TÍTULO: A utilização da flor da Macroptilium lathyroides (feijão do campo), como indicador ácido-base no ensino de Química.
AUTORES: Almeida, F.S. (UFPI) ; Santos, A.M.S. (UFPI) ; Figueiredo, F.C. (CAT/UFPI) ; Passos, I.N.G. (UFPI) ; Santos Junior, J.R. (UFPI)
RESUMO: O ensino de disciplinas relacionadas a exatas no qual envolvem formulas,
experimentações e cálculos numéricos exigem estratégias e metodologias para o
auxilio de seu aprendizado. Dentro destas, aparece a disciplina de Química, no
qual se enquadra e possui todas essas dificuldades apontadas na maneira de como
será repassado seus conceitos, ocasionando assim o desenvolvimento de várias
pesquisas e trabalhos afim de amenizar estes empecilhos no ensino. Pensando
nisto, utilizamos o extrato da planta Macroptilium lathyroides, popularmente
conhecida como Feijão do Campo como técnica alternativa de ensino para o conceito
ácido-base relacionado a escala de pH do 1 ao 14, através da visualização das
diferentes cores obtidas.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Extrato da Macroptilium ; ácido-base
INTRODUÇÃO: Segundo Almeida e Ataíde (2011), a “Química é considerada de maneira geral ,
como sendo uma disciplina de difícil compreensão, consequentemente os alunos
apresentam muitas dificuldades em aprender esta disciplina”. Isso ocorre devido
a falta de percepção dos alunos assimilarem conceitos no qual envolvem a
abstração para seu aprendizado, necessitando de novas metodologias relacionadas
a experimentações ou ferramentas didáticas de ensino, ajudando o aluno a
aproximar-se da disciplina de Química.
Uma experimentação no qual corresponderá ao cotidiano do professor e aluno
em seu ambiente escolar é considerada uma ótima estratégia eficiente e
estimuladora para o ensino de Química, nesse sentido desenvolvemos este trabalho
utilizando um experimento com a planta Macroptilium lathyroides, popularmente
conhecida como Feijão do Campo rica em antocianinas, apresentando grande
quantidade de pigmento em suas pétalas sendo possível utilizar seu extrato como
indicador ácido base, por sua tendência à mudança de cor relacionada à
modificação do pH, fazendo com que os professores possam utilizar essas
soluções remetidas a escala de pH do 1 ao 14, ajudando os alunos a obterem na
pratica, a percepção de soluções ácidas e básicas através de colorações
específicas.
MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho procuramos utilizar materiais naturais de baixo custo e de
fácil acesso no qual envolvem poucos reagentes, optando assim pelo extrato da
planta Macroptilium lathyroides no qual os indicadores feitos a partir dela, são
simples e apresentam ótimos resultados em suas colorações. O extrato foi
preparado com 25 g de pétalas em 100 mL de álcool etílico PA da Synth, em um
béquer de 100 mL e transferido para um frasco de âmbar com tampa. Preparou-se
soluções de pH diferentes variando de 1 a 14, utilizando-se um pHmetro da
Methrom, em frascos transparentes de 10 mL. A cada frasco, adicionou-se 20 gotas
do extrato preparado, agitou-se lentamente e observou-se a coloração.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os valores referentes à variação do pH encontram-se na Figura- 1.
Dessa forma, podemos verificar que o experimento envolvendo o extrato da
Macroptilium lathyroides é uma ótima técnica de experimentação didática no qual
facilitará o aluno a compreender e obter uma noção sobre soluções ácidas e
basicas e sua escala de pH , através das colorações obtidas no qual quanto mais
ácido apresentará a cor rosa , quanto mais básico a cor verde escuro.
Figura 1:
Acompanhamento da evolução do pH utilizando-se o
extrato de Macroptilium lathyroides como indicador
ácido-base.
Figura 2:
Destaque da Flor da leguminosa Macroptilium
lathyroides utilizada como extrato indicador ácido-
base.
CONCLUSÕES: É importante salientar que uma experiência desta natureza contribui e muito não só
para a facilidade de aprendizado do aluno ,mais também para o professor ,no qual
pode fazer com que os mesmos possam se aproximar mais de conteúdos e conceitos
considerados de difícil compreensão como o de ácido e base , amenizando a
problemática relacionada a abstração necessária para o aprendizado em Química
através de técnicas concretas como essa utilizada em nosso trabalho.
AGRADECIMENTOS: Laboratório BioEletroquímica- UFPI
Laboratório de Biodiesel e Materiais- LBM – UFPI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.ALMEIDA, F. S. ; ATAIDE, M. C. E. S. ; A analise das historias em quadrinhos nos livros didáticos de Química. 4º Congresso Norte e Nordeste de Química, 2º Encontro Norte e Nordeste de Ensino em Química UFRN/2011.
2.CAVALHEIRO, C.C.S.; CAVALHEIRO,E.T.G; RAMOS, L.A. Determinação de nitrito em águas utilizando extrato de flores. Química Nova, Vol. 29, No. 5, 1114-1120, 2006.
3.GUIMARÃES, C. C. ; Experimentação no ensino de Química : Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, Abril de 2007.
4. ROSSI, A.; TERCI, D.B.L.; Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? Química Nova, Vol. 25, No. 4, 684-688,2002.
5. DIAS,M.V., GUIMARÃES,P.I.; Corantes Naturais: Extração e emprego como indicadores de pH. Química Nova na Escola, No. 17, Maio 2003.