TÍTULO: CLUQUI: Uma nova metodologia do ensino de química.

AUTORES: Batista, P.H.J. (UFC) ; Mafezoli, J. (UFC) ; Barbosa, G. (UFC) ; Oliveira, C. (UFC) ; Ventura, B. (UFC) ; Morais, R. (UFC) ; Medeiros, J. (UFC) ; Vicente, K. (UFC) ; Gonçalves, S. (UFC) ; Luck, Y. (UFC)

RESUMO: O trabalho tem por objetivo principal criar e institucionalizar dentro das escolas de ensino médio da rede pública do estado do Ceará, um clube onde os alunos poderão desenvolver atividades práticas e lúdicas que envolvam o aprendizado de Química. O projeto visa atingir um grau de envolvimento entre Universidade e a escola da rede pública, para que a meta de ingressar nos cursos de química da faculdade seja estimulada e se possa atender toda a demanda de profissionais de química que o estado proporciona. A via alternativa de se ensinar química mostrou- se ser bastante efetiva. Uma quantidade apreciável de alunos (26 ao todo) buscou integralizar-se com o projeto. O CLUQUI conseguiu atrair a atenção destes alunos e despertar o interesse dos mesmos aos temas aplicados em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; clube da química; parceria universidade-esc

INTRODUÇÃO: É sabido que os cursos de química, pelo menos aqui no estado do Ceará, não tem uma boa procura. Um dos fatores que levam a baixa procura pelos cursos de química pode ser a abordagem que é dada à disciplina no ensino médio. Visando divulgar e popularizar a química no ensino médio, criou-se o Clube da Química, o CLUQUI. Esse projeto tenta criar uma parceria entre a Universidade ( Professores Universitários e alunos de graduação e pós-graduação) e a Escola de ensino médio da rede pública do estado do Ceará (Professores e alunos), para além de popularizar a Química entre os jovens, fazer com que estes optem pelos cursos de química ao prestarem vestibular, para que assim tenhamos recursos humanos disponíveis para suprir toda a demanda de profissionais que o crescimento iminente da região impõe. Segundo Eliana Moraes de Santana “Grandes teóricos precursores de métodos ativos da educação (Decroly, Piaget, Vigotsky, Elkonin, Huizinga, Dewey, Freinet, Froebel) frisaram categoricamente a importância que os métodos lúdicos proporcionam à educação de crianças, adolescentes e adultos, pois nos momentos de maior descontração e desinibição, oferecidos pelos jogos, as pessoas se desbloqueiam e descontraem, o que proporciona maior aproximação, uma melhoria na integração e na interação do grupo, facilitando a aprendizagem.” Os objetivos são atingidos utilizando-se artifícios como palestras e oficinas educativas com temáticas simples e do cotidiano, além de visitas à Universidade e realização de experimentos em laboratório. Espera-se assim, que a química seja vista com outros olhos, e as relações entre professores e alunos e entre os próprios alunos sejam fortalecidas e um consequente melhoramento no processo ensino-aprendizagem seja alcançado.

MATERIAL E MÉTODOS: Para alcançar os objetivos propostos, os principais procedimentos adotados foram desenvolver oficinas e palestras para estimular o interesse desses alunos pelo Clube da Química (CLUQUI), cadastro dos alunos interessados para que eles se sintam parte do clube, visitas periódicas à Universidade para que os alunos da rede pública tenham uma maior proximidade com o meio universitário e a realização de mini-cursos que tenham como tema assuntos relacionados à química do cotidiano. O primeiro passo para implantar o CLUQUI nas escolas foi criar o grupo gestor e o grupo executor. O grupo gestor é formado por diretoria (Professores responsáveis pelo projeto) e sócios efetivos (alunos de graduação e pós- graduação), são estes que irão promover as oficinas, palestras e minicursos para os sócios colaboradores, alunos da rede pública que constituem o grupo gestor. A capacitação do grupo gestor se dará entre a parceria Universidade-Escola, ou seja, dentro dos limites da Universidade e da Escola alvo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O clube da química por si só, não melhorou o desempenho dos alunos na disciplina de química da escola de ensino médio onde foi instalado. Porém, despertou o interesse destes aos assuntos abordados em sala e fez com que eles se engajassem mais com as matérias lecionadas. Espera-se um efeito a longo prazo, onde não só a aprendizagem será melhorada, em função de um maior interesse, mas como também uma maior procura pelas áreas da química no ensino superior. A realização de atividades lúdico-educativas provou ser um método eficiente de despertar interesse e estimular o estudo do conteúdo visto em sala de aula, melhorando assim, a assimilação do conhecimento exposto. Como o desempenho das oficinas foi bastante satisfatório, visto que os alunos se engajaram bastante com as atividades, pode-se dizer que num primeiro momento, o CLUQUI conseguiu alcançar seus objetivos principais. O fluxograma abaixo mostra como se desenvolveram as atividades que seguiram até aqui:

Fluxograma do CLUQUI

O fluxograma descreve as atividades desenvolvidas pelo CLUQUI

CONCLUSÕES: O CLUQUI por ter uma abordagem diferente do ensino de química consegue atrair muito mais alunos do que a metodologia convencional, sem contar, que por desenvolver atividades de caráter lúdico-educativas, os alunos têm um maior contato com redes de laboratórios e experimentos diversos, contribuindo assim para uma maior aprendizagem dos conteúdos ensinados. Podemos concluir que metodologias diferenciadas são alternativas válidas e reprodutíveis para melhorar as relações aluno-professor e ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Ao órgão financiador do projeto, CNPQ e a Escola parceira que colaborou com o trabalho, EEFM Joaquim Alves.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA,E.M. A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, INSTITUTO DE FÍSICA -PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS. http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo4.pdf ACESSADO EM 25/05/2012 AS 17:57.