TÍTULO: CLUQUI: Uma nova metodologia do ensino de química.
AUTORES: Batista, P.H.J. (UFC) ; Mafezoli, J. (UFC) ; Barbosa, G. (UFC) ; Oliveira, C. (UFC) ; Ventura, B. (UFC) ; Morais, R. (UFC) ; Medeiros, J. (UFC) ; Vicente, K. (UFC) ; Gonçalves, S. (UFC) ; Luck, Y. (UFC)
RESUMO: O trabalho tem por objetivo principal criar e institucionalizar dentro das
escolas
de ensino médio da rede pública do estado do Ceará, um clube onde os alunos
poderão desenvolver atividades práticas e lúdicas que envolvam o aprendizado de
Química. O projeto visa atingir um grau de envolvimento entre Universidade e a
escola da rede pública, para que a meta de ingressar nos cursos de química da
faculdade seja estimulada e se possa atender toda a demanda de profissionais de
química que o estado proporciona. A via alternativa de se ensinar química
mostrou-
se ser bastante efetiva. Uma quantidade apreciável de alunos (26 ao todo) buscou
integralizar-se com o projeto. O CLUQUI conseguiu atrair a atenção destes alunos
e
despertar o interesse dos mesmos aos temas aplicados em sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; clube da química; parceria universidade-esc
INTRODUÇÃO: É sabido que os cursos de química, pelo menos aqui no estado do Ceará, não tem
uma boa procura. Um dos fatores que levam a baixa procura pelos cursos de
química pode ser a abordagem que é dada à disciplina no ensino médio.
Visando divulgar e popularizar a química no ensino médio, criou-se o Clube da
Química, o CLUQUI.
Esse projeto tenta criar uma parceria entre a Universidade ( Professores
Universitários e alunos de graduação e pós-graduação) e a Escola de ensino médio
da rede pública do estado do Ceará (Professores e alunos), para além de
popularizar a Química entre os jovens, fazer com que estes optem pelos cursos de
química ao prestarem vestibular, para que assim tenhamos recursos humanos
disponíveis para suprir toda a demanda de profissionais que o crescimento
iminente da região impõe.
Segundo Eliana Moraes de Santana “Grandes teóricos precursores de métodos ativos
da educação (Decroly, Piaget, Vigotsky, Elkonin, Huizinga, Dewey, Freinet,
Froebel) frisaram categoricamente a importância que os métodos lúdicos
proporcionam à educação de crianças, adolescentes e adultos, pois nos momentos
de maior descontração e desinibição, oferecidos pelos jogos, as pessoas se
desbloqueiam e descontraem, o que proporciona maior aproximação, uma melhoria
na integração e na interação do grupo, facilitando a aprendizagem.”
Os objetivos são atingidos utilizando-se artifícios como palestras e oficinas
educativas com temáticas simples e do cotidiano, além de visitas à Universidade
e realização de experimentos em laboratório.
Espera-se assim, que a química seja vista com outros olhos, e as relações entre
professores e alunos e entre os próprios alunos sejam fortalecidas e um
consequente melhoramento no processo ensino-aprendizagem seja alcançado.
MATERIAL E MÉTODOS: Para alcançar os objetivos propostos, os principais procedimentos adotados foram
desenvolver oficinas e palestras para estimular o interesse desses alunos pelo
Clube da Química (CLUQUI), cadastro dos alunos interessados para que eles se
sintam parte do clube, visitas periódicas à Universidade para que os alunos da
rede pública tenham uma maior proximidade com o meio universitário e a
realização de mini-cursos que tenham como tema assuntos relacionados à química
do cotidiano.
O primeiro passo para implantar o CLUQUI nas escolas foi criar o grupo gestor e
o grupo executor. O grupo gestor é formado por diretoria (Professores
responsáveis pelo projeto) e sócios efetivos (alunos de graduação e pós-
graduação), são estes que irão promover as oficinas, palestras e minicursos para
os sócios colaboradores, alunos da rede pública que constituem o grupo gestor.
A capacitação do grupo gestor se dará entre a parceria Universidade-Escola, ou
seja, dentro dos limites da Universidade e da Escola alvo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O clube da química por si só, não melhorou o desempenho dos alunos na disciplina
de química da escola de ensino médio onde foi instalado. Porém, despertou o
interesse destes aos assuntos abordados em sala e fez com que eles se engajassem
mais com as matérias lecionadas.
Espera-se um efeito a longo prazo, onde não só a aprendizagem será melhorada, em
função de um maior interesse, mas como também uma maior procura pelas áreas da
química no ensino superior.
A realização de atividades lúdico-educativas provou ser um método eficiente de
despertar interesse e estimular o estudo do conteúdo visto em sala de aula,
melhorando assim, a assimilação do conhecimento exposto.
Como o desempenho das oficinas foi bastante satisfatório, visto que os
alunos se engajaram bastante com as atividades, pode-se dizer que num primeiro
momento, o CLUQUI conseguiu alcançar seus objetivos principais.
O fluxograma abaixo mostra como se desenvolveram as atividades que seguiram até
aqui:
Fluxograma do CLUQUI
O fluxograma descreve as atividades desenvolvidas
pelo CLUQUI
CONCLUSÕES: O CLUQUI por ter uma abordagem diferente do ensino de química consegue atrair
muito mais alunos do que a metodologia convencional, sem contar, que por
desenvolver atividades de caráter lúdico-educativas, os alunos têm um maior
contato com redes de laboratórios e experimentos diversos, contribuindo assim para
uma maior aprendizagem dos conteúdos ensinados.
Podemos concluir que metodologias diferenciadas são alternativas válidas e
reprodutíveis para melhorar as relações aluno-professor e ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Ao órgão financiador do projeto, CNPQ e a Escola parceira que colaborou com o
trabalho, EEFM Joaquim Alves.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA,E.M. A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INSTITUTO DE FÍSICA -PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS.
http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo4.pdf
ACESSADO EM 25/05/2012 AS 17:57.