TÍTULO: A utilidade de um minicurso laboratorial como contribuição para ensino aprendizado de química na Escola Municipal Professor Edgar Tito

AUTORES: Costa, M.G. (UESPI) ; Moreira, J.F.M. (UESPI) ; Silva, C.A.A. (UESPI) ; Gomes, D. (UESPI) ; Silva, T.R.R.C. (UESPI) ; Santos, R.S. (UESPI) ; Matos, A.S.C. (UESPI)

RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade trazer uma panorâmica da utilidade de um minicurso que contemple o processo que vincula a teoria a prática ao qual foi vivenciada por alunos do 9ª ano da Escola Municipal Prof. Edgar Tito, tendo como parâmetro a avaliação deste tipo de metodologia como situação de aprendizagem viável para o ensino básico. Neste contexto o mesmo mostrou-se útil para o desenvolvimento de conhecimentos, no sentido em que despertou o interesse e a motivação de forma prática e lúdica.

PALAVRAS CHAVES: MINICURSO; PRÁTICA EXPERIMENTAL; ENSINO

INTRODUÇÃO: O modelo tradicional de ensino na área das ciências naturais, incluindo nesse patamar a química, ainda é amplamente utilizado por educadores nas escolas de nível básico, desvirtuando a aprendizagem e tirando o foco do verdadeiro ato de ensinar, ao qual consiste em ato reflexivo e participativo de ambos os envolvidos no processo, professor e aluno, Segundo (CARRAHER, 1986), tal modelo educacional trata o conhecimento como mero conjunto de informações as quais são apenas reproduzidas aos alunos por parte dos professores, o que nem sempre se traduz em aprendizado significativo, visto que apenas o ato de memorizar conceitos e fórmulas não se traduz em aprendizado, sendo esquecidos em um período curto de tempo. Atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão dos fenômenos e métodos científicos atrelados à química. (MALDANER, 2003) declara que a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas de matérias, sendo iniciado a partir de um contexto específico, com a finalidade de que o aluno possa a partir daí acumular, organizar e relacionar as informações necessárias para a elaboração de conceitos fundamentais a disciplina, viabilizando a construção de sue próprio conhecimento, o que representa a iniciativa dos PCN, refletidas na própria formação acadêmica do profissional da educação, seja na sua prática docente, seja na elaboração de suas próprias metodologias. (VASCONCELOS, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi aplicado com os alunos das turmas do 9º ano da escola: Unidade Escolar Professor Edgar Tito, zona norte de Teresina, a escola oferece ensino fundamental e médio nos turnos manhã e tarde. A mesma apresenta uma estrutura bem ampla e um laboratório de ciências. O trabalho foi subdividido em etapas: revisão bibliográfica e elaboração de uma apostila, considerações sobre segurança laboratorial, conhecimentos de vidrarias, equipamentos e manuseio, aulas diferenciadas e por fim experimentos de acordo com os conteúdos ministrados em classe. Para fins avaliativos os alunos receberam questionários semiestruturados que procuraram evidenciar os benefícios do minicurso.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram avaliados 45 alunos do 9º Ano a cerca da contribuição do minicurso para a compreensão dos conteúdos de química abordados em sala de aula que de acordo com a figura 1, para a maioria dos alunos (76%) o minicurso aplicado ajudou a esclarecer dúvidas e obter mais conhecimento sobre os assuntos de química. Com relação à realização do minicurso mostrou de forma interessante e proporcionou uma série de aspectos positivos, dentre eles a interação dos alunos com a prática experimental, representou uma metodologia inovadora para a realidade escolar dos mesmos bem como um caráter motivacional despertando o interesse do aluno para a busca do conhecimento. Sobre a compreensão da importância entre a teoria e a prática, os alunos relataram que tal iniciativa contribui de forma eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e lúdico, pois os mesmos compreendem que em um contexto onde a educação é tratada como mero processo de assimilação de conceitos, fora de um contexto específico a criação de situações de aprendizagem viabilizam o desenvolvimento cognitivo, aspecto crítico e social, contribuindo para a formação de opiniões concretas e transformadoras. Em vista destes paradigmas é que o trabalho tem como objetivo demonstrar que através de um minicurso de química voltado para conhecimentos laboratoriais, pode se chegar a aproximação do aluno com a ciência, bem como da teoria com a prática inovando na prática educacional.

Figura 1 - Avaliação do minicurso para o entendimento dos assuntos de



CONCLUSÕES: O minicurso representou uma alternativa viável para que o conhecimento seja construído através de uma nova perspectiva, onde o aluno através de um ensino contextualizado e enquadrado em metodologias adequadas seja capaz de intervir em seu próprio aprendizado, construindo ideias críticas, ou seja, assumindo o papel de protagonista no processo de ensino aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARRAHER, T. N. Ensino de ciências e desenvolvimento cognitivo. Coletânea do II Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia". São Paulo, FEUSP, 1986. MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuidade de Professores de Química. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003. VASCONCELOS, M. L. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2ª edição. São Paulo: Mackenzie/Cortez, 2005.