TÍTULO: Educação Ambiental e Cidadania: Reportagem investigativa sobre a questão do lixo.
AUTORES: Oliveira, W.V. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo propor aos educandos uma aprendizagem interessante
considerando as questões ecológicas, via educação ambiental, tomando como ponto de
partida a vida cotidiana na cidade e na escola, cuja proposta foi oferecer as
turmas da primeira série do ensino médio de uma escola pública de Teresina-PI um
aprendizado diferenciado visando a formação de um aluno-cidadão atuante na
sociedade em que convive. Foi realizada uma gincana do conhecimento em Química
sendo que uma das provas a serem realizadas seria elaborar uma reportagem
investigativa em vídeo sobre a questão do lixo produzido na cidade e na escola. A
proposta resultou em um trabalho organizado e interessante sendo apreciado pelos
educandos e professores envolvidos.
PALAVRAS CHAVES: lixo; educação ambiental; cidadania
INTRODUÇÃO: Modificar nosso método educativo, tornando este adequado às exigências das
necessidades do mundo atual, em busca da qualidade de uma educação democrática e
de inclusão, atende aos princípios legais da LBD/96 e às recomendações dos PCNs.
A Educação Ambiental é apresentada nos PCNs que afirmam que se deve considerar a
relação ser humano e natureza, sociedade e cultura. A Educação Ambiental não tem
um currículo definido e integra-se em diversas disciplinas escolares. O ensino
de Química torna-se interessante quando consideramos as questões que envolvem e
circundam nossa sociedade, pois possibilita uma melhor aprendizagem e atua como
um agente para a consolidação da cidadania. O comportamento ambientalmente
responsável e a ação transformadora na sociedade compartilha da alguns valores
entre os quais destacam-se: autoestima, participação, solidariedade, diálogo,
dignidade, tolerância, responsabilidade e respeito. Pensando nisso, este
trabalho tem como objetivo promover metodologias diferenciadas para serem
trabalhadas como uma alternativa educacional levada à prática a fim de se
adquirir uma melhoria do ensino público. O trabalho foi desenvolvido por
intermédio de uma gincana do conhecimento em Química, realizada pelo Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Química, com
alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da
cidade de Teresina-PI.
MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se o trabalho por intermédio de uma gincana do conhecimento em química. O
trabalho Foi desenvolvido com as turmas da primeira série do Ensino Médio de uma
escola pública de Teresina-PI que foram dividias em quatro equipes. A gincana
desenvolvida era composta por diversos tipos de atividades e provas a serem
cumpridas. A principal prova realizada foi A Reportagem investigativa sobre a
questão do lixo na cidade e na escola. As reportagens foram elaboradas e gravadas
em vídeo pelos alunos em câmeras fotográficas em pontos estratégicos de Teresina e
na Escola com o acompanhamento de um professor monitor do PIBID de Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As reportagens gravadas em vídeo foram propostas com o intuito de despertar nos
alunos a importância de se desenvolver uma consciência ecológica e o
compartilhamento de idéias levando-se em consideração o papel da educação
ambiental para se exercer a cidadania. Todas as reportagens foram elaboradas de
maneira criativa. Professores e monitores do PIBID de Geografia e Química
analisaram criteriosamente as reportagens. A reportagem melhor elaborada foi
exibida no pátio para toda a comunidade escolar assistir. Todos se interessaram
em aprender e compreender sobre a realidade da questão do lixo em nossa cidade e
no próprio ambiente escolar. Essa experiência demonstrou para todos os alunos e
funcionários presentes qual é o nosso papel como cidadão quanto a essa questão,
como devemos descartar diversos tipos de materiais adequadamente seja em nossas
casas, em lixeiras na rua por onde andamos ou na escola. Dentre alguns
depoimentos de alunos, pode-se perceber que a conscientização ambiental começa
em nós mesmos e não nos custa nada repassar essa idéia para as outras pessoas.
Figura 1
Reportagens
CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir que quando relacionamos o ensino
com nossa realidade de convivência obtêm-se resultados satisfatórios. Práticas
pedagógicas como estas tornam o ensino motivador e interessante. Os professores
necessitam ter conhecimento das estratégias didáticas e dos métodos de ensino que
fazem com que os conteúdos sejam compreensíveis e atraentes para os estudantes
para que assim promovam um desenvolvimento conceitual do conteúdo ao mesmo tempo
em que propicie o desenvolvimento integral dos alunos para o exercício da
cidadania.
AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, UFPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARCELOS, V. Educação Ambiental: Sobre princípios, metodologias e atitudes. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Educação Ambiental: curso básico à distância. Brasília, 2001.