TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA “REVISTA DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA DA BELEZA” COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA DE COLÓIDES
AUTORES: Machado, N.S. (UFPI) ; Costa, L.P.S. (UFPI) ; Moita Neto, J.M. (UFPI) ; Leal, R.C. (UFPI)
RESUMO: O trabalho em questão apresenta os resultados da análise da Revista de Negócios da
Indústria da Beleza, edição temática Aerosol em cosméticos, com o objetivo de
discutir características que podem dar subsídios aos professores no ensino de
química. Os resultados nos mostram que a revista oferece condições de ser um
material didático com potencial para divulgação científica dentro da disciplina de
Química de Colóides e Superfície.
PALAVRAS CHAVES: Aerosol; Coloides; Divulgação Científica
INTRODUÇÃO: HUNTER (1991) no seu livro Foundations of Colloid Science, mostra diversas
aplicações de colóides presentes no dia-a-dia como por exemplo papel, argila,
tintas, cerâmicas, próteses médicas, pneus, aerosóis, inseticidas, géis, etc.
Outros sistemas coloidais também pode ser conferido no trabalho desenvolvido por
JAFELICCI JUNIOR e VARANDA, 1999.
A ciência dos colóides estuda dispersões que estão relacionados com o tamanho
das partículas e estado da matéria, dentro do intervalo de 1 nm a 1 μm (SHAW,
1975). Os sistemas coloidais podem ser classificados de acordo com as fases
(dispersa + meio de dispersão) das substâncias que estão envolvidas, por exemplo
espuma (gás † líq.), emulsão (líq.† líq.), sol (sól. † líq.), etc (JAFELICCI
JUNIOR e VARANDA, 1999; SHAW, 1975).
Um tipo particular de sistema coloidal que merece destaque são os aerosóis, que
apresentam suspensões de partículas sólidas ou gotículas dispersas num gás com
dimensões menor a 100 μm (ALVES, 2005). O aerosol líquido (líq. † gás) pode ser
representado por névoas e sprays líquidos, e o aerosol sólido (sól. † gás) pode
ser exemplificado pela fumaça e poeira.
Segundo TORRESI, PARDINI e FERREIRA (2012), a divulgação de textos científicos
tem por objetivo complementar as atividades educacionais que trazem vantagens
aos estudantes. FERREIRA e QUEIROZ (2011), afirmam que no ambiente escolar esse
tipo de material pode funcionar como elementos motivadores ou estruturadores da
aula, organizadores de explicações, desencadeadores de debate e, contextos para
a aquisição de novas práticas de leitura, estabelecendo relações com o cotidiano
dos alunos, ampliando seu universo discursivo, e permitindo ressaltar aspectos
da natureza da prática científica.
MATERIAL E MÉTODOS: Avaliamos a Revista de Negócios da Indústria da Beleza (ISSN 1980-9832), edição
temática Aerosol em cosméticos (FRANQUIKINO 2011), como veículo de divulgação
científica dentro da disciplina de Química de Colóides e Superfície implantada na
grade curricular dos cursos (Licenciatura e Bacharelado) de Química da
Universidade Federal do Piauí. Um questionário sobre assuntos da referida
disciplina foi desenvolvido para aplicação e avaliação posterior.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da análise dos questionários, pode-se avaliar a utilização da “Revista
de Negócios da Indústria da Beleza”, temática aerosol em cosméticos, como texto
de divulgação científica (TDCs) no ensino de Química de Colóides. Das respostas
apresentadas pelos alunos, pode-se destacar os seguintes aspectos:
1) O total entendimento sobre o conceito foi confirmando quando o mesmo foi
comparado com o conceito disposto na literatura.
2) Contextualização de fácil compreensão visto que, todos os alunos tem
acesso a produtos tecnológicos, que são exemplos de aerossóis (desodorantes,
tintas, inseticidas, cremes ou espumas de barbear), comuns no nosso cotidiano e
bem explorados pela revista.
3) Explanação sobre a temática ambiental, destacando os danos ao meio
ambiente, como por exemplo: destruição da camada de ozônio através do ataque de
radicais cloro liberados pelo propelente, até então, utilizado CFC
(clorofluorcarboneto), bem como a substituição deste pelo gás GLP (gás
liquefeito de petróleo - propelente atualmente aceito devido a menor agressão ao
meio ambiente).
A revista apresenta texto com uma linguagem acessível ao entendimento dos
alunos, com clareza em seu uso de termos e conceitos científicos, além do uso de
recursos visuais como ilustrações e fotografias, permitindo assim, uma melhor
compreensão sobre a ciência dos colóides, em especial aerosóis.
O corpo discente avaliado conseguiu demonstrar através dos questionários
respondidos, com base na revista, que a mesma possui grande potencial de ser
utilizada como uma fonte extra de conhecimento, podendo auxiliar os professores
no ensino e os alunos no aprendizado, por abordar seu conteúdo de forma
diversificada e contextualizada.
CONCLUSÕES: É importante que professores façam busca e uso de materiais alternativos para
serem explorados em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do ensino com
interdisciplinaridade e contextualização. O uso de uma revista, quando
convenientemente explorado pode ser fonte de aprendizado.
O sistema de aerosol tem desempenhado um papel muito importante em vários
segmentos da indústria e na sociedade em sua utilização. Portanto é fundamental
mostrar a ligação de temas específicos (aerosóis) que pode ser encontrada na
literatura especializada da área, bem como na leitura da revista em questão.
AGRADECIMENTOS: Leal, R. C. agradece a CAPES pela bolsa de pesquisa concedida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, C.; Aerossóis atmosféricos: perspectiva histórica, fontes, processos químicos de formação e composição orgânica. Química Nova, Vol. 28, n. 5, p. 859-870, 2005.
HUNTER, R. J. Foundations of Colloid Science. Belfast: Oxford University Press, v.1. 1991.
FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Artigos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático no Ensino de Química. Quim. Nova, Vol. 34, n. 2, p. 354-360, 2011.
FERREIRA, V. F.; PARDINI, V. L.; TORRESI, S. I. C. Sociedade, Divulgação Científica e Jornalismo Científico. Química Nova, Vol. 35, n. 3, p. 447, 2012.
FRANQUIKINO, ERICA. Aerosol em cosméticos. Revista de Negócios de Indústria da Beleza. São Paulo: Tecnopress Editora e Publicidade Ltda., n. 18, 2011.
JAFELICCI JUNIOR, M.; VARANDA, L. C.; O mundo dos colóides. Quím. Nova na Escola, n. 9, p. 9-13, 1999.
SHAW, D. J. Introdução à química de colóides e de superfícies. São Paulo: Edgard Blücher, 1975.