TÍTULO: Educação Ambiental e Cidadania: Reportagem investigativa sobre a questão do lixo.

AUTORES: Oliveira, W.V. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo propor aos educandos uma aprendizagem interessante considerando as questões ecológicas, via educação ambiental, tomando como ponto de partida a vida cotidiana na cidade e na escola, cuja proposta foi oferecer as turmas da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Teresina-PI um aprendizado diferenciado visando a formação de um aluno-cidadão atuante na sociedade em que convive. Foi realizada uma gincana do conhecimento em Química sendo que uma das provas a serem realizadas seria elaborar uma reportagem investigativa em vídeo sobre a questão do lixo produzido na cidade e na escola. A proposta resultou em um trabalho organizado e interessante sendo apreciado pelos educandos e professores envolvidos.

PALAVRAS CHAVES: lixo; educação ambiental; cidadania

INTRODUÇÃO: Modificar nosso método educativo, tornando este adequado às exigências das necessidades do mundo atual, em busca da qualidade de uma educação democrática e de inclusão, atende aos princípios legais da LBD/96 e às recomendações dos PCNs. A Educação Ambiental é apresentada nos PCNs que afirmam que se deve considerar a relação ser humano e natureza, sociedade e cultura. A Educação Ambiental não tem um currículo definido e integra-se em diversas disciplinas escolares. O ensino de Química torna-se interessante quando consideramos as questões que envolvem e circundam nossa sociedade, pois possibilita uma melhor aprendizagem e atua como um agente para a consolidação da cidadania. O comportamento ambientalmente responsável e a ação transformadora na sociedade compartilha da alguns valores entre os quais destacam-se: autoestima, participação, solidariedade, diálogo, dignidade, tolerância, responsabilidade e respeito. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo promover metodologias diferenciadas para serem trabalhadas como uma alternativa educacional levada à prática a fim de se adquirir uma melhoria do ensino público. O trabalho foi desenvolvido por intermédio de uma gincana do conhecimento em Química, realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Química, com alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Teresina-PI.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se o trabalho por intermédio de uma gincana do conhecimento em química. O trabalho Foi desenvolvido com as turmas da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina-PI que foram dividias em quatro equipes. A gincana desenvolvida era composta por diversos tipos de atividades e provas a serem cumpridas. A principal prova realizada foi A Reportagem investigativa sobre a questão do lixo na cidade e na escola. As reportagens foram elaboradas e gravadas em vídeo pelos alunos em câmeras fotográficas em pontos estratégicos de Teresina e na Escola com o acompanhamento de um professor monitor do PIBID de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As reportagens gravadas em vídeo foram propostas com o intuito de despertar nos alunos a importância de se desenvolver uma consciência ecológica e o compartilhamento de idéias levando-se em consideração o papel da educação ambiental para se exercer a cidadania. Todas as reportagens foram elaboradas de maneira criativa. Professores e monitores do PIBID de Geografia e Química analisaram criteriosamente as reportagens. A reportagem melhor elaborada foi exibida no pátio para toda a comunidade escolar assistir. Todos se interessaram em aprender e compreender sobre a realidade da questão do lixo em nossa cidade e no próprio ambiente escolar. Essa experiência demonstrou para todos os alunos e funcionários presentes qual é o nosso papel como cidadão quanto a essa questão, como devemos descartar diversos tipos de materiais adequadamente seja em nossas casas, em lixeiras na rua por onde andamos ou na escola. Dentre alguns depoimentos de alunos, pode-se perceber que a conscientização ambiental começa em nós mesmos e não nos custa nada repassar essa idéia para as outras pessoas.

Figura 1

Reportagens

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir que quando relacionamos o ensino com nossa realidade de convivência obtêm-se resultados satisfatórios. Práticas pedagógicas como estas tornam o ensino motivador e interessante. Os professores necessitam ter conhecimento das estratégias didáticas e dos métodos de ensino que fazem com que os conteúdos sejam compreensíveis e atraentes para os estudantes para que assim promovam um desenvolvimento conceitual do conteúdo ao mesmo tempo em que propicie o desenvolvimento integral dos alunos para o exercício da cidadania.

AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, UFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARCELOS, V. Educação Ambiental: Sobre princípios, metodologias e atitudes. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Educação Ambiental: curso básico à distância. Brasília, 2001.