2010. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do rio Grande do Norte, UFRN, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal. ECHEVERRIA, A.; MELLO, I.C.; GAUCHE, R. O Programa Nacional do Livro Didático de química no contexto da educação brasileira. In: ROSA, M.; ROSSI, A. Educação Química no Brasil. São Paulo Ed. Átomo, 2008, p. 63-84. LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 1996.