TÍTULO: A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
AUTORES: Andrade, R.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Perdigão, C.H.A. (IFPE CAMPUS VITÓRIA) ; Lima, K.S. (IFPE CAMPUS VITÓRIA)
RESUMO: Este trabalho apresenta resultados sobre as concepções de alunos do curso de
Licenciatura Plena em Química do IFPE campus Vitória em relação à importância e
às contribuições da prática experimental na formação dos futuros docentes. Nesse
contexto, buscou-se identificar as contribuições da prática experimental como
também a sua importância na construção do conhecimento Químico. O instrumento
utilizado para a coleta de dados foi um questionário composto por cinco
questões. Após a análise de todas as respostas constatou-se o conhecimento dos
licenciandos sobre os subsídios ofertados através da experimentação e a sua
importância para a melhoria do ensino de Química.
PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Química; Formação de professores
INTRODUÇÃO: Atualmente, o ensino de Química tem se distanciado dos seus objetivos, que
segundo o PCNEM é “[...] possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos
químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita
relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais,
políticas e econômicas”. (PCNEM). No entanto, as aulas de Química estão
decorrendo de forma monótona e complexa, em que os alunos não conseguem
correlacionar os conceitos científicos as suas realidades.
A formação docente tem influenciado de forma direta nesse contexto e tem se
tornado alvo de discussão no âmbito de pesquisas educacionais, como exemplo
pode-se citar o trabalho de Silva et al., (2007), Costa(2010) e Barbosa (2011).
Os cursos de Licenciatura em Química têm se prendido a modelos tecnicistas,
alienados à aplicação de saberes descontextualizados e de forma acrítica. Nesse
contexto, a prática experimental surge como instrumento de interação e
integração ao conhecimento científico e à realidade que ele descreve. Em
concordância com Millar (apud ARRUDA e LAGURU, 1998), “a ciência é uma troca
irredutível entre experimento e teoria”. Portanto, a prática experimental é
relevante na formação do licenciando, este que é formado para formar.
Nessas perspectivas, é relevante investigar o uso da Prática Experimental nos
cursos de formação de professores de Química, assim como as suas possíveis
contribuições na construção do conhecimento químico, analisando a sua
importância na formação docente.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente estudo foi realizado no IFPE campus Vitória, com alunos do 1º e 3º
Período em Licenciatura Plena em Química. Utilizando uma abordagem qualitativa,
cuja finalidade foi investigar a percepção desses alunos sobre a importância e
as contribuições da prática experimental em sua formação.
O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário composto por
cinco questões: O que você entende por Prática Experimental? Nas disciplinas do
seu curso, há a realização de práticas experimentais? Em sua percepção a prática
experimental contribui na construção do conhecimento Químico? Você como futuro
docente utilizara práticas experimentais em suas aulas? Qual o grau de
importância, em sua percepção, sobre a utilização da prática experimental no
processo ensino-aprendizagem em Química?
O questionário foi elaborado e disponibilizado virtualmente, através do
aplicativo GoogleDocs, para o acesso de todos alunos, por um mês, totalizando 42
acessos com resposta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao questionar os licenciandos sobre o que eles entendem por prática
experimental, todos, de uma forma singular afirmaram ser um instrumento mediador
entre a prática e a teoria, o qual contribui para o processo de ensino-
aprendizagem. Porém, dentre as suas concepções, interpretaram a prática
experimental como forma de comprovação, compreensão, construção e de
contextualização do conhecimento científico empírico/teórico abordado em aula.
Todos, confirmaram a presença de práticas experimentais no decorrer do curso.
Em relação à contribuição da prática experimental na construção do conhecimento
químico, todos os licenciandos afirmaram que contribui para a aprendizagem em
Química, justificando construir um intercâmbio entre o empírico e o teórico e
também contribuir para o aprendizado de uma ciência experimental. Todos
afirmaram que quando futuros docentes farão uso de práticas experimentais em
suas aulas, para que o ensino de Química possa se aproximar aos objetivos
propostos pelo PCNEM.
Ao se questionar sobre o grau de importância da utilização da prática
experimental no processo ensino-aprendizagem em Química, todos a consideraram um
instrumento necessário ao processo de ensino-aprendizagem. Isso por a Química
ser uma ciência que engloba outras ciências, além de suas relações sociais,
ambientais e tecnológicas. As sua percepções em relação ao nível de importância
variaram entre: importante, muito importante e fundamental na excelência do
processo.
CONCLUSÕES: No âmbito da pesquisa, pode-se perceber que os licenciandos compreendem o emprego
e os subsídios ofertados pela experimentação, como também sabem discutir e
interpretar sua utilização na disciplina. Além de considerar seu emprego
imprescindível para que ocorra uma aprendizagem significativa, no qual os seus
futuros alunos possam articular o conhecimento cientifico a realidade que ele
descreve.
Dessa forma, pode-se considerar que a experimentação desempenha um papel
indispensável para a melhoria do ensino de Química e suas implicações
tecnológicas, sociais, culturais e ambientais.
AGRADECIMENTOS: Ao CNPQ, ao IFPE e a todos os Licenciandos em Química do IFPE campus Vitória que
contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARRUDA, S. M.; LAGURU, E. C. Questões Atuais no Ensino de Ciências. Roberto Nardi (org.). São Paulo: Editora Escrituras, 1998.
Barbosa, Eduardo Fernandes. Aulas práticas de química na formação profissional: uma abordagem da importância e alguns aspectos relevantes. Enciclopédia biosfera.Goiânia, vol.7, N.12; 2011.
Costa, Nelson Lage da.A Formação do Professor de Ciências para o Ensino da Química do 9° ano do Ensino Fundamental – A Inserção de uma Metodologia Didática Apropriada nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Tese de mestrado.Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades. Duque de Caxias, 2010
Silva, José Luis P. B, et al.; A dimensão prática na licenciatura em química. In: REUNIÃO ANUAL SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 30. In: WORKSHOP DA ED-SBQ,4. São Paulo, 2007.