TÍTULO: A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

AUTORES: Andrade, R.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Perdigão, C.H.A. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Lima, K.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA)

RESUMO: Este trabalho apresenta resultados sobre as concepções de alunos do curso de Licenciatura Plena em Química do IFPE campus Vitória em relação à importância e às contribuições da prática experimental na formação dos futuros docentes. Nesse contexto, buscou-se identificar as contribuições da prática experimental como também a sua importância na construção do conhecimento Químico. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário composto por cinco questões. Após a análise de todas as respostas constatou-se o conhecimento dos licenciandos sobre os subsídios ofertados através da experimentação e a sua importância para a melhoria do ensino de Química.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Química; Formação de professores

INTRODUÇÃO: Atualmente, o ensino de Química tem se distanciado dos seus objetivos, que segundo o PCNEM é “[...] possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. (PCNEM). No entanto, as aulas de Química estão decorrendo de forma monótona e complexa, em que os alunos não conseguem correlacionar os conceitos científicos as suas realidades. A formação docente tem influenciado de forma direta nesse contexto e tem se tornado alvo de discussão no âmbito de pesquisas educacionais, como exemplo pode-se citar o trabalho de Silva et al., (2007), Costa(2010) e Barbosa (2011). Os cursos de Licenciatura em Química têm se prendido a modelos tecnicistas, alienados à aplicação de saberes descontextualizados e de forma acrítica. Nesse contexto, a prática experimental surge como instrumento de interação e integração ao conhecimento científico e à realidade que ele descreve. Em concordância com Millar (apud ARRUDA e LAGURU, 1998), “a ciência é uma troca irredutível entre experimento e teoria”. Portanto, a prática experimental é relevante na formação do licenciando, este que é formado para formar. Nessas perspectivas, é relevante investigar o uso da Prática Experimental nos cursos de formação de professores de Química, assim como as suas possíveis contribuições na construção do conhecimento químico, analisando a sua importância na formação docente.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente estudo foi realizado no IFPE campus Vitória, com alunos do 1º e 3º Período em Licenciatura Plena em Química. Utilizando uma abordagem qualitativa, cuja finalidade foi investigar a percepção desses alunos sobre a importância e as contribuições da prática experimental em sua formação. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário composto por cinco questões: O que você entende por Prática Experimental? Nas disciplinas do seu curso, há a realização de práticas experimentais? Em sua percepção a prática experimental contribui na construção do conhecimento Químico? Você como futuro docente utilizara práticas experimentais em suas aulas? Qual o grau de importância, em sua percepção, sobre a utilização da prática experimental no processo ensino-aprendizagem em Química? O questionário foi elaborado e disponibilizado virtualmente, através do aplicativo GoogleDocs, para o acesso de todos alunos, por um mês, totalizando 42 acessos com resposta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao questionar os licenciandos sobre o que eles entendem por prática experimental, todos, de uma forma singular afirmaram ser um instrumento mediador entre a prática e a teoria, o qual contribui para o processo de ensino- aprendizagem. Porém, dentre as suas concepções, interpretaram a prática experimental como forma de comprovação, compreensão, construção e de contextualização do conhecimento científico empírico/teórico abordado em aula. Todos, confirmaram a presença de práticas experimentais no decorrer do curso. Em relação à contribuição da prática experimental na construção do conhecimento químico, todos os licenciandos afirmaram que contribui para a aprendizagem em Química, justificando construir um intercâmbio entre o empírico e o teórico e também contribuir para o aprendizado de uma ciência experimental. Todos afirmaram que quando futuros docentes farão uso de práticas experimentais em suas aulas, para que o ensino de Química possa se aproximar aos objetivos propostos pelo PCNEM. Ao se questionar sobre o grau de importância da utilização da prática experimental no processo ensino-aprendizagem em Química, todos a consideraram um instrumento necessário ao processo de ensino-aprendizagem. Isso por a Química ser uma ciência que engloba outras ciências, além de suas relações sociais, ambientais e tecnológicas. As sua percepções em relação ao nível de importância variaram entre: importante, muito importante e fundamental na excelência do processo.

CONCLUSÕES: No âmbito da pesquisa, pode-se perceber que os licenciandos compreendem o emprego e os subsídios ofertados pela experimentação, como também sabem discutir e interpretar sua utilização na disciplina. Além de considerar seu emprego imprescindível para que ocorra uma aprendizagem significativa, no qual os seus futuros alunos possam articular o conhecimento cientifico a realidade que ele descreve. Dessa forma, pode-se considerar que a experimentação desempenha um papel indispensável para a melhoria do ensino de Química e suas implicações tecnológicas, sociais, culturais e ambientais.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ, ao IFPE e a todos os Licenciandos em Química do IFPE campus Vitória que contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARRUDA, S. M.; LAGURU, E. C. Questões Atuais no Ensino de Ciências. Roberto Nardi (org.). São Paulo: Editora Escrituras, 1998. Barbosa, Eduardo Fernandes. Aulas práticas de química na formação profissional: uma abordagem da importância e alguns aspectos relevantes. Enciclopédia biosfera.Goiânia, vol.7, N.12; 2011. Costa, Nelson Lage da.A Formação do Professor de Ciências para o Ensino da Química do 9° ano do Ensino Fundamental – A Inserção de uma Metodologia Didática Apropriada nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Tese de mestrado.Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades. Duque de Caxias, 2010 Silva, José Luis P. B, et al.; A dimensão prática na licenciatura em química. In: REUNIÃO ANUAL SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 30. In: WORKSHOP DA ED-SBQ,4. São Paulo, 2007.