TÍTULO: A opinião dos alunos do primeiro ano do ensino médio, do turno da noite da escola instituto Santa Teresinha de Bragança- PA, acerca das possíveis contribuições da química verde para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
AUTORES: Ramos, G.C. (UEPA)
RESUMO: São diversos os problemas ambientais vivenciados pela população mundial, principalmente os relacionados com o clima. Em decorrência deste fato desenvolvemos esta pesquisa com os alunos do primeiro ano do ensino médio do turno da noite, da escola Instituto Santa Teresinha no município de Bragança no estado do Pará, para identificarmos a opinião deles acerca das possíveis contribuições da química verde para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
PALAVRAS CHAVES: contribuições; desenvolvimento; sustentável
INTRODUÇÃO: Problemas climáticos recentes, como as secas na Amazônia em 2005 e outras mudanças têm sido atribuídos ao aquecimento global. Com essa dinâmica ambiental vivenciada pela população mundial buscam-se alternativas a partir de estudos através da Química Verde para o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas mundiais e dentre estes está a Amazônia. “Sabe-se que o aquecimento global é um fenômeno que já tem sido detectado no Brasil e no mundo, e que tende a ser mais intenso nas grandes cidades devido ao efeito de urbanização”(MARENGO, 2007,p.19).
Mudanças na quantidade de gases de efeito estufa, aerossóis na atmosfera, radiação solar e nas propriedades da superfície terrestre, alteram o equilíbrio energético do sistema climático. Essas mudanças são expressas em termos do forçamento radiativo, que é usado para comparar a forma como os fatores humanos e naturais provocam o aquecimento ou o esfriamento do clima global. As concentrações atmosféricas globais de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentaram bastante em consequência das atividades humanas. O aumento de dióxido de carbono se deve principalmente, ao uso de combustíveis fósseis e à mudança no uso da terra. Já os aumentos da concentração de metano e óxido nitroso são devidos principalmente à agricultura. O Brasil tem uma grande responsabilidade com a conservação e uso sustentável de nossa biodiversidade inclusive da Amazônia e consequentemente a manutenção da vida em nosso planeta (LEWINSOHN, 2005). Com base nessa perspectiva desenvolvemos esta pesquisa com os alunos do primeiro ano do ensino médio do turno da noite da escola Instituto Santa Teresinha de Bragança no Pará, para que pudéssemos identificar a opinião destes acerca das contribuições da Química Verde para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta atividade foi desenvolvida no final do mês de abril e no inicio do mês maio de 2012, na escola da rede particular de ensino, Instituto Santa Teresinha no município de Bragança, do estado do Pará. Com quinze alunos do primeiro ano do ensino médio do turno da noite. A atividade foi fragmentada em dois momentos. Durante uma semana (primeiro momento), dialogamos com os alunos acerca do desenvolvimento sustentável, problemas ambientais e deixamos em aberto quais seriam as possíveis medidas a serem tomadas para a minimização dos problemas ambientais inclusive na Amazônia, para que assim os alunos tivessem a oportunidade de planejarem as melhores atitudes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nesse primeiro momento os alunos tiveram a oportunidade de fazerem seus comentários acerca do desenvolvimento sustentável na Amazônia e apresentarem o seu ponto de vista, o que possibilitou uma interação maior com a turma.
E no segundo momento, depois de uma semana de dialogo com a turma sobre o tema, cada um deles recebeu uma folha de papel para responder a seguinte pergunta. Quais seriam na opinião de vocês as contribuições da química verde para o desenvolvimento sustentável da Amazônia? E assim os alunos escreveram as suas propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia em que eles identificassem as contribuições da química verde para essa realidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta realizada por 100% dos alunos foi uma campanha de educação química e ambiental, com informativos para a população acerca da química verde e a importância do desenvolvimento sustentável da Amazônia. No entanto 80% desses optaram ainda pelo desenvolvimento de palestras e atividades nas escolas, que favorecesse a informação acerca das contribuições da química verde com essa perspectiva. Outros 60%, preferiram propor investimentos em projetos que favoreçam o reflorestamento das regiões que foram desmatadas para a criação de gado. E ainda 40% destes escolheram a utilização de biodigestores para o aproveitamento de esgotos e das fezes do gado para a produção de (biogás) combustíveis e evitarem as queimadas nas atividades agrícolas prática ainda comum em pequenas cidades paraenses. Essas seriam as contribuições da química verde para o desenvolvimento sustentável da Amazônia de acordo com a opinião dos alunos.
CONCLUSÕES: Os alunos do primeiro ano do ensino médio do turno da noite da escola da rede particular de ensino Instituto Santa Teresinha, acreditam que as contribuições da química verde estão relacionadas com a criação de projetos que favoreçam o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Além de mais informação para a população acerca da educação química e ambiental.
AGRADECIMENTOS: A Deus, a escola IST, aos alunos que participaram desta atividade, a minha família e aos amigos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MARENGO, J. A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterização do clima atual edefinição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. 2a edição. Brasília: MMA, 2007.
LEWINSOHN, T. M. Avaliação do estado do conhecimento da biodiversidade brasileira. v.1.Brasília: MMA, 2005.