TÍTULO: A Corrida da Química: Uma Atividade Lúdica para o Aprendizado em Química
AUTORES: Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI) ; Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI)
RESUMO: Este trabalho foi realizado em uma instituição publica de ensino da cidade de
Teresina-PI, com o intuito de aproximar de uma forma eficiente e prazerosa, os
alunos do primeiro ano do ensino médio ao conteúdo de química. Com esses alunos
foi realizado um jogo didático denominado “corrida da química”, com perguntas
relacionadas aos conteúdos da disciplina. Com o desenvolver da atividade, os
níveis que os participantes tinham que percorrer eram vencidos um a um, à medida
que cada aluno respondia corretamente as perguntas direcionadas a eles. Esta
atividade lúdica proporcionou aos educandos e aos professores uma satisfação e
motivação pelo envolvimento da prática trabalhada com o conteúdo de forma
dinâmica, favorecendo uma aprendizagem diferenciada para o ensino de química.
PALAVRAS CHAVES: atividade lúdica; aprendizagem; ensino de química
INTRODUÇÃO: Ao longo dos anos os paradigmas tradicionais que levam a reprodução do
conhecimento estiveram associados ao ensino de química. Segundo o que foi
estabelecido nos PCN+ (BRASIL, 2002, p.87), a proposta apresentada para o ensino
de Química nos PCNEM se contrapõe à velha ênfase na memorização de informações,
nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos
alunos. Ao contrário disso, pretende que o aluno reconheça e compreenda, de
forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos
processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos. Visando uma
aprendizagem inovadora que leve a produção do conhecimento buscou-se novas
metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem,
valorizando as novas exigências pedagógicas e a vivencia dos alunos. “Nessa
direção, os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o
trabalho em equipe e a interação aluno-professor; auxiliam no desenvolvimento de
raciocínio e habilidades; e facilitam o aprendizado de conceitos [...]”
(VYGOTSKY, 1989 apud GODOI; OLIVEIRA; CODOGNOTO 2009, p.22,). Nesse contexto,
está inserida a utilização de atividades lúdicas que contribui de forma
significativa para a motivação e assim favorecendo o interesse pelo aprendizado
de novos conhecimentos.
Neste trabalho, descreve-se uma atividade lúdica promovida pelo Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, aos alunos da 1ª serie do
ensino médio que foi realizada durante a gincana da química na Unidade Escolar
Professor Joca Vieira, na qual se procura trabalhar conteúdos da disciplina. A
atividade foi desenvolvida com os seguintes assuntos: tabela periódica e suas
propriedades, as funções inorgânicas, geometria molecular e química ambiental.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado por mediação da gincana de química, na Unidade Escolar
Professor Joca Vieira promovida por bolsistas do PIBID com turmas da primeira
serie do ensino médio. A gincana foi dividida em quatro equipes sendo que nesta
atividade “corrida da química” as equipes foram representadas por um
participante.
As questões foram elaboradas pelos alunos do PIBID com base no livro didático,
cada uma com três alternativas dos correspondentes assuntos, tabela periódica e
suas propriedades, as funções inorgânicas, geometria molecular e química
ambiental. Foram preparadas quatro pistas numeradas de um a oito que ficaram
posicionadas no pátio recreativo da escola e também placas com as alternativas
(A, B e C) que eram utilizadas no momento em que o participante selecionava a
alternativa desejada. As questões eram apresentadas aos alunos através de um
projetor de imagens e que após os alunos selecionarem suas respostas mostrava-se
também a alternativa correta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A importância da utilização de atividades lúdicas é que elas movimentam esquemas
mentais, ativando funções neurológicas e psicológicas estimulando o pensamento e
quando o sujeito está diretamente envolvido na ação fica mais fácil à
compreensão do aspecto cognitivo, pois ocorre um desbloqueio mental. O objetivo
da atividade lúdica não é levar o aluno a memorizar mais facilmente o assunto
abordado, mas induzir o raciocínio dele, a reflexão, o pensamento e
consequentemente a construção do conhecimento cognitivo, físico, social. Além de
desenvolver habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade
A “Corrida da química” continha perguntas sobre: tabela periódica e suas
propriedades, as funções inorgânicas, geometria molecular e química ambiental.
Analisando os dados coletados pré e pós a atividade observou-se que ocorreu uma
motivação quanto à metodologia aplicada além de um crescimento visível na
aprendizagem e compreensão dos alunos com os assuntos abordados, Quando os
participantes foram solicitados para comentarem sobre a atividade, eles
responderam que os jogos serviam de estímulo para o estudo, pois os mesmos
consideraram a atividade legal, interessante e dinâmica.
Outro aspecto observado foi à interação entre aluno-aluno, professor-aluno onde
“o jogo incentiva a participação do aluno, considerando-se o aluno construtor do
próprio conhecimento e valorizando a interação do aprendiz com seus colegas e
com o próprio professor” (Soares e Cavalheiro, 2006, p. 30). Segundo nos afirma
Huizinga (apud SANTANA e REZENDE, 2007), em sua obra clássica sobre o jogo, a
respeito da competição, é que ela “possui todas as características formais e a
maior parte das características funcionais do jogo.”
CONCLUSÕES: Com a realização deste jogo, observou-se que atividades lúdicas destinadas ao
conteúdo de química, mostram-se eficazes no processo de ensino-aprendizagem, pois
quando um determinado assunto é trabalhado de forma divertida, os alunos conseguem
ter um maior aproveitamento, em relação ao aprofundamento conceitual do tema em
questão. Outro aspecto de grande relevância observada no decorrer do trabalho, foi
que, com comprometimento e criatividade dos pibidianos quanto dos professores e
dos alunos, o ensino de química pode sim ser trabalhado de forma dinâmica e
motivadora para ambas as partes.
AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, UFPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2004.
BERNEDETTI FILHO, E; FIORUCCI, A. R; BERNEDETTI, L. P. S; CRAVEIRO, J. A. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola, São Paulo, vol.31, nº2, mai. 2009
GODOI, T. A. F; OLIVEIRA, H. P. M; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica: Um Super Trunfo para os Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, São Paulo, vol.32, nº1, fev. 2010
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O Lúdico na formação do educador. 4ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000. 75p.
SANTANA, E.M.; REZENDE, D. B. Autódromo Alquímico: Uma atividade lúdica que envolve o tema História da Química. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Química, 4, São Paulo (USP), 2007, Anais, São Paulo- São Paulo- 2007.
SOARES, M.H.F.B. e CAVALHEIRO, E.T.G. O ludo como um jogo para discutir conceitos em termoquímica. Química Nova na Escola, n. 23, p. 27-31, 2006.