TÍTULO: APLICAÇÃO DO TEMA GERADOR BIODIESEL EM UM ESTUDO DE CASO NA AULA DE QUÍMICA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Chaves de Abreu, W. (UFPI) ; Brandão de Sousa, P. (UFPI) ; Miranda de Moura, E. (UFPI)

RESUMO: Ao relacionar os conteúdos de química abordados em sala de aula com experimentos no laboratório de educação em química, torna-se mais fácil a compreensão por parte dos alunos dos assuntos em foco. O biodiesel configura-se em um tema alternativo a ser abordado no campo teórico e teórico-experimental do ensino por movimentar uma discussão de cunho socioambiental e ao mesmo tempo tecnológica. E uma das formas de avaliar os avanços da experimentação sobre biodiesel é aplicar um questionário para os estudantes posteriores a uma aula teórica e a uma aula teórico-experimental. Os resultados desse estudo de caso mostraram que após a aula experimental os alunos responderam as questões de forma mais precisa e coerente com o assunto.

PALAVRAS CHAVES: Biodiesel; Ensino de química; Experimento em química

INTRODUÇÃO: Uma das propostas atuais no ensino de química visa à aprendizagem por meio da descoberta, na qual o professor, por meio de experimentos, auxilia os alunos a tirar suas próprias conclusões a respeito do processo tratado, que seja de interesse do aluno ou esteja voltado para aspectos do cotidiano ou de carreira institucional (SCAFI, 2010). A promoção de conhecimento por meio de aulas práticas torna-se mais significativa quando o assunto a ser abordado tem a ver com pesquisas recentes que envolvam novos desafios tecnológicos e que permitam a aplicação dos conhecimentos prévios dos alunos de química e áreas afins, estimulando, assim, o seu interesse científico (GERIS et al., 2007). Desse modo, o tema gerador biodiesel, capaz de integrar diversos conceitos químicos, enquadrasse nessa fundamentação por incentivar, de forma crítica, uma discussão de cunho socioambiental, histórico, político e cultural. (VASCONCELOS e LIMA, 2010). Assim, o presente trabalho teve como objetivo um estudo de caso para avaliar o impacto da temática biodiesel relacionada a conteúdos de Química do 3˚ Ano do Ensino Médio para o ganho de conhecimentos pelos alunos da rede estadual de ensino, na cidade de Teresina, no estado do Piauí.

MATERIAL E MÉTODOS: Baseando-se em (COSTA et al, 2006), primeiramente fez-se uma pesquisa nas escolas da rede estadual de ensino localizadas em Teresina-Piauí com o intuito de encontrar uma escola com capacidade de trabalhar experimentos no ensino de química. Selecionada a escola, realizou-se uma palestra a fim de familiarizar os alunos com a temática biodiesel e ao final aplicou-se um primeiro questionário com cinco questões referente ao conteúdo teórico observado sobre biodiesel. Posteriormente voltou-se a escola e desenvolveu-se com os alunos um experimento ilustrativo referente à produção de biodiesel, aplicando em seguida um segundo questionário com cinco questões referente ao conteúdo experimental observado sobre biodiesel.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O primeiro questionário foi aplicado aos alunos a fim de observar quanto os mesmos absorviam sobre a temática biodiesel após a realização da palestra. A Figura 1 ilustra o comparativo de erros e acertos dos alunos referentes às questões contidas no primeiro questionário. Como se pode observar, apenas em uma pergunta o percentual de acertos foi maior que o percentual de erros. Esses resultados obtidos podem estar relacionados com a falta de interação dos conteúdos de química ao cotidiano, pois ao se perguntar para os alunos o que era triacilglicerídeos e qual a sua função química, bem como qual era a principal reação química que ocorria para a produção de biodiesel, obteve-se uma maior quantidade de erros. Vale ressaltar que esses conteúdos relacionados à química do biodiesel estão associados a conteúdos programáticos para aulas de química do 3˚ no ensino médio. O segundo questionário foi aplicado com o intuito de analisar quanto os alunos absorviam de conhecimento ao participarem de uma atividade teórico-experimental relacionada à química e ao cotidiano, cuja temática era biodiesel. A partir da Figura 2 pode-se observar que todas as questões contidas neste questionário foram respondidas de forma correta por maioria dos alunos. Esses resultados mostram que a prática de realizar experimentos relacionados ao ensino de química e ao cotidiano desperta a atenção dos alunos ao estudo de química, podendo assim a química torna-se uma disciplina mais atraente. Quando comparado com o primeiro questionário que foi aplicado aos alunos, quando os mesmos só tinham visto o assunto teoricamente, os resultados do segundo questionário foram mais satisfatório, confirmando a importância da experimentação no ensino de química.

Figura 1

Resultado das respostas dos alunos referente ao primeiro questionário

Figura 2

Resultado das respostas dos alunos referente ao segundo questionário

CONCLUSÕES: A respeito do caso estudado, observou-se que o ensino de química ainda é tratado como algo teórico e decorativo. Ao aplicar os questionários de avaliação dos alunos referentes ao aprendizado dos conteúdos teóricos e teórico-experimental, observou-se que os mesmos responderam melhor ao questionário referente ao assunto teórico-experimental, apontando que a química ainda precisa sofrer modificações com relação a metodologias utilizadas em sala de aula, uma vez que, ao se trabalhar conteúdos de química na forma experimental, obtém-se uma maior compreensão do conteúdo por parte dos alunos.

AGRADECIMENTOS: LBM - Laboratório de Biodiesel e Materiais, UFPI - Universidade Federal do Piauí

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, R. S. da; BONENBERGER, C. J.; MARTINS, T. L. C. Utilização do tema biodiesel em aulas de química experimental no EJA In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 29., 2006, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 2006. GERIS, R.; SANTOS, N. A. C. dos; AMARAL, B. A,; MAIA, I. de S.; CASTRO, V. D.; CARVALHO, J. R. M. Biodiesel de soja – reação de transesterificação para aulas práticas de química orgânica. Quim. Nova, v. 30, n. 5, p. 1369-1373, 2007. SCAFI, S. H. F. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química Nova na Escola. v. 32, n. 3, p. 176-183, 2010. VASCONCELOS, T. B.; LIMA, R. M. Biodiesel: uma possibilidade de interdisciplinaridade na Química e as concepções dos professores de Ensino Médio de Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 12, n. 2, p. 113-133, 2010.