TÍTULO: Biodiesel a partir de Óleo de fritura em destaque na Contextualização do Ensino de Química

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Maciel, A.M. (UECE)

RESUMO: Introduzir em sala de aula o biodiesel a partir de óleo de fritura usado como tema, no momento em que os problemas ambientais estão em debate, a partir de uma prática interdisciplinar, é fundamental para o aluno compreender as questões relacionadas com esta fonte de energia. Contextualizar as aulas de Química utilizando o tema biodiesel como ferramenta motivadora do conhecimento e de uma aprendizagem efetiva através da integração de vários assuntos que o mesmo traz, como meio ambiente, poluição, efeito estufa, escassez do petróleo, necessidade de fontes alternativas de energia, questões ambientais pertinentes aos combustíveis e outros, torna as aulas mais dinâmicas.

PALAVRAS CHAVES: biodiesel; contextualização; ensino de química

INTRODUÇÃO: O biodiesel é uma oportunidade de se combinar vários assuntos e várias disciplinas. Trazer este tema para as salas de aula é permitir o estabelecimento de uma ponte para sair do ensino tradicional e conectar professores e alunos ao mundo em que vivem, e assim tornar a aprendizagem mais significativa, pois o biodiesel é um biocombustível que surge no cenário mundial como uma fonte de energia limpa alternativa, contribuindo com a redução dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Não basta, porém, trazer o tema sem uma abordagem metodológica que possibilite esta aprendizagem. Para isso poderão ser usadas aulas mais dinâmicas e práticas, ou seja, desafiar no estudante o uso do seu modelo mental na resolução de problemas propostos tornando-o um cidadão mais consciente para a preservação do meio ambiente e evitar assim uma futura escassez do petróleo com a introdução do biodiesel que é uma fonte de energia renovável. Para comprovar que o biodiesel de óleo de fritura é uma ferramenta fundamental para conciliar conceitos químicos na disciplina de Química, este trabalho irá comprovar as vantagens da utilização do tema como um instrumento de ensino. A partir desta temática tão comentada no momento, e através dos resultados obtidos de uma pesquisa realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Fortaleza e com professores, após demonstração por meio de slides do Biodiesel a partir do óleo de fritura na contextualização do ensino de Química, o aluno teve mais interesse na preservação do meio ambiente, orientado a reduzir o impacto ambiental causado pelo óleo de fritura. O professor através desta temática poderá introduzir conceitos químicos por meio da interdisciplinaridade de vários assuntos que traz o biodiesel.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma revisão teórica fundamentada a partir de assuntos que tratavam da temática de obtenção de biodiesel com óleo vegetal de fritura usado, através de livros, artigos publicados, revistas científicas, dissertações e sites. O passo seguinte foi inserir de forma contextualizada na organização das atividades, relacionando inicialmente quais conteúdos químicos poderiam ser abordados por esta temática. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado a cinco (5) professores e cinquenta e seis (56) alunos do nono ano do Ensino Fundamental II da Escola EMEIF Faustino de Albuquerque, localizada em Fortaleza-CE. Esse questionário foi aplicado após apresentação de slides na sala de multimídia, no dia 03 de Junho de 2011, com a presença de alunos do ensino fundamental II e professores da disciplina de Ciências. A apresentação ilustrada da temática deu-se através da demonstração de aula experimental realizada no II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia 07 a 09 de outubro de 2010 - Artigo número: 210, onde foi demonstrado como é obtido o biodiesel a partir do óleo de fritura usado. Para finalizar, foi aplicado após a apresentação, um questionário para os alunos e outro para os professores com a intenção de sondar se os objetivos foram alcançados, e a partir daí comprovar que através da contextualização de temas atuais como biodiesel é possível conciliar conceitos químicos de forma não memoriável através de aulas mais dinâmicas que despertam o interesse do aluno pelo assunto de modo a torná-los cidadãos que prezem pela preservação do meio ambiente e as aulas se tornem mais atrativas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira questão os professores responderam se o tema biodiesel já foi dado e discutido em suas aulas. Como eles normalmente seguem o programa adotado pelo livro didático, apenas 20% respondeu que discutiu o tema em sala de aula. Na segunda questão foi perguntado se o livro didático adotado pela escola aborda o biodiesel em seu conteúdo. A maioria (60%) respondeu que o livro adotado pelo PNLD não aborda o tema biodiesel, 20% afirma que o livro trata de outros assuntos da atualidade e indicam inclusive sites em que o aluno ou o professor possa se aprofundar sobre o assunto, e os outros 20% respondeu que apesar do livro não tratar do assunto, achou que a temática pode ser abordada com o objetivo de despertar o interesse pela química e pela preservação do meio ambiente. Foi questionado aos alunos o que eles entendem por biodiesel, com o objetivo de sondar os seus conhecimentos após a exibição do assunto e uma grande percentagem (50%) respondeu que o biodiesel é um combustível renovável não poluente, 16% respondeu que biodiesel é um combustível feito de óleo de sementes de plantas, 21%, que um combustível que não polui o meio ambiente e 13% nada respondeu. Solicitou-se aos alunos para assinalarem os itens que são matérias-primas para o biodiesel dentre eles estavam: soja, milho, canola, mamona, vísceras de peixes, gordura animal, óleo de fritura usado e petróleo. A maioria acertou (58%), a minoria errou (28%) e os demais não souberam responder. Quando abordados se aulas com temas atuais como o biodiesel tornam a aula mais interessante e despertam a curiosidade e a pesquisa, 64% concorda, 24% não concorda e 12% não respondeu.

SIMPEQUI 2012 - Gráfico 5

O gráfico mostra a abordagem do biodiesel nos livros didáticos de Química.

SIMPEQUI 2012 - Gráfico 6

O gráfico mostra a abordagem das aulas práticas sobre biodiesel.

CONCLUSÕES: Foi demonstrado que o biodiesel a partir do óleo de fritura é um assunto que funciona como ferramenta integradora de vários conteúdos e de caráter transversal com muitos enfoques a serem trabalhados na sala de aula. Com os resultados apresentados neste trabalho podemos concluir que: a) grande parte dos docentes entrevistados não aborda o tema biodiesel em suas aulas; b) a maior parte dos professores conhece o biodiesel, identificam sua matéria-prima, suas vantagens, mas não o abordam em sala de aula; c) o livro didático analisado não aborda o tema.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGE, J. S. S. e DONNINI, S. M., Óleo de fritura usado: O que fazer?, notícia publicada em 15/08/06, Universidade Estadual Paulista–UNESP, São Paulo. Disponivel em: <http://www.sorocaba.unesp.br/noticias/artigos/?a=48 >. Acesso em: 15 maio 2011. BIOCOMBUSTÍVEL: Um tema para contextualizar as aulas de química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010. PARENTE, E. J. S. Biodiesel: Uma Aventura Tecnológica num País Engraçado. Fortaleza, CE: Tecbio, 2003. SANTOS, Ana Paula B. e PINTO, Ângelo C. Biodiesel: uma Alternativa de Combustível Limpo. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Vol. 31 N° 1, FEVEREIRO 2009 VASCONCELOS, Tatiana B. e LIMA, Rodrigo M. – Biodiesel: uma possibilidade de interdisciplinaridade na Química e as concepções dos professores de Ensino Médio de Campos dos Goytacazes /RJ, Brasil, nov, 2009. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/56005437/Artigo-de-Exemplo-Para-Alunos-Revista-Universidade-Petrobras> - Acesso em: 10 maio 2011.