TÍTULO: METODOLOGIA ALTERNATIVA: UM MÉTODO DE AUXILIAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS INGRESSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
AUTORES: Silva Costa, A.M. (UESPI) ; de Sousa Passos, C.N. (UESPI) ; Chaves de Moraes, T.D. (UESPI) ; da Luz Júnior, G.E. (UESPI)
RESUMO: O presente artigo tem por finalidade discutir a aplicação de dois jogos didáticos
e software no primeiro módulo do curso de Licenciatura Plena em Química da
Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Bem como levar em consideração o histórico
de aprendizado dos alunos, no qual se aplicou as metodologias alternativas de
ensino. Consequentemente pôde-se verificar, através de questionários, que a
maioria dos graduandos possui deficiências advindas do nível médio e por isso,
houve maior conscientização destes para o aprendizado dos tópicos do referido
conteúdo e para a formação acadêmica dos mesmos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Metodologias alternativas; Conscientização discente
INTRODUÇÃO: Ingressar na faculdade constitui-se motivação, curiosidade, medo do desconhecido
na mente da maioria dos calouros de qualquer graduação. O estudante, na
transição de nível médio a superior cria expectativas, por vezes, imaginárias a
respeito do curso, das disciplinas. Especialmente nos anos iniciais, e para
aqueles jovens que concluem o ensino médio e ingressam logo em seguida em um
curso superior, a universidade tem um impacto que vai além da profissionalização
(Almeida & Soares, 2003).
Os que buscam cursar Química, seja Licenciatura ou Bacharelado, conhecendo ou
não a diferença entre os dois níveis de graduação, acham que irão produzir
‘bombas’, passar a maioria do tempo dentro de um laboratório realizando
experimentos, ou, que o curso irá corrigir as deficiências trazidas do ensino
médio. Muitos se frustram ao iniciar o curso por desconhecerem tanto ao que se
estuda na sua grade curricular ou não conseguem adaptar-se aos conteúdos devido
a um ensino médio deficiente. Sendo esta, a maior dificuldade que os alunos
encontram ao se deparar com a disciplina de Química Geral no ensino superior, o
mau estudo dos conteúdos de Química no Nível Médio de Ensino.
Uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional e por vezes
ineficiente, é a utilização das metodologias alternativas. O uso dessas
atividades no Ensino de Ciências ou de Química é recente tanto nacional como
internacionalmente. Vários autores têm apresentado, por exemplo, os jogos, e
destacado sua eficiência para despertar o interesse dos alunos pela Química.
(SANTANNA, 2007).
O objetivo deste trabalho de pesquisa visa à aplicação de jogos
didáticos e softwares como meio de auxiliar no aprendizado de conteúdos da
Química e, por conseguinte, diagnosticar possíveis falhas advindas do nível
médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho configurou-se numa pesquisa experimental, onde foram analisadas
metodologias de jogo didático e software, buscando conhecer as influências na
aprendizagem dos alunos recém ingressos no curso de Química da Universidade
Estadual do Piauí (UESPI) em relação ao conteúdo Funções Inorgânicas e
Estequiometria.Os materiais utilizados nos jogos estavam direcionados a dois
tópicos do conteúdo Funções Inorgânicas: nomenclatura dos compostos (jogo I) e
neutralização ácido-base (jogo II). E o software utilizado, voltava-se ao
conteúdo Estequiometria. Abordando as Leis Ponderais.Antes de se aplicar os
jogos foi feita uma pequena revisão do conteúdo para que os alunos pudessem
entender os jogos, o mesmo processo foi feito com o software.Com relação ao jogo
I, foi feito o seguinte procedimento: os alunos receberam caixinhas contendo os
quadradinhos devidamente cortados, os quais continham diferentes cátions e
ânions.Depois de feito isso, explicou-se como montar as fórmulas químicas e
consequentemente o nome dos ácidos.
O jogo II, referente ao conteúdo neutralização ácido-base, consistiu-se na
confecção de quatro cartolinas e peças com nomes dos compostos, já prontos, no
que se referia à reação em questão. A intenção de se colocar compostos já
prontos e cortados em caixinhas, é que os alunos tivessem uma noção de mol. Com
isso, também foi proposto aos alunos que formassem os produtos da reação e após
isso, balanceassem a equação.
Com relação ao software, procurou-se um simulador onde se mostrava a
aplicabilidade das leis ponderais no cotidiano dos alunos, até para que se
iniciasse o conteúdo de estequiometria, dando-os uma revisão com relação a leis.
Realizado o processo foi respondido pelos alunos um questionário sobre suas
expectativas e quanto as metodologias aplicadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando se perguntavam de suas expectativas com relação ao curso de Química, 18
dos 20 alunos entrevistados (90%) foram categóricos em afirmar que esperam
assimilar ao máximo do conteúdo para que se tornem bons profissionais na área.
Os outros, 5% acharam que estudar Licenciatura Plena em Química os colocaria
numa posição melhor no mercado de trabalho, os outros 5% visam publicações
científicas ou graduações maiores(Mestrado,Doutorado). Uma pesquisa realizada na
Divisão de Assuntos Acadêmicos da Uespi - DAA revelou que o número de alunos
oriundos de escola pública que ingressaram no curso de Licenciatura Plena em
Química, nos anos de 2010 e 2011 é maior do que os de escola particular de
ensino. Parte dos dados constatados pela pesquisa dizem respeito aos que
disputam a vaga de ampla concorrência. Somado a estes, existem os cotitas, que
são exclusivos de escola pública de ensino e com isso, aumentam em quantidade do
número de ingressos no curso. (PESQUISA-DAA, 2012).
No que se refere a alunos matriculados, nos anos citados anteriormente,
verificou-se um aumento de 18% do primeiro semestre para o segundo e de menos de
1% para o ano seguinte. Alunos com matrícula cancelada diminuíram em 16,66%, e a
taxa de desistentes caiu em torno de 40%. Disso percebe-se que o corpo discente
oriundo de escola pública está se dedicando à formação acadêmica. Mas, ainda
pode-se verificar nesta pesquisa, que o número de concludentes oriundos de
escolas públicas constitui-se fator preocupante. Mesmo com um número
significativo de ingressos a cada ano e todo empenho verificado, percebe-se uma
dificuldade no aprendizado das principais disciplinas do curso, visto a
diminuição do número de alunos concludentes, apenas 25% se formaram no ano de
2011, ou seja, 04 alunos.
CONCLUSÕES: Com a aplicação da metodologia e posterior avaliação dos alunos através do
questionário no primeiro bloco de Química da UESPI, constatou-se que as
metodologias aplicadas obtiveram aceitação considerável visto a necessidade destes
alunos, primeiro aprenderem alguns conteúdos deficientes ao longo de sua
trajetória escolar em nível fundamental e médio e da conscientização destes em
melhorar como educadores. Fazendo com que estes acadêmicos sempre procurem exercer
seus papéis de educadores baseando-se no significativo aprendizado de seus futuros
alunos,melhorando o processo de ensino aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus pela vida e aprendizado cotidiano.A nossa família e colegas
acadêmicos e a professora Graça Ciríaco pelo apoio contínuo.
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