TÍTULO: APLICAÇÃO DO TEMA GERADOR BIODIESEL EM UM ESTUDO DE CASO NA AULA DE QUÍMICA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Chaves de Abreu, W. (UFPI) ; Brandão de Sousa, P. (UFPI) ; Miranda de Moura, E. (UFPI)
RESUMO: Ao relacionar os conteúdos de química abordados em sala de aula com experimentos
no laboratório de educação em química, torna-se mais fácil a compreensão por
parte dos alunos dos assuntos em foco. O biodiesel configura-se em um tema
alternativo a ser abordado no campo teórico e teórico-experimental do ensino por
movimentar uma discussão de cunho socioambiental e ao mesmo tempo tecnológica. E
uma das formas de avaliar os avanços da experimentação sobre biodiesel é aplicar
um questionário para os estudantes posteriores a uma aula teórica e a uma aula
teórico-experimental. Os resultados desse estudo de caso mostraram que após a
aula experimental os alunos responderam as questões de forma mais precisa e
coerente com o assunto.
PALAVRAS CHAVES: Biodiesel; Ensino de química; Experimento em química
INTRODUÇÃO: Uma das propostas atuais no ensino de química visa à aprendizagem por meio da
descoberta, na qual o professor, por meio de experimentos, auxilia os alunos a
tirar suas próprias conclusões a respeito do processo tratado, que seja de
interesse do aluno ou esteja voltado para aspectos do cotidiano ou de carreira
institucional (SCAFI, 2010).
A promoção de conhecimento por meio de aulas práticas torna-se mais
significativa quando o assunto a ser abordado tem a ver com pesquisas recentes
que envolvam novos desafios tecnológicos e que permitam a aplicação dos
conhecimentos prévios dos alunos de química e áreas afins, estimulando, assim, o
seu interesse científico (GERIS et al., 2007).
Desse modo, o tema gerador biodiesel, capaz de integrar diversos conceitos
químicos, enquadrasse nessa fundamentação por incentivar, de forma crítica, uma
discussão de cunho socioambiental, histórico, político e cultural. (VASCONCELOS
e LIMA, 2010).
Assim, o presente trabalho teve como objetivo um estudo de caso para avaliar o
impacto da temática biodiesel relacionada a conteúdos de Química do 3˚ Ano do
Ensino Médio para o ganho de conhecimentos pelos alunos da rede estadual de
ensino, na cidade de Teresina, no estado do Piauí.
MATERIAL E MÉTODOS: Baseando-se em (COSTA et al, 2006), primeiramente fez-se uma pesquisa nas
escolas da rede estadual de ensino localizadas em Teresina-Piauí com o intuito
de encontrar uma escola com capacidade de trabalhar experimentos no ensino de
química. Selecionada a escola, realizou-se uma palestra a fim de familiarizar os
alunos com a temática biodiesel e ao final aplicou-se um primeiro questionário
com cinco questões referente ao conteúdo teórico observado sobre biodiesel.
Posteriormente voltou-se a escola e desenvolveu-se com os alunos um experimento
ilustrativo referente à produção de biodiesel, aplicando em seguida um segundo
questionário com cinco questões referente ao conteúdo experimental observado
sobre biodiesel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O primeiro questionário foi aplicado aos alunos a fim de observar quanto os
mesmos absorviam sobre a temática biodiesel após a realização da palestra.
A Figura 1 ilustra o comparativo de erros e acertos dos alunos referentes às
questões contidas no primeiro questionário. Como se pode observar, apenas em uma
pergunta o percentual de acertos foi maior que o percentual de erros.
Esses resultados obtidos podem estar relacionados com a falta de interação dos
conteúdos de química ao cotidiano, pois ao se perguntar para os alunos o que era
triacilglicerídeos e qual a sua função química, bem como qual era a principal
reação química que ocorria para a produção de biodiesel, obteve-se uma maior
quantidade de erros. Vale ressaltar que esses conteúdos relacionados à química
do biodiesel estão associados a conteúdos programáticos para aulas de química do
3˚ no ensino médio.
O segundo questionário foi aplicado com o intuito de analisar quanto os alunos
absorviam de conhecimento ao participarem de uma atividade teórico-experimental
relacionada à química e ao cotidiano, cuja temática era biodiesel.
A partir da Figura 2 pode-se observar que todas as questões contidas neste
questionário foram respondidas de forma correta por maioria dos alunos. Esses
resultados mostram que a prática de realizar experimentos relacionados ao ensino
de química e ao cotidiano desperta a atenção dos alunos ao estudo de química,
podendo assim a química torna-se uma disciplina mais atraente. Quando comparado
com o primeiro questionário que foi aplicado aos alunos, quando os mesmos só
tinham visto o assunto teoricamente, os resultados do segundo questionário foram
mais satisfatório, confirmando a importância da experimentação no ensino de
química.
Figura 1
Resultado das respostas dos alunos referente ao
primeiro questionário
Figura 2
Resultado das respostas dos alunos referente ao
segundo questionário
CONCLUSÕES: A respeito do caso estudado, observou-se que o ensino de química ainda é tratado
como algo teórico e decorativo. Ao aplicar os questionários de avaliação dos
alunos referentes ao aprendizado dos conteúdos teóricos e teórico-experimental,
observou-se que os mesmos responderam melhor ao questionário referente ao assunto
teórico-experimental, apontando que a química ainda precisa sofrer modificações
com relação a metodologias utilizadas em sala de aula, uma vez que, ao se
trabalhar conteúdos de química na forma experimental, obtém-se uma maior
compreensão do conteúdo por parte dos alunos.
AGRADECIMENTOS: LBM - Laboratório de Biodiesel e Materiais, UFPI - Universidade Federal do Piauí
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, R. S. da; BONENBERGER, C. J.; MARTINS, T. L. C. Utilização do tema biodiesel em aulas de química experimental no EJA In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 29., 2006, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 2006.
GERIS, R.; SANTOS, N. A. C. dos; AMARAL, B. A,; MAIA, I. de S.; CASTRO, V. D.; CARVALHO, J. R. M. Biodiesel de soja – reação de transesterificação para aulas práticas de química orgânica. Quim. Nova, v. 30, n. 5, p. 1369-1373, 2007.
SCAFI, S. H. F. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química Nova na Escola. v. 32, n. 3, p. 176-183, 2010.
VASCONCELOS, T. B.; LIMA, R. M. Biodiesel: uma possibilidade de interdisciplinaridade na Química e as concepções dos professores de Ensino Médio de Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 2, p. 113-133, 2010.