TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS

AUTORES: Andrade, R.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Perdigão, C.H.A. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Albuquerque, B.C.P. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Barbosa, W.X. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Lima, K.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA)

RESUMO: O ensino de Química tem se mostrado desanimador aos olhos dos alunos, nessa perspectiva, buscou-se investigar sobre a importância do ensino de Química na concepção de alunos do ensino médio. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário no qual foram abordados temas relacionados à importância da Química e as suas contribuições na formação profissional e social dos alunos. Observando-se, após analise dos dados, o não entendimento dos alunos sobre a Química e sua identificação em seu cotidiano. Portanto, é importante investigar os fatores que estão interferindo no processo de ensino-aprendizagem em Química.

PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Química; Ensino médio

INTRODUÇÃO: O ensino de Química atualmente tem se mostrado desanimador aos olhos dos alunos, os quais por sua vez não conseguem correlacionar os conteúdos vistos em sala de aula com os fenômenos presentes em seu cotidiano, restringindo-se, portanto, unicamente a fórmulas e representações. Sobre esse aspecto, Brasil et al. (2011)afirma que,“ o ensino de Química nas escolas segue um ritmo acelerado da aprendizagem teórica, sem ligação com o cotidiano dos alunos e comunidade”. Este formato não oportuniza o desenvolvimento crítico-social dos alunos, distanciando-se, portanto, do real objetivo do ensino de Química, que segundo o PCNEM é “[...] possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. Desse modo, surge a necessidade de investigar quais as concepções dos alunos sobre a importância de estudar/aprender Química para sua formação profissional, como também enquanto indivíduos e cidadãos, visto que “os conhecimentos difundidos no ensino da Química permitem a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, contribuindo para que o indivíduo se veja como participante de um mundo em constante transformação”. (PCN, 1999). As respostas que se podem obter com essa investigação permitem tomadas de decisões didático-pedagógicas pelos docentes, contribuindo para a conexão escola-comunidade, no sentido de essa primeira ter a função social de adaptar-se às necessidades da segunda, inserindo ciência aos fatos e possibilitando uma visão de mundo articulada, no qual o aluno participe na sociedade de forma ativa e construtiva.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizou-se uma abordagem qualitativa descrita, cuja finalidade foi investigar quais as concepções dos alunos sobre a importância do estudar/aprender Química para sua formação profissional, como também enquanto indivíduos e cidadãos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos das três séries do ensino médio/profissional do IFPE campus Vitória, no município de Vitória de Santo Antão- PE, perfazendo um total de 100 alunos. Utilizou-se questionário como instrumento de pesquisa, esse composto por cinco questões: O que você entende por Química? Por que é importante estudar/aprender Química? Qual a importância das aulas de Química para a sua formação profissional? Qual a importância das aulas de Química para a sua formação enquanto individuo e cidadão? Você consegue relacionar a Química vista em sala de aula com algum fato do seu cotidiano? Cite exemplos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação ao entendimento de Química, a maioria afirmou não entender “nada”. Não houve menções sobre os objetos de estudo da Química, ou mesmo suas áreas de atuação, muitos atrelaram a Química estritamente a tópicos teóricos da disciplina, como: matéria e suas transformações, elementos químicos, funções inorgânicas, ligações químicas e reações. Poucos foram aqueles que relacionaram Química ao seu contexto ambiental, social e econômico. Em relação à importância de estudar/aprender Química, a maioria dos alunos afirmou ser importante para a compreensão de aspectos ambientais e de seu cotidiano. Alguns singularizaram a importância como sendo “apenas mais um a um componente curricular” cobrado em exames de seleção para o ingresso ao ensino superior. Sobre a importância da Química para formação profissional, a maioria desconhece a importância. Poucos foram aqueles que ressaltaram ser fundamental para suas formações, correlacionando-a as implicações ambientais e ao seu cotidiano. Em relação à importância da Química para a formação indivíduo/cidadão, houve uma igualdade no quantitativo de respostas entre os alunos que não compreendem essa importância e aqueles que compreendem. Ao questionar os alunos se eles conseguem relacionar a Química teórica com algum fato do seu cotidiano a maioria dos alunos afirmou que sim. Em sua maioria, correlacionaram a Química aos alimentos e a mudanças de estados físicos da água. Porém, houve aqueles alunos que afirmaram que a Química está presente em seu cotidiano, mas não sabiam identificar em que.

CONCLUSÕES: A partir dos dados obtidos, pode-se considerar que os alunos sabem da importância do ensino de Química para sua formação profissional ou enquanto individuo/cidadão. Porém, em sua maioria, não conseguem identificar de forma explícita essa importância. Dessa forma, é necessário um olhar mais atento às práticas pedagógicas no ensino de Química que se desenvolvem no IFPE Campus Vitória, visto que esses conhecimentos, além de contribuírem para o desenvolvimento social do aluno, são indispensáveis para a boa formação dos técnicos agrícolas.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ e IFPE. E a todos os alunos e professores do IFPE campus Vitória que colaboraram para o desenvolvimento da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: 1998. BRASIL, Robledoet al. Utilizando a experimentação como uma estratégia pedagógica no estudo de reações orgânicas. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 35., 2011, Rio Grande, RS.