TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DE BAIXO CUSTO EM AULAS EXPERIMENTAIS EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS

AUTORES: Santiago, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC) ; Castro, R.A.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Bezerra, D.P. (INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

RESUMO: As aulas experimentais em cursos de licenciatura em química presencial ou semipresencial são pilares da aprendizagem. Estes cursos apresentam uma pequena parte da carga horária focada em aulas práticas, contudo alguns experimentos tornam o custo elevado, inviabilizando-os. Nos cursos de licenciatura em química semipresencial os recursos para a realização de práticas são ainda mais escassos, necessitando uma busca por alternativas de baixo custo. Este projeto visa à realização de experimentos de baixo custo de forma a facilitar o processo de aprendizagem. Foram realizadas aulas práticas envolvendo os princípios da termodinâmica com alunos de licenciatura em química semipresencial. Como resultados, obtemos avanços no nível de aprendizagem e repasse do conhecimento.

PALAVRAS CHAVES: educação semipresencial; prática laboratorial; material de baixo custo

INTRODUÇÃO: As aulas práticas em cursos de graduação em química são pilares de aprendizagem seja em cursos de bacharelado ou licenciatura e nas modalidades presencial ou semipresencial. Para a atividade experimental ser relevante na formação do indivíduo, faz-se necessária uma articulação bem elaborada e planejada entre os dois tipos básicos de atividades aplicadas no ensino da Química: teoria e prática. Somente dessa forma se contribuirá efetivamente para com o desenvolvimento cognitivo. A utilização de aulas experimentais é importante porque permite que os alunos manipulem ideias e negociem significados entre si e com o professor durante a aula. É importante que as aulas práticas sejam conduzidas de forma a evitar uma competição entre os grupos, mas sim uma troca de ideias e conceitos ao serem discutidos os resultados. Algumas instituições que ofertam estes cursos possuem laboratórios de ensino bem estruturados e com grande volume de material laboratorial, contudo este fato não é geral. Outras instituições são carentes de infraestrutura e material para aula experimental e têm que buscar alternativas para sanar esta situação. Uma alternativa de curto prazo é a modificação de procedimentos experimentais com a inclusão de material de baixo custo. Este trabalho teve como objetivo principal a realização de experiências didáticas envolvendo as relações de pressão, volume e temperatura, fundamentadas pelas Leis de Boyle e Charles/Gay-Lussac, com alunos de graduação em licenciatura em química de cursos semipresenciais.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se dois experimentos envolvendo os princípios da Lei de Charles/Gay- Lussac e a Lei de Boyle. Estes experimentos foram realizados pelos alunos e estão descritos abaixo: Lei de Charles e Gay-Lussac. Material: bico de bunsen, pinça de madeira, lata de refrigerante vazia, recipiente grande de vidro, água e gelo. Procedimento Experimental: com a pinça foi colocada a lata de refrigerante vazia para aquecimento no bico de bunsen, até uma temperatura média de 80 ºC. Em seguida, pegou-se a lata aquecida e levou ao recipiente contendo água gelada (com gelo). Lei de Boyle. Material: seringa e bexiga de encher Procedimento Experimental: encheu-se um pequeno volume da bexiga de modo a possibilitar uma entrada na seringa. Com a vedação da saída da seringa com o auxílio do dedo e a variação no êmbolo foi possível observar e anotar os resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As práticas laboratoriais serviram de aprofundamento do estudo teórico das Leis de Boyle e Charles/Gay-Lussac com a possibilidade de entrar em prática metodológica científica que possibilita uma melhor assimilação do conteúdo programático. Lei de Charles e Gay-Lussac Os alunos observaram uma rápida deformação das latas de refrigerante provocada pela variação de temperatura e volume do sistema. A fundamentação teórica foi discutida anteriormente ao experimento e debatida com maior aprofundamento após a realização da prática. Lei de Boyle O experimento demonstrou a variação de volume conforme a diferença entre as pressões do sistema (interna e externa). Os alunos ganharam um embasamento prático deste assunto, além de terem a oportunidade de realizarem um procedimento metodológico científico. Ao final dos experimentos foram preparados relatórios técnicos seguindo as fundamentações teóricas e observações dos experimentos como formalização e avaliação do conhecimento adquirido. Como futuros professores, os alunos aprenderam formas de realizar aulas práticas com pouco recurso, podendo aplica- la facilmente. Percebe-se também que há muitas formas de realização de práticas laboratoriais sem materiais específicos e/ou caros.

CONCLUSÕES: As aulas experimentais de termodinâmica resultaram em aprendizagem e aprofundamento do conhecimento teórico estudado. O contato da relação teoria- prática serviu de embasamento para os demais conteúdos estudados na disciplina. Ao final, a formulação dos relatórios técnicos das práticas serviu como forma de avaliação da aprendizagem e ainda fixação do mesmo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, P.W. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 2008. BARBOSA, E.F. Aulas Práticas de Química na Formação Profissional: Uma Abordagem da Importância e Alguns Aspectos Relevantes. Enciclopédia Biosfera, 7, 2011. SANTOS, N.P. Laboratório químico-prático do Rio de Janeiro – primeira tentativa de difusão da Química no Brasil. Quím. Nova, 27, 2004. SILVA, F.F. Experimentos Demonstrativos no Ensino de Química: Uma visão Geral. In: I Congresso norte e nordeste de química, 2007. TERRON, L.R. Termodinâmica Química Aplicada. 1ª. Edição, Rio de Janeiro, 2009. NARDI, Roberto Questões Atuais no Ensino de Ciências São Paulo: Escrituras, 1998. SOUZA, Maria Helena Soares de Guia Prático para Curso de Laboratório São Paulo: Scipione, 2002. VALADARES, E.C. Propostas de experimento de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química nova na escola, Nº13, 2001. SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. Sociedade Brasileira de Química. São Paulo, p.146, 2010.