TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
AUTORES: Andrade, R.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Perdigão, C.H.A. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Albuquerque, B.C.P. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Barbosa, W.X. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Lima, K.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA)
RESUMO: O ensino de Química tem se mostrado desanimador aos olhos dos alunos, nessa
perspectiva, buscou-se investigar sobre a importância do ensino de Química na
concepção de alunos do ensino médio. Utilizando-se como instrumento de coleta de
dados um questionário no qual foram abordados temas relacionados à importância da
Química e as suas contribuições na formação profissional e social dos alunos.
Observando-se, após analise dos dados, o não entendimento dos alunos sobre a
Química e sua identificação em seu cotidiano. Portanto, é importante investigar os
fatores que estão interferindo no processo de ensino-aprendizagem em Química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Química; Ensino médio
INTRODUÇÃO: O ensino de Química atualmente tem se mostrado desanimador aos olhos dos alunos,
os quais por sua vez não conseguem correlacionar os conteúdos vistos em sala de
aula com os fenômenos presentes em seu cotidiano, restringindo-se, portanto,
unicamente a fórmulas e representações. Sobre esse aspecto, Brasil et al.
(2011)afirma que,“ o ensino de Química nas escolas segue um ritmo acelerado da
aprendizagem teórica, sem ligação com o cotidiano dos alunos e comunidade”.
Este formato não oportuniza o desenvolvimento crítico-social dos alunos,
distanciando-se, portanto, do real objetivo do ensino de Química, que segundo o
PCNEM é “[...] possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos
em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação
com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas
e econômicas”.
Desse modo, surge a necessidade de investigar quais as concepções dos
alunos sobre a importância de estudar/aprender Química para sua formação
profissional, como também enquanto indivíduos e cidadãos, visto que
“os conhecimentos difundidos no ensino da Química permitem a construção de uma
visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, contribuindo para que o
indivíduo se veja como participante de um mundo em constante transformação”.
(PCN, 1999).
As respostas que se podem obter com essa investigação permitem tomadas de
decisões didático-pedagógicas pelos docentes, contribuindo para a conexão
escola-comunidade, no sentido de essa primeira ter a função social de adaptar-se
às necessidades da segunda, inserindo ciência aos fatos e possibilitando uma
visão de mundo articulada, no qual o aluno participe na sociedade de forma ativa
e construtiva.
MATERIAL E MÉTODOS: Utilizou-se uma abordagem qualitativa descrita, cuja finalidade foi investigar
quais as concepções dos alunos sobre a importância do estudar/aprender Química
para sua formação profissional, como também enquanto indivíduos e cidadãos.
Os sujeitos da pesquisa foram os alunos das três séries do ensino
médio/profissional do IFPE campus Vitória, no município de Vitória de Santo
Antão- PE, perfazendo um total de 100 alunos.
Utilizou-se questionário como instrumento de pesquisa, esse composto por cinco
questões: O que você entende por Química? Por que é importante estudar/aprender
Química? Qual a importância das aulas de Química para a sua formação
profissional? Qual a importância das aulas de Química para a sua formação
enquanto individuo e cidadão? Você consegue relacionar a Química vista em sala
de aula com algum fato do seu cotidiano? Cite exemplos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação ao entendimento de Química, a maioria afirmou não entender “nada”.
Não houve menções sobre os objetos de estudo da Química, ou mesmo suas áreas de
atuação, muitos atrelaram a Química estritamente a tópicos teóricos da
disciplina, como: matéria e suas transformações, elementos químicos, funções
inorgânicas, ligações químicas e reações. Poucos foram aqueles que relacionaram
Química ao seu contexto ambiental, social e econômico.
Em relação à importância de estudar/aprender Química, a maioria dos
alunos afirmou ser importante para a compreensão de aspectos ambientais e de seu
cotidiano. Alguns singularizaram a importância como sendo “apenas mais um a um
componente curricular” cobrado em exames de seleção para o ingresso ao ensino
superior.
Sobre a importância da Química para formação profissional, a maioria
desconhece a importância. Poucos foram aqueles que ressaltaram ser fundamental
para suas formações, correlacionando-a as implicações ambientais e ao seu
cotidiano.
Em relação à importância da Química para a formação indivíduo/cidadão,
houve uma igualdade no quantitativo de respostas entre os alunos que não
compreendem essa importância e aqueles que compreendem.
Ao questionar os alunos se eles conseguem relacionar a Química teórica
com algum fato do seu cotidiano a maioria dos alunos afirmou que sim. Em sua
maioria, correlacionaram a Química aos alimentos e a mudanças de estados físicos
da água. Porém, houve aqueles alunos que afirmaram que a Química está presente
em seu cotidiano, mas não sabiam identificar em que.
CONCLUSÕES: A partir dos dados obtidos, pode-se considerar que os alunos sabem da importância
do ensino de Química para sua formação profissional ou enquanto individuo/cidadão.
Porém, em sua maioria, não conseguem identificar de forma explícita essa
importância. Dessa forma, é necessário um olhar mais atento às práticas
pedagógicas no ensino de Química que se desenvolvem no IFPE Campus Vitória, visto
que esses conhecimentos, além de contribuírem para o desenvolvimento social do
aluno, são indispensáveis para a boa formação dos técnicos agrícolas.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ e IFPE. E a todos os alunos e professores do IFPE campus Vitória que
colaboraram para o desenvolvimento da pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: 1998.
BRASIL, Robledoet al. Utilizando a experimentação como uma estratégia pedagógica no estudo de reações orgânicas. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 35., 2011, Rio Grande, RS.