TÍTULO: A QUÍMICA ONTEM E HOJE: UMA NOVA VISÃO DA QUÍMICA PELOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UAB DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MA
AUTORES: Santos, M.O. (IFMA) ; Santos, R.T.F. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)
RESUMO: É evidente a importância da Química no desenvolvimento do país, embora nem toda a
sociedade tenha esta visão favorável a ela, fato resultante em grande parte dos
meios de comunicação em geral, das crenças populares e do modo que o ensino de
química e de ciências, vem sendo transmitido nas escolas. A fim de verificar essa
percepção, buscou-se avaliar a visão da Química, dos alunos do curso de
licenciatura em Química da UAB do município de Caxias, MA. A pesquisa foi
realizada com duas turmas, 4° e 5° períodos. Percebeu-se que os alunos no início
do curso, sentiam dificuldades em entender alguns conteúdos de química cuja
limitações proviam da ensino básico. No decorrer do curso, tais dificuldades foram
sendo supridas, permitindo um maior entendimento dos assuntos abordados.
PALAVRAS CHAVES: Licenciatura em Química; Ensino de Química; UAB
INTRODUÇÃO: As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Química são notórias uma
vez que os professores encontram-se atrelados a uma metodologia tradicional e
que os alunos costumam ter uma aversão aos conteúdos desta disciplina, por
considerá-los de difícil compreensão. Isso nos leva a uma busca incessante por
alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade, para tanto, muitos
estudos têm sido realizados, com o objetivo de encontrar essas alternativas que
possam melhorar o ensino de Química (WANDERLEY et. al., 2005). Com isso surge
uma preocupação: Qual a visão da Química em si, aos acadêmicos do curso de
Química Licenciatura? Onde os mesmos serão futuros docentes, e consequentemente
deverão ter amor por profissão e por sua área, a Química. Uma vez que, os
futuros Químicos podem está dentro da sala de aula, e, além disso, os alunos
terão uma maior vontade de aprender. O presente trabalho teve por objetivos
observar a visão atual da Química dos alunos do curso de Licenciatura em Química
da UAB do pólo Caxias, bem como identificar as principais dificuldades desses
acadêmicos na educação básica e o seu olhar atual diante de suas dificuldades
enfrentadas.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como público alvo acadêmicos do curso de Química Licenciatura do
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, oferecido pela
Universidade Aberta do Brasil – UAB, no município de Caxias, MA. Foi aplicado aos
graduandos um questionário com oito questões objetivas, indagando itens sobre
aprendizagem da disciplina e suas perspectivas para sua futura profissão. A
pesquisa teve um total de 33 entrevistados, compreendendo alunos do 4° e 5°
períodos do curso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quanto aos resultados referentes ao desempenho na disciplina Química durante a
educação básica, 46% dos alunos se autoavaliaram como razoáveis, 40% bom e 6%
afirmaram ter sido muito bom. Com isso foi-se questionado a que o discente
atribuía o seu baixo desempenho na disciplina, e cerca de 51% afirmaram que sua
dificuldade estava ligada a entender cálculos e fórmulas, mas os outros 49%
ligaram a metodologia utilizada pela professor. Para Maldaner (2003), os
professores do Ensino Médio tendem a seguir as mesmas percepções a respeito de
química que tiveram durante sua formação acadêmica, derivada do positivismo. Os
entrevistados também indicaram o conteúdo em que mais sentiu dificuldade em
aprender (67%) foi Ligações Químicas. Quanto à escolha do curso, percebe-se que
os pais ou amigos tiveram pouca influência quanto a sua decisão (13%), 45%
escolheram o curso por afinidade com a disciplina, 26% por falta de opção e 16%
responderam outros. O curso á distância, diferente do presencial, oferece
flexibilidade ao aluno, pois o aluno se sente mais disponível a suas tarefas
diárias e ao estudo. Quando indagados sobre como avaliava seu entendimento de
Química hoje, durante o curso, cerca de 61% responderam que são boas. Os
participantes da pesquisa também relataram sobre suas perspectivas para sua
futura profissão e cerca de 43% afirmaram serem muito boas, seguidos de 36% que
afirmaram serem boas. Ressalta-se que nenhum deles afirmou sendo ruim sua
perspectiva. A avaliação mostrou também que 100% dos entrevistados afirmaram que
pretendem se especializar.
CONCLUSÕES: O estudo desenvolvido permitiu a investigação das principais dificuldades dos
discentes do curso de Licenciatura em Química do IFMA-UAB. Pôde-se perceber que
boa parte dos discentes tinham dificuldades em acompanhar a disciplina,
principalmente quando os assuntos envolviam cálculos e fórmulas, além da
metodologia adotada pelo professor. Percebeu-se que a grande maioria dos alunos
considera o seu nível de entendimento da disciplina bom, além de despertar seu
interesse em se especializar na área.
AGRADECIMENTOS: Ao IFMA pelo apoio institucional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MALDANER, Otávio A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Série Professores/ Pesquisadores. Ed. Unijuí, Ijuí (RS), 2003.
WANDERLEY, Kaline Amaral; SOUZA, Dayvison José P. de; BARROS, Luciana A. O.; SANTOS, Alberto; SILVA, Petronildo B.; SOUZA, Ana M. Alves de. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre química. Resultados preliminares. Resumo do I CNNQ: 2005.