TÍTULO: Construção de Tabela Periódica de material alternativo: Uma estratégia metodológica para o ensino de química.
AUTORES: Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo confeccionar tabelas periódicas feitas a partir de
materiais alternativos como uma ferramenta metodológica para alunos do ensino
médio. A proposta foi elaborada e aplicada aos alunos do 1º ano da Unidade Escolar
Professor Joca Vieira e pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação a Docência – Pibid, visando uma aprendizagem significativa dos conteúdos
abordados em sala de aula. Através do desenvolvimento das tabelas periódicas foi
possível observar que os alunos desenvolveram diversas habilidades e houve uma
melhora significativa na aprendizagem do conteúdo proposto.
PALAVRAS CHAVES: tabela periódica; ensino de química; Estratégia Metodológica
INTRODUÇÃO: Segundo Rosa e Rossi (2008) a busca por novas metodologias e estratégias de
ensino para a motivação da aprendizagem, que sejam acessíveis, modernas e de
baixo custo, é sempre um desafio para os professores.
O Ensino da Química e, em particular, o tema Tabela Periódica, praticado em um
grande número de escolas, está muito distante do que se propõe, isto é, o ensino
atual privilegia aspectos teóricos de forma tão complexa que se torna abstrato
para o educando. [...] A elaboração da tabela periódica tal qual é conhecida
hoje é um bom exemplo de como o homem, através da ciência, busca a
sistematização da natureza. A tabela reflete, assim, de forma bastante intensa,
o modo como o homem raciocina e como ele vê o Universo que o rodeia. (Trassi e
cols., 2001)
Através da utilização de materiais alternativos para a produção das tabelas
periódicas, é possível ampliar visão dos alunos sobre a química, observando que
a mesma está presente em seu cotidiano, contribuindo com suas diversas funções e
aplicabilidades e promovendo uma conscientização ambiental visto que alguns dos
materiais utilizados iriam ser destinados ao lixo provocando nos alunos uma
percepção dos impactos ambientais.
Este trabalho objetiva a aprendizagem do conteúdo tabela periódica através de
sua confecção utilizando materiais alternativos e de baixo custo, enfatizando as
informações que a mesma oferece como: posicionamento dos elementos químicos,
disposição de grupos e famílias, número atômico, massa atômica entre outros. A
elaboração das tabelas foi realizada mediante a explanação deste conteúdo pelos
docentes da escola e sob a supervisão dos bolsistas do programa Pibid, mostrando
a importância dos materiais alternativos no ensino de química tornando o espaço
da sala de aula um ambiente mais agradável e prazero
MATERIAL E MÉTODOS: A seguinte pesquisa possui uma abordagem qualitativa, tendo como fundamentação
os livros de química adotados pela escola. Tendo em vista as dificuldades dos
alunos em assimilar as informações que a tabela periódica oferece foi feita uma
revisão pelos docentes da escola a fim de esclarecer todas as possíveis duvidas
a cerca do tema proposto, em seguida os alunos pesquisaram a disposição dos
elementos químicos, numero atômico e numero de massa.
A priori, os alunos foram divididos dois grupos para promover uma interação onde
os materiais utilizados foram escolhidos pelos mesmos. As tabelas foram de dois
tipos: O primeiro modelo foi confeccionado com caixas de fósforo, cartolina,
pincéis, cola, folhas impressas com as informações dos elementos químicos
(símbolo, nome, massa, número atômico) e recortes de livros e revistas com
exemplos da utilização dos elementos químicos no cotidiano. As caixas de fósforo
foram coladas no posicionamento dos elementos na tabela periódica, e em seguida,
na parte superior foram colados os símbolos dos elementos com suas informações e
ao lado um recorte para representar a sua utilidade e aplicação em nosso
cotidiano.
O segundo modelo foi confeccionado com isopor, papel madeira, copos
descartáveis, pincéis e cartolina. Na parte superior do isopor foi colado o
papel madeira e posteriormente foram colados pelo fundo e posicionados os copos
descartáveis seguindo os elementos na tabela periódica, seguido da elaboração de
fichas no formato arredondado de cartolina e da mesma largura do copo com as
informações dos elementos.
Ao término o trabalho foi exposto no pátio da escola, explicando aos demais as
diversas experiências adquiridas, a importância da aprendizagem da tabela
periódica e a importância e influencias dos elementos químicos no cotidiano
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As tabelas foram elaboradas pelos alunos do 1º ano do ensino médio, com a
supervisão dos bolsistas Pibid, onde todo o material utilizado ficou a critério
dos alunos decidirem em grupo, com o intuito de estimular os alunos ao trabalho
em conjunto e divisão de tarefas. Num primeiro momento os discentes consideraram
a tarefa difícil em virtude de não compreenderem a divisão da tabela periódica e
os seus elementos.
Observado essa dificuldade dos alunos, foi realizada uma revisão de
conteúdos pelos professores em sala de aula e sob supervisão dos bolsistas
Pibid, para que eles pudessem compreender a classificação dos elementos e a sua
localização na tabela. Feito isso cada grupo optou pelo material que queriam
utilizar na construção da sua tabela periódica.
A construção da tabela foi de grande valia para os estudantes, pois
proporcionou uma aprendizagem significativa. Cada grupo optou pelo seu material
alternativo, enxergando também os impactos ambientais que esses materiais
poderiam causar se não estivessem sendo aproveitados para a confecção das
tabelas.
A partir da construção das tabelas os alunos observaram a importância
do trabalho em grupo, e demonstraram bastante interesse pela disciplina não
deixando de enfatizar a importância da aula tradicional mais sim, mostrando
outras possibilidades de se ministrar um mesmo conteúdo.
Através da demonstração do interesse dos alunos pela disciplina em
métodos alternativos, impulsiona os docentes a cada vez mais optarem por
trabalhar os conteúdos de forma diferenciada, fazendo com que o ambiente da sala
de aula se torne um lugar mais prazeroso.
CONCLUSÕES: A construção de tabelas periódicas de materiais foi vista com uma ótima estratégia
de ensino, enfatizou diversos aspectos muito importantes para o ensino de química
como: o trabalho em grupo, a divisão de tarefas, a aprendizagem adquirida através
da experiência e a capacidade investigativa dos alunos vista pelos docentes de
forma positiva e integradora durante a abordagem do conteúdo. Permitiu também aos
alunos através do uso de recursos didáticos alternativos relacionar a teoria com a
prática observada em seu cotidiano funcionando como construtores de seu próprio
conhecimento.
AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, UFPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROSA, M.I.P. e ROSSI, A.V. Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008.
TRASSI, R.C.M.; CASTELLANI, A.M.; GONÇALVES, J.E. e TOLEDO, E.A. Tabela periódica interactiva: um estímulo à compreensão. Acta Scientiarum, v. 23, n. 6, p.1335-1339, 2001.