TÍTULO: SISTEMAS DE LÍQUIDOS PARCIALMENTE MISCÍVEIS, BUTANOL/AGUA: UM EXPERIMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA.
AUTORES: Almeida Silva, O. (UFPI) ; Marques da Silva, F.C. (UFPI)
RESUMO: Com a grade dificuldade que os professores de Química enfrentam de aplicabilidade da teoria, o presente estudo mostra uma proposta prática no ensino de Físico-Química por meio da elaboração e apresentação de um experimento referente ao conteúdo de Sistemas de Líquidos Parcialmente Miscíveis, para alunos do ensino superior do curso de Licenciatura Plena em Química, onde os resultados foram avaliados por meio de observações do professor, seminário e aplicação de avaliação diagnostico. Mostrando mais uma vez a eficiência das práticas para o ensino de Química, já que a maioria dos alunos obteve uma melhor aprendizagem dos conteúdos programáticos demonstrando que este experimento é uma boa metodologia para o ensino de Físico-Química.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Ensino de Físico-Química; Experimento
INTRODUÇÃO: A química é uma ciência que esta intimamente ligada à prática, facilitando assim a visão dos alunos sobre o funcionamento dos processos químicos. A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitem a contextualização e o estimulo de questionamento de investigação (CHAGAS, A.P. 1997). Um grande desafio da área, em especial da físico-química é mostra ao aluno aplicabilidade da teoria. O presente estudo aborda o conteúdo de sistemas de líquidos parcialmente miscíveis (água e butanol), que além de tratar dos conteúdos programáticos estimula os alunos a pesquisa e a pratica cientifica (SCHNETZLER, et al., 1995).Ao se adicionar pequenas quantidades de uma espécie química em outra, com certa faixa de composição pode não formar uma única fase líquida, esses líquidos são incessíveis (CASTELLAN, G. 2008).O sistema butanol/água é parcialmente miscível tendo uma diminuição da fração molar de um dos componentes quando a fração molar do outro componente aumenta. Essa miscibilidade esta relacionadas respectivas moléculas, e na semelhança dos tipos de interações intermoleculares em cada substância. Portanto, o comportamento de um sistema de equilíbrio, pode ser estudado por meio de gráficos que são conhecidos como diagramas de fase (VAZQUEZ, et al., 1991).A montagem desse sistema foi realizada por alunos do curso de química estimulando o processo ensino aprendizagem, os dados obtidos foram utilizados para a criação de um diagrama de fases da mistura, e elaboração de um relatório por cada grupo. Essa prática favoreceu uma aprendizagem significativa, mostrando aos alunos informações que geralmente eram observados apenas em gráficos ou cálculos. A aprendizagem essa que foi comprovada, pela aplicação de uma avaliação de aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado na Universidade Federal do Piauí na disciplina de Físico-química II em uma turma de graduandos em licenciatura plena em química. Foi feita a proposta aos alunos da elaboração de um roteiro pratico e a aplicação no laboratório. Com a finalidade de estimular os alunos a pesquisar os conteúdos para a elaboração dos relatórios e o desenvolvimento de habilidades de praticas laboratoriais, já que os alunos tiveram que elaborar um sistema adaptado para realização da pratica. A sala foi dividida em grupos, onde cada grupo seu sistema para estudo; após à pratica os resultados obtidos foram utilizados para a elaboração do relatório e construção do diagrama de fases da mistura. Após a organização sistemática dos resultados foram apresentados pelos grupos na forma de seminário. Uma avaliação diagnóstico foi proposta aos alunos no fim das atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Mediante o trabalho desenvolvido podemos observar vários resultados pertinentes para o ensino de físico-química, através da verificação dos relatórios pode ser observado à dificuldade dos grupos em praticas laboratoriais. Deste modo 25% dos grupos não conseguiram elaborar o experimento proposto, já a maior parte da turma o que corresponde a 75% mostrou destreza e criatividade, conseguindo executar o experimento fundamentado em autores da área, mostrando não só sua capacidade de pesquisa, mas também domínio de conteúdo na elaboração do relatório. A contextualização dos conceitos fundamentais de sistemas parcialmente miscíveis por parte dos alunos ficou nítido após a apresentação dos resultados na forma de seminário utilizando slides, onde mostraram esses resultados organizados na forma de tabelas e fotos demonstrativas do aparato experimental arquitetado pelo próprio grupo, mostrando a capacidade de adaptação e trabalho coletivo. Na construção do diagrama de fases, a maioria da turma (75%) mostrou habilidade na utilização de ferramentas computacionais gráficas para demonstrar e padronizar os resultados adquiridos desenhando uma curva aceitável. Após a aplicação de uma avaliação diagnóstico escrita, 88,8 % dos alunos, conseguiram atingir a média estipulada pela instituição.
CONCLUSÕES: A utilização de experimentos no ensino de química é de extrema importância principalmente na área de físico – química, para despertar o interesse dos alunos para o estudo, a pesquisa e o aprendizado de química. O presente estudo demonstra a importância da contextualização dos assuntos da área de química, na maioria das vezes abstratos, mostrando não só o empenho dos alunos em aprender-los como também resultados positivos através de diferentes métodos avaliativos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTELLAN, G. Fundamentos de Físico-Química. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
CHAGAS, A.P. As Ferramentas do Químico. Química Nova na Escola, n. 5, Maio, 1997.
SCHNETZLER, R.P. ; ARAGÃO, R.M.R. Importância, Sentido e Contribuição de Pesquisa para o Ensino de Química. Química Nova, n.1, Maio, 1991.
VAZQUEZ, P.A.M. ; SABINI, E. ; DE OLIVERIRA, M.G. Aplicação do Método de Regressão Polinomial ao Diagrama de Fase do Sistema Fenol/Água: Um experimento para o Ensino de Físico-Química. Química Nova, v. 14, n.1, 1991.